Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Alguém sabe dizer qual a diferença entre este dois aços: A 400 NR SD e B 400 SD (Norma UNE 36065)?
    Quanto a mim, parece-me que ambos são nervurados e de ductilidade especial, apesar do B 400 SD omitir as iniciais NR ...

Por curiosidade, quem quiser ver como é identificado o aço para armaduras de betão:

http://www.lnec.pt/livraria/pdfs/pc_last.pdf

Obrigado
  2.  # 2

exemplo abaixo
  3.  # 3

4.  # 4

Aços tipo A: obtido por laminação a quente sem deformação a frio.
    Apresentam patamar de escoamento no diagrama tensão/deformação

Aços tipo B: obtido por laminação a quente seguida por estiramento ou trefilação.
    Não apresentam patamar de escoamento no diagrama tensão/deformação

N - laminado a quente
    E - endurecido a frio
    L - superfície lisa (aderência normal)
    R - superfície rugosa (alta aderência)
    Sd - alta ductilidade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  5.  # 5

No projecto de estabilidade e contenção periférica, no quadro de materiais, vem designado o aço como S 400 (A400NR) em varão. Eu tenho os dois tipos de aço em obra.
    Deve o empreiteiro retirar o aço em questão (B 400 SD) da obra? Que consequências poderá ter para a estrutura no caso de ser usado?

Obrigado
  6.  # 6

Deve o empreiteiro retirar o aço em questão (B 400 SD) da obra

Depende da resposta à 2ª questão.

Que consequências poderá ter para a estrutura no caso de ser usado?

Ao certo, mesmo ao certo? Tem de perguntar ao autor do projecto.

(Mas talvez não seja caso para se assustar)

A diferença entre aqueles aços (de uma forma muito simplista):
    Um - o B - em caso de ruptura cede abruptamente; o outro - o A - cede gradualmente com deformação inicial (o tal patamar de cedência).
  7.  # 7

Não percebendo nada do assunto, parece-me que vendo a etiqueta que o electrão mostrou, se trata do mesmo aço, mas com referências diferentes, conforme a norma utilizada, UNE....., ou LNEC....
  8.  # 8

Em relação ao B400 SD da arcer, tem um documento de classificação dc 214 do Lnec para A400 NR SD.
      DC214 - EURA 400SD (A400NR SD).JPG
  9.  # 9

que passo a anexar:
  10.  # 10

Colocado por: j cardosoAços tipo A: obtido por laminação a quente sem deformação a frio.
    Apresentam patamar de escoamento no diagrama tensão/deformação

Aços tipo B: obtido por laminação a quente seguida por estiramento ou trefilação.
    Não apresentam patamar de escoamento no diagrama tensão/deformação

N - laminado a quente
    E - endurecido a frio
    L - superfície lisa (aderência normal)
    R - superfície rugosa (alta aderência)
    Sd - alta ductilidade
    Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao

Apesar destes documentos do LNEC, continuo sem perceber como é possível declarar que um tipo de aço, consiga ser "equivalente", quando o seu processo de fabrico é diferente e consequentemente com características diferentes...

cumps
  11.  # 11

Acho que meti água na resposta que lhe dei. Existem efectivamente os aços tipo B que diferem do tipo A pelo processo de fabrico e eu pensei que era esta a "chave" para a sua pergunta. Penso no entanto que não é este o caso, esta designação de aço que apresenta será a denominação espanhola (é aço espanhol, certo?) em que o B se refere a aço para betão armado. O LNEC certifica-o e classifica-o de acordo com a designação portuguesa: é equivalente ao A 400 NR SD. Resumindo: esteja à vontade, está tudo bem.

PS: o seu empreiteiro não soube esclarecer esta questão?
  12.  # 12

Colocado por: j cardosoAcho que meti água na resposta que lhe dei. Existem efectivamente os aços tipo B que diferem do tipo A pelo processo de fabrico e eu pensei que era esta a "chave" para a sua pergunta. Penso no entanto que não é este o caso, esta designação de aço que apresenta será a denominação espanhola (é aço espanhol, certo?) em que o B se refere a aço para betão armado. O LNEC certifica-o e classifica-o de acordo com a designação portuguesa: é equivalente ao A 400 NR SD. Resumindo: esteja à vontade, está tudo bem.

PS: o seu empreiteiro não soube esclarecer esta questão?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao

Boa tarde,

O aço é efectivamente espanhol...
    O empreiteiro disse que solicitou o aço A400NR. Não é que eu duvido dele, mas gosto de saber o que tenho na obra...
    Foi em boa altura este post, pois estava para escrever um email para o LNEC a expôr a situação.

Obrigado, mais uma vez, pelos esclarecimentos
  13.  # 13

Obrigado não, as borlas acabaram: é favor depositar os 0,65 do café no NIB 000000000000000000001 (ou pagá-lo directamente ao Sr. Joaquim do IC29).
  14.  # 14

Se passar nesta zona, é mais fácil pagar uma posta à mirandesa, do que eu ir ao Porto pagar um café :)
    Concordam com este comentário: ramscosta

0.0158 seg. NEW