Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Estou a planear a minha cozinha do tipo americano (aberta para a sala); a área conjunta é de 30m2 (cozinha 10m2 + sala 20m2). O chão é uniforme em toda a área (soalho flutuante em madeira de carvalho).
    Gostaria de ter vossa opinião em relação ao plano em geral (imagem em anexo) e tenho 3 questões em particular:

1) Coloco os móveis da cozinha até ao tecto ou mais baixos (92cm)? A cozinha tem 2,70m de altura e a bancada está a cerca de 85-90cm do chão.

2) Coloco rodapés nos armários da cozinha ou deixo os pés visivéis sem rodapé? Se colocar, de que cor deverão ser? Da cor dos armários (branco) ou da cor do chão (madeira de carvalho)? Na sala, os rodapés são brancos e as paredes amarelo pálido. Ainda não pintei as paredes da cozinha... não sei se hei-de manter o amarelo pálido ou pintar de uma cor diferente.

3) A bancada deverá ser em madeira para "unir" com a sala, ou num material sintético de cor cinza? Tenho receio que o cinza torne a cozinha muito "fria" e demasiado contrastante com a sala. Pretendo ter uma sala acolhedora e com um ar fresco, com cores claras e quentes.

Muito obrigada!
      Kitchen_2.jpg
  2.  # 2

Qual a cor dos móveis e dos puxadores?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mar1na
  3.  # 3

Os móveis são brancos e quanto aos puxadores, estava a pensar colocar metálicos em inox escovado (sem brilho).
  4.  # 4

Com rodapé inox escovado (sem brilho)
  5.  # 5

mar1na em que zona é a cozinha?

Existem alguns reparos relativamente ao projecto, que caso more na região da grande Lisboa a podemos ajudar. Pode ver aqui.

Questões:
    A Coluna da direita que faz um L é estrutural? ou pode ser removida? é que está a impedir a entrada de luminosidade pela janela....
    Onde vai colocar a placa ou fogão? Na imagem não está visível.
    Os moveis de vitrine estão desenquadrados e a sua disposição não é muito prática....
    ....
  6.  # 6

@ps casa: ainda não tinha pensado nessa hipótese... rodapé inox escovado será melhor do que simplesmente pés tb em inox escovado? Não ficará mais leve?

@siul72: Obrigada pela sugestão, não conhecia o Loftsurprise.
    Sim, o L é estrutural...
    A placa ficaria por cima do forno (no móvel com o buraco para encastrar o forno).
    E quanto aos móveis vitrine, concordo que estão um pouco desenquadrados mas estava a tentar aproveitar o espaço já que a cozinha não é muito grande. Mas, realmente, talvez seja de não pôr móveis até ao tecto... e fica o tubo do exaustor à vista, paciência!

E a bancada? Pensam que ficaria melhor em madeira ou laminado cinza?
    • P+V
    • 2 março 2012

# 7

Respondendo à suas perguntas: sim, armários até ao tecto e sim, com roda-pé.
      001 SALA.jpg
  7.  # 8

+
      Cozinha[1].jpg
  8.  # 9

Colocado por: mar1na1) Coloco os móveis da cozinha até ao tecto ou mais baixos (92cm)? A cozinha tem 2,70m de altura e a bancada está a cerca de 85-90cm do chão.

coloque até cima, fica com mais espaço de arrumação e foje ao acumular de pó por cima dos moveis, para acesso aos moveis superiores arranje um pequeno escadote e claro, armazene lá apenas aquilo que utiliza raramente.

Colocado por: mar1na2) Coloco rodapés nos armários da cozinha ou deixo os pés visivéis sem rodapé? Se colocar, de que cor deverão ser? Da cor dos armários (branco) ou da cor do chão (madeira de carvalho)? Na sala, os rodapés são brancos e as paredes amarelo pálido. Ainda não pintei as paredes da cozinha... não sei se hei-de manter o amarelo pálido ou pintar de uma cor diferente.

ideal seria utilizar rodapé, e rodapé em inox ou outro material com grande resistência.

Colocado por: mar1na3) A bancada deverá ser em madeira para "unir" com a sala, ou num material sintético de cor cinza? Tenho receio que o cinza torne a cozinha muito "fria" e demasiado contrastante com a sala. Pretendo ter uma sala acolhedora e com um ar fresco, com cores claras e quentes.

se calhar um material quente"" como madeiras funcione melhor sim, cinza eu não escolhia, ou então escolhia um cinza bastante escuro, ou então a mesma cor do pilar ao lado, ou seja branco, mas com um tampo em madeira tosca cor quente.
    mas essa bancada parece-me pequena pelo 3d
  9.  # 10

Colocado por: P+VRespondendo à suas perguntas: sim, armários até ao tecto e sim, com roda-pé.
      001 SALA.jpg

:) essa cozinha ficou muito bem ; )
  10.  # 11

Obrigada a todos pelas sugestões :)

Pois, tb acho que a bancada em madeira é capaz de tornar o ambiente mais agradável!
    Fiz mais umas experiências para tentar colocar um armário um pouco mais alto (para conseguir guardar alguns materiais de limpeza mais compridos), e para tentar separar melhor a zona da cozinha da zona da roupa (a máquina de lavar roupa vai ficar no canto, ao lado da janela) mas sinceramente não sei se alguma tentativa foi feliz...
      kitchen_3.jpg
  11.  # 12

Se fosse eu a si, não me cansava com simulações (de facto, nenhuma delas é feliz...), peça projetos e orçamentos a várias empresas de cozinhas e eles fazem isso por si, incluindo a escolha de materiais. Um conselho é que evite a todo o custo móveis a diferentes alturas e com diferentes configurações - deve optar por um visual "limpo", como as cozinhas mostradas acima (gosto mais da primeira). Mesmo os módulos de gavetas podem levar uma porta e fica muito melhor.
    Como a cozinha vai estar à vista da sala, ainda é mais importante ter cuidado com a harmonia dos volumes, das cores e dos materiais.
    Passe no tópico das cozinhas e tem lá imensas ideias!
    Concordam com este comentário: ritasa, Expat
  12.  # 13

Marina,

Resumindo:
    Recomendo que não coloque moveis ate acima, pode fazer um fecho do topo dos moveis até ao tecto resolvendo a questão do pó acumulado e poupando dinheiro (alem do mais a partir de certa altura deixa-se de se ter acesso facil aos itens)
    Depois convém considerar outros aspectos tecnicos, com a eventual necessidade de passagem de tubos de exaustão ou outros.

Quanto a bancada se for de madeira maciça carvalho ou faia fica muito giro, especialmente com moveis de tonalidade mais claras.

O rodapé fundamental e da um muito bom aspecto a cozinha, e conseguir uma uniformidade na forma dos varios moveis torna a cozinha muito sobria e funcional.

[pub]contacte: www.wix.com/decorafix/pt [/pub]

0.0179 seg. NEW