Iniciar sessão ou registar-se
    • LuB
    • 4 março 2012

     # 1

    Boas tardes,
    Estou a decapar uma mobília que tem várias camadas de tinta antigas.
    A tinta ainda não saiu toda e já coloquei decapante umas 3 vezes, pelo que a tarefa parece que nunca mais acaba.
    Será que posso lixar e aplicar o primário (para depois pintar), sem retirar previamente toda a tinta que ainda lá está, ou terei de lixar tudinho até obter madeira "limpinha" e só depois é que posso avançar?
    Outra dúvida que tenho é saber se o uso de decapante é normal quando se pretende voltar a repintar uma mobília, ou se o producto poderá vir a "reagir" de alguma forma com a nova pintura que vou aplicar, como já alguém me disse...
    Obrigada pela informação de quem souber alguma coisa disto ;)))

    Lub
  1.  # 2

    Por norma o decapante morde um estrato de tinta de cada vez. Após cada passagem de decapante o estrato "mordido" deve ser removido com espátula e depois deve lavar-se bem a madeira com agua para não deixar resíduos que podem atacar as novas pinturas.

    Assegurando que as camadas de tinta que ainda não removeu estão "firmes", e após uma boa lixagem pode proceder à operação de pintura. Tenha sempre em atenção o tipo de subcapa / esmalte que pretende usar e se o solvente do mesmo não morde a tinta antiga.
    •  
      imbs
    • 4 março 2012

     # 3

    Eu depois de meter o decapante e tirá-lo, dou uma lixadela. Normalmente os restos de tinta acabam por sair.
    • LuB
    • 5 março 2012

     # 4


    filipepaiva:
    Por norma o decapante morde um estrato de tinta de cada vez. Após cada passagem de decapante o estrato "mordido" deve ser removido com espátula e depois deve lavar-se bem a madeira com agua para não deixar resíduos que podem atacar as novas pinturas.

    Assegurando que as camadas de tinta que ainda não removeu estão "firmes", e após uma boa lixagem pode proceder à operação de pintura. Tenha sempre em atenção o tipo de subcapa / esmalte que pretende usar e se o solvente do mesmo não morde a tinta antiga.



    imbs
    Eu depois de meter o decapante e tirá-lo, dou uma lixadela. Normalmente os restos de tinta acabam por sair.


    Obrigada a ambos!
    Dão uma informação preciosa para quem se meteu em sarilhos, como eu.

    Vou já aproveitar as vossas dicas. Bem hajam!
    • LuB
    • 5 março 2012 editado

     # 5

    ... E, já agora, posso fazer uma outra pergunta?
    Se queremos pintar móveis que estavam envernizados precisamos de tirar todo o verniz ou basta lixar um pouco antes de dar o primário?
    Tenho estado a lixar tudo até ao osso, o que é uma trabalhera e pode ser que não seja necessário.
    Obrigada
    •  
      imbs
    • 5 março 2012

     # 6

    Boa sorte!
  2.  # 7

    Colocado por: LuB... E, já agora, posso fazer uma outra pergunta?
    Se queremos pintar móveis que estavam envernizados precisamos de tirar todo o verniz ou basta lixar um pouco antes de dar o primário?
    Tenho estado a lixar tudo até ao osso, o que é uma trabalhera e pode ser que não seja necessário.
    Obrigada


    Sugestão: veja se o verniz sai com acetona. Se for verniz de goma-laca, use alcool.
  3.  # 8

    É sempre melhor ir ao "osso", mas sim é possível "despolir" o verniz e aplicar primário / subcapa.
    • LuB
    • 5 março 2012

     # 9

    Sugestão: veja se o verniz sai com acetona. Se for verniz de goma-laca, use alcool.



    É sempre melhor ir ao "osso", mas sim é possível "despolir" o verniz e aplicar primário / subcapa.

    Obrigado a ambos...
 
0.0098 seg. NEW