Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá! Gostaria de saber qual a resistência de uma lage antiga, sem vigotas, em moradias antigas. Pelo que vi a lage tem cerca de 12 a 14cm de espessura, constituida por "tijoleiras" com algum ferro e betão armado (ou betão com pedra) por cima....
  2.  # 2

Se pretende um valor exacto eu não lhe sei dizer. Se pretende saber se pode usá-la como pavimento de uma zona útil eu diria que provavelmente não.
    Concordam com este comentário: RRufino, carlus
  3.  # 3

Concordo com o jcardoso,

O que pretende fazer com/sobre/sob essa laje?
  4.  # 4

não deve ser muito forte, 14cms é pouco além de ter tijoleiras"", abobadilhas, penso que é isso que se refere
    e também depende do ferro e da distancia que ela vence.
    se é para habitação se calhar o melhor é pensar numa nova laje e apoios se forem precisos

mas diga mais informações sobre a mesma e já lhe dizem algo mais.
  5.  # 5

A casa é de 2 pisos, com terraço, a lage do terraço não tem uma única vigota e tinha paredes de suporte, que substituimos por uma viga com pilares novos, desde o r/c até ao cimo. Anulamos o acesso ao terraço.... Em relação ás lages do 1º piso têm uma "vigotas" penso que feitas no local ou não, (não são vigas em I), a cerca de 1,5m de distancia umas das outras e abobadilhas. Penso que as 2 outras divisões terão o mesmo tipo de lage, pois só "abrimos" uma. Falei com o empreiteiro, para reforçar as lages serão necessáriaas vigas metálicas aos pilares de suporte. Não tenho fotos dos tectos para vos mostrar. No piso 1º piso acrescentamos paredes... pelo que reforçamos a lage. Em relação ás dimensóes as lages maiores têm entre 10 a 12 m2 (3.5x3.5) na maioria. A casa tem 5m de largura. Que acham? Obrigado pelos comentários.

0.0106 seg. NEW