Iniciar sessão ou registar-se
    • kami
    • 26 novembro 2008 editado

     # 1

    Boas

    Caros foristas...

    Venho pedir a vossa ajuda para obter informação sobre a melhor solução para caixa de ar!

    Já procurei por aqui no fórum.. mas não encontrei onde existia uma referência a uns blocos próprios para caixa de ar...

    Assim pretendo saber qual a melhor opção para a realização de caixa de ar para uma casa térrea, onde o terreno onde a casa vai ser implantada é completamente plano.

    O objectivo é evitar as humidades ascendentes... e por isso pergunto as melhores soluções para evitar isso ao melhor preço!
    Já ouvi falar em fazer em betão, em blocos de cimento... e ouvi falar nuns blocos próprios (que existem com diversos tamanhos) para fazer as caixas de ar... alguém conhece?

    A casa, excluindo as varandas/palas e contando com a garagem... vai ter cerca de 340 m2... que irá assentar em caixa de ar!

    Cumps e obrigado

    Kami
  1.  # 2

    Carissimo

    Piso Sanitário: http://www.ferca.pt/prod/pisos_sanit.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Layman
    • kami
    • 26 novembro 2008

     # 3

    Boas

    Obrigado Sr. Paulo...

    Era isso mesmo que procurava...

    Alguém tem experiência na aplicação destes pisos?

    Comparação de custos em relação às caixas de ar tradicionais?

    Eficácia?

    Ou seja... isto é mesmo tão bom como o site diz que é... ou existem dados omissos (defeitos e problemas) no site?

    Alguém tem em casa ou conhece casas que possuam este sistema?

    Cumps
  2.  # 4

    Colocado por: kamiOu seja... isto é mesmo tão bom como o site diz que é... ou existem dados omissos (defeitos e problemas) no site?

    Sim é, acabamos de aplicar 800m2 é tem rendimentos muito bons. Mas como todo os sistemas, são tão bons quanto o idiota que os aplicar, porque o pessoal têm a mania de aldrabar nos pormenores e estragam-se sistemas inteiros por isso.

    Aplicar isto numa vivenda, requer que se altere algumas coisas para ser eficaz, porque os blocos têm 57x57cm e se forem montados entre vigas de fundação, temos problemas nos remates. Mas se descermos as vigas 35cm, podemos passar os blocos por cima da vigas de fundação e fazemos uma superfície continua.

    Custos não tenho a certeza ainda, mas a opinião de quem o fez, é muito favorável em relação às lajes aligeiradass
    • kami
    • 26 novembro 2008

     # 5

    Boas

    Obrigadissimo!

    Aplicar isto numa vivenda, requer que se altere algumas coisas para ser eficaz, porque os blocos têm 57x57cm e se forem montados entre vigas de fundação, temos problemas nos remates. Mas se descermos as vigas 35cm, podemos passar os blocos por cima da vigas de fundação e fazemos uma superfície continua.


    São estes pormenores que fazem com que passar por este fórum diariamente várias vezes ao dia valham a pena! Acho que cada vez mais estou a ficar "agarrado" a isto!

    A ser assim... penso que é a solução ideal para a minha futura casa!

    Fica a faltar os preços... daqui a uns dias... se não aparecer uma resposta de alguém entretanto... volto a colocar a pergunta... para o caso de já saber mais qualquer coisa!

    Cumps

    Kami
  3.  # 6

    O preço do material eu sei, o preço do conjunto é que não, porque fiz o preço para um terraço sobre lage de betão. Em pavimentos térreos, têm de compactar bem o terreno e meter um betão de limpeza com 10cm, para que os pés dos Cupolex. não se enterrem. Claro que se o terreno estiver muito bom, não precisa, dai serem muitas variáveis juntas para me estar a atravessar. Mas para ficar com uma ideia:

    Cúpolex h=9.5 = 20€/m2 (já com betão e malhasol)
    Cúpolex h=26 = 27€/m2 (já com betão e malhasol)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Layman
    • kami
    • 26 novembro 2008

     # 7

    Esses preços são já com mão de obra e IVA incluidos?

    Em relação a uma caixa de ar em betão ou em blocos... têm por aí os preços para comparar?

    Em relação à altura a escolher... qual é a altura maior de um tubo que posso vir a colocar numa casa? O cúpolex de h= 26 apenas dá para 20 cm... é suficiente... ou devo antes optar pelo cupolex h=30... pois já permite 26 cm?

    Vantagens de escolher uma maior altura de copulex? (para além da passagem de tubos de maior calibre... claro!)
    • kami
    • 13 dezembro 2008

     # 8

    Boas

    Sr. Paulo...

    Já tem dados mais concretos sobre o real custo de uma caixa de ar com sistema tipo cúpolex e as diferenças de preços para um sistema em betão ou com blocos?

    Em relação às questões que coloquei no último post sobre a altura ideal do cúpolex... pode dizer-me alguma coisa?

