Comprei uma casa perto da praia (perto de Espinho), que exige algumas reparações. Uma das coisas em pior estado é o telhado. As telhas estão em mísero estado, e olho em volto e verifico que a maioria das casas também tem as telhas em mau estado.
Fui a uma loja de sanitários onde até tinham umas telhas com garantia de 30 anos, mas disseram-me que não eram indicadas para uma casa tão perto da praia, e não me souberam indicar nenhum fornecedor.
Fui a outra loja, referi a minha situação, e perguntei se com aquelas placas (que imitam telha), e o vendedor disse-me que isso perto da praia também não se aguenta assim tão bem.
Basicamente, eu queria arranjar uma solução duradoura, e o mais barata possível, para montar o telhado. E gostava de saber por onde começar a procurar, porque eu próprio não sei bem o que procuro.
Existe tratamento "contra a salitre"? Existem telhas de que tipo de materiais? Existe algum mais indicado que outro?
A ideia das placas, à partida seria de evitar, porque, ao incluir isolamento, é sempre uma solução substancialmente mais cara do que simplesmente montar um telhado com telhas.
Qualquer telha de marca conceituada, vai-lhe durar... não compre hidrofugada.( porquê: as telhas hidrofugadas podem resistir mais tempo ao nevoeiro salino do que as não hidrofugadas, no entanto estas podem sofrer maior degradação se houver algum defeito na camada hidrofugada ou se esta perder eficácia ao longo do tempo, o que permitirá o acesso dos sais ao seu interior). MARCAS: CS Torrense Margon Lusoceram - cobert
PS: Não pode comparar a qualidade das telhas de há 30 anos, com as de fabrico actual. as telhas brancas são susceptiveis a degradação mais acelerada.
Colocado por: Rolling_StoneFui a outra loja, referi a minha situação, e perguntei se com aquelas placas (que imitam telha), e o vendedor disse-me que isso perto da praia também não se aguenta assim tão bem.
não vá para isso, fuja disso, torna a casa em algo artificial/industrial
as telhas estão partidas? salitre é? fungos?
eu aqui ia para uma telha vidrada, isto se é mesmo uma zona agreste, penso que ponderando os prós e contras a telha com superfície vidrada resistirá melhor e mais tempo. e geralmente dão lhe uma boa garantia, aqui dão-lhe 30 anos
As telhas estão carcomidas, suponho que do salitre. Estão esfareladas. A casa fica no enfiamento da Praia, a cerca de 100m, mas o telhado cai para Este e existem casas à volta, pelo que o efeito do vento (a famosa Nortada) acaba por ser um pouco minimizado
Relativamente ao tipo de telha. Neste momento eu tenho telha Marselha, e estava a pensar manter o estilo, e não optar por telha Lusa (até porque, julgo, isso exige uma licença camarária). Existe alguma diferença substancial entre as 2 telhas (Marselha e Lusa)?
as telhas vidradas é que não respiram"" tão facilmente como as regulares, por um lado é bom ter uma superfície vidrada pois a aderência de microorganismos é menor mas por outro a expansão/retracção da telha pode original mais facilmente rachadelas.