Iniciar sessão ou registar-se
    • fdiogo
    • 5 março 2012 editado

     # 1

    Olá a todos,

    Eu sou arquitecta à 5 anos, e como tantos outros arquitectos portugueses, estou desempregada.
    Tem-se falado muito nos meios de comunicação àcerca dos portugueses imigrarem para o Brasil, principalmente os que se encontram ligados à área da construção. Eu ouço falar muito de imigrar mas, não sei que medidas tomar para o conseguir.
    Eu gostaria, por conseguinte, de pedir algumas informações e ajuda, ou seja, onde é que eu procuro colocação para ir para o Brasil ou até para outros países estrangeiros? Não se pode simplesmente fazer a mala e partir para um país estrageiro sem ter nada de certo, penso eu...
    Procuro em sites brasileiros de emprego e / ou em sites de empresas brasileiras? É comum elas (empresas) contratarem arquitectos de tão longe e será seguro para quem vai para o outro lado do Atlântico, ir desta forma?! Ou a melhor maneira é procurar emprego numa empresa portuguesa que tenha lá obras? Já me falaram para ir ao consulado brasileiro...

    Alguém está ou esteve, ou conhece quem já tenha estado no Brasil a trabalhar em arquitectura? Como funcionam as coisas?
    Gostava que alguém me pudesse dar informações e dicas como proceder em relação a este assunto.

    Obrigada.
    • SVM
    • 5 março 2012

     # 2

    primeiro acho que deves falar com a tua Ordem.
    Sei que a dos engºs está a ter bastantes dificuldades para reconhecer o curso nas terras de vera cruz.
    Sem reconhecimento lá, és desenhadora :-)
    eu sou um exemplo disso.

    o meu processo está em análise a mais de 1 ano.
    também não tenho ligado, mas vale o que vale.

    Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fdiogo
    •  
      GF
    • 5 março 2012

     # 3

    Boa sorte no consulado do Brasil em Lisboa....
    Um amigo meu teve uma oferta de emprego para o Brasil, na area de hotelaria, já tem o contrato assinado e tudo. Está há meses a tentar o visto.
    A semana passada foi lá outra vez e parece que mudaram as leis.

    Apenas um conselho que dou, não vão sem algo garantido... a quantidade de pessoas que conheço que acabam por voltar pior do que foram é assustadora....
    Ainda hoje saiu esta noticia: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/portugueses-a-dormir-na-rua-em-londres
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fdiogo
  1.  # 4

    Bom dia fdiogo:

    Sou amigo de muitos colegas emigrados no Brasil e de lá.

    Mande contacto (currículo, eventualmente, etc, o que gostaria...) e eu tento ajudála.

    Os arquitectos brasileiros para exercerem até há pouco tempo tinham que se registar no CREA, tendo os que emigram para lá que passar pela Universidade. Com a criação do equivalente lá à Ordem cá, a nossa Ordem está a negociar os termos em que serão feitos lá a acreditação dos profissionais portugueses. Para todos os efeitos, mesmo por conta de outrem há lá imenso trabalho: ter um bom portfólio e boa rede de contactos, ajuda.

    Cumprimentos,

    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fdiogo
  2.  # 5

    É de facto um tópico bastante pertinente, não só para os arquitectos, mas sim no geral, no que diz respeito à construção, se bem que no meu caso é meramente curiosidade.

    Boa sorte para o futuro, de facto mandaram o pessoal emigrar, mas ajudar a fazê-lo "tá quieto", deixam as pessoas ao deus dará...
    Concordam com este comentário: fdiogo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fdiogo
  3.  # 6

    Colocado por: SVMprimeiro acho que deves falar com a tua Ordem.
    Sei que a dos engºs está a ter bastantes dificuldades para reconhecer o curso nas terras de vera cruz.
    Sem reconhecimento lá, és desenhadora :-)
    eu sou um exemplo disso.

    o meu processo está em análise a mais de 1 ano.
    também não tenho ligado, mas vale o que vale.

    Abraço


    Não sei como é o caso dos engenheiros. Mas no caso dos arquitectos, mesmo sem acreditação - e isso está a ser tratado como disse, conheço casos de pessoas que mesmo trabalhando por conta de outrem estão a ter experiências muito gratificantes em termos profissionais. É que está lá a passar-se muita coisa... - agora, também depende muito do modo como as pessoas vêem as coisas, o que querem fazer...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fdiogo
  4.  # 7

    Colocado por: fdiogoNão se pode simplesmente fazer a mala e partir para um país estrageiro sem ter nada de certo, penso eu...

    o melhor é através de conhecimento de amigos ou conhecidos.
    por outro lado pode contactar directamente gabinetes pela internet/telefone e mostrar o seu currículo
    muitas vezes as empresas pedem um período de experiência de um ou alguns meses, mas para isso é preciso mesmo pegar nas malas e ir para lá mesmo.
    Concordam com este comentário: fdiogo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fdiogo
  5.  # 8

    Não sabia que havia problemas de acreditação de cursos, tanto de engenharia como de arquitectura... Vou ver se me informo sobre isso na ordem dos arquitectos.


    Colocado por: jraulcairesBom dia fdiogo:

    Sou amigo de muitos colegas emigrados no Brasil e de lá.

    Mande contacto (currículo, eventualmente, etc, o que gostaria...) e eu tento ajudála.


    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fdiogo


    Obrigada, brevemente enviarei o meu curriculo.
 
0.0091 seg. NEW