    Cumps

    Kami
  4.  # 9

    Colocado por: kami
    Em relação às questões que coloquei no último post sobre a altura ideal do cúpolex... pode dizer-me alguma coisa?

    eu iria para um de 30cm, porque se o maior tubo que poderei ter de passar, será um de 125, a questão não pode ser vista assim, porque terá sempre de pensar no cruzamento de 2 tubos. É como nas betonilhas, os tubos que ficam enterrados são de 40 e portanto, betonilhas de 5cm seriam suficientes, mas temos sempre cruzamentos, donde as betonilhas têm sempre 10cm

    Colocado por: kami
    Vantagens de escolher uma maior altura de copulex? (para além da passagem de tubos de maior calibre... claro!)
    Há soluções para alturas de 1.5m, mas é um exagero, na maior parte dos casos, penso que 40 seria uma boa altura.

    Colocado por: kamiEsses preços são já com mão de obra e IVA incluidos?
    Sem IVA

    Colocado por: kamiEm relação a uma caixa de ar em betão ou em blocos... têm por aí os preços para comparar?

    Os preços entre as diversas soluções, parecem-me (e quando eu digo, parecem-me, significa que não tendo dados reais e com base na experiência, parece-me que) que os custos não irão diferir muito entre eles, porque um massame custa 35€, uma lage aligeirada custa 32, o cupolex custará 30 a 35€ , pelo que, as diferenças de valor não são significativas.

    Para complicar a resposta, uma coisa é dar um preço base (preço que se aplica a situações tipo ou normais), outra coisa é dar um preço para uma situação especifica, onde existem factores que alteram o preço. É a diferença entre um orçamento tipo para vivendas e um orçamento para a sua vivenda. Respondendo, o seu projecto teria de ser analisado para se perceber qual a melhor solução
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Layman
    • bino_
    • 30 março 2010 editado

     # 10

    .
    • bino_
    • 30 março 2010 editado

     # 11

    Edit: Depois de procurar pelo fórum já encontrei o que preciso... Fantástico.

    Obrigado na mesma.
  5.  # 12

    Este forum é um espectáculo!

    Sempre a aprender - sempre a encontrar novas soluções ou possibilidades de solução.

    Vou construir moradia térrea em LSF. Preciso de construir uma base para suportar as reduzidas cargas da estrutura em aço.
    Será o CUPOLEX a solução ideal para a construção da base?

    Alguém consegue dar-me uma opinião e indicar-me aplicadores qualificados deste sistema?
  6.  # 13

    Caro Layman,

    Provavelmente já terá obtido respostas à sua questão, de qualquer forma para a eventualidade de isso não ter acontecido posso responder à primeira:

    O sistema cupolex não é uma solução resistente pelo que não deverá ser utilizado como sustentação de cargas.

    Cumprimentos
    Pedro Teixeira.
  7.  # 14

    Boas,
    Tenho no meu projeto de estabilidade paredes de betão armado a suportar a laje sanitária, isso serve para que?
  8.  # 15

    Colocado por: RessureicaoBoas,
    Tenho no meu projeto de estabilidade paredes de betão armado a suportar a laje sanitária, isso serve para que?

    Para ter uma série de patologias para o resto da vida útil da casa.
    Meta aqui o pormenor para que lhe possamos explicar melhor onde deve ter cuidados
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ressureicao
  9.  # 16

    Colocado por: zedasilva
    Para ter uma série de patologias para o resto da vida útil da casa.
    Meta aqui o pormenor para que lhe possamos explicar melhor onde deve ter cuidados

    Convém fazer em betão ou bloco?
  10.  # 17

    Colocado por: RessureicaoConvém fazer em betão ou bloco?

    Depende!
    Depende de muitas coisas, sendo que as principais são o seu orçamento e a sua espectativa quanto á qualidade final da construção
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ressureicao
  11.  # 18

    Colocado por: zedasilva
    Depende!
    Depende de muitas coisas, sendo que as principais são o seu orçamento e a sua espectativa quanto á qualidade final da construção

    E quais são as principais razões meter paredes de betão armado a suportar a laje sanitária?
  12.  # 19

    Colocado por: RessureicaoE quais são as principais razões meter paredes de betão armado

    Isso deve preguntar ao seu projetista pois certamente que ele para tomar essa decisão foi fundamentada em alguns requisitos.

    Colocado por: Ressureicaolaje sanitária

    A laje sanitária é a melhor solução para o seu projeto?
    Concordam com este comentário: Palmix
  13.  # 20

    Colocado por: RessureicaoConvém fazer em betão ou bloco?
    o material com que constrói a sua casa é irrelevante. Um desvão convém ser feito devidamente bem arejado, se o construtor nao souber e o próprio projecto nao tiver bem calculado e definido esse arejamento então o melhor é não ter.

    O desvão sanitário pode ser uma excelente solução... mas um bom desvão sanitário nao é apenas fazer um buraco debaixo da casa.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Ressureicao, Palmix
 
0.0163 seg. NEW