Iniciar sessão ou registar-se
    • Gex
    • 6 março 2012

# 1

Bom dia,
    A minha casa está neste momento em construção, mais ou menos de acordo com o orçamento inicial, menos os espaços exteriores. Ora, pedi orçamento para os mesmos (piso estacionamento e um pouco de tijoleira) e parecem-me que os valores são demasiado exagerados. Senão vejamos 4300€ para cerca de 90m2 daquele tipo de piso que se vê nos estacionamentos exteriores (tipo rodelas de cimento em que há relva no meio das rodelas) + 1500€ para 21m2 de tijoleira (fiada de 1m de largura à volta da casa).
    Pensei numa alternativa. falaram-me no Ground grid http://www2.dupont.com/Landscape_Solutions/en_US/Our_Products/Geotextiles/Ground_Grid.html A grelha em si custa 9,5€/m2. Faltaria depois a pedra para encher e a mão de obra. Para além disto também é referido o valor de modelação de terreno (219m2) em 5900€. Este valor parece-me demasiadamente elevado para algo que nem percebo muito bem o que é (alisar o terreno??).
    Que vos parecem estes valores e a opção do Ground grid? Obrigado!
  1.  # 2

A ceramica é a melhor opção para não lhe dar problemas.
    • Gex
    • 7 março 2012

# 3

Eu procuro é uma solução o mais barata possível, mas que também impeça que em tempo de chuva aquilo se torne num lamaçal
  2.  # 4

Presumo que esses valores incluam a montagem, mas, mesmo assim, parece-me caro. Só se isso implicar trabalhos extraordinários no que respeita à preparação do terreno. De outro modo, mais de 70 euros/m2 para tijoleira exterior dá para ficar com a pulga atrás da orelha.
    Olhe, eu na minha estou a colocar um alcupel quadrado(3cm esp), que vai ser assente com todos os cuidados para evitar, tanto quanto possível, que parta e saiu-me a menos de 8 euros o m2, já com IVA (para cerca de 300 m2). Só material, claro (não inclui a moldagem do terreno, a base de assentamento, nem a aplicação propriamente dita). Coloquei, ainda, à volta da casa, um mosaico pitonado negro mate, por menos de 12 euros m2 (Iva inc. e s/ aplicação).
    • Gex
    • 7 março 2012

# 5

Colocado por: barbicanePresumo que esses valores incluam a montagem, mas, mesmo assim, parece-me caro. Só se isso implicar trabalhos extraordinários no que respeita à preparação do terreno. De outro modo, mais de 70 euros/m2 para tijoleira exterior dá para ficar com a pulga atrás da orelha.
    Olhe, eu na minha estou a colocar um alcupel quadrado(3cm esp), que vai ser assente com todos os cuidados para evitar, tanto quanto possível, que parta e saiu-me a menos de 8 euros o m2, já com IVA (para cerca de 300 m2). Só material, claro (não inclui a moldagem do terreno, a base de assentamento, nem a aplicação propriamente dita). Coloquei, ainda, à volta da casa, um mosaico pitonado negro mate, por menos de 12 euros m2 (Iva inc. e s/ aplicação).

Sim, claro, os valores incluem montagem senão era uma loucura completa.
    4300€ para piso estacionamento de aprox 90m2
    5900 para modelação do terreno de aprox 200m2
    1500 para 21m2 de tijoleira (com betonilha e malhasol)

Aqui o que me está a doer mais são os dois primeiros, embora ache que o último também é puxadote...

Quanto vai pagar pela mão de obra?
  3.  # 6

Só para comparar, o meu empreiteiro tem o seguinte orçamento (no meu caso):

"Fornecimento e assentamento de grelhas de enrelvamento, inculindo incluindo base de assentamento em pó de pedra com 10cm de espessura e prévia preparação da base - 59,03m2 - 13,25€/m2 - TOTAL de 782€
  4.  # 7

Para a envolvente:
    "Fornecimento e execução de massame de fundação com acabamento para receber betonilha, constituído por:
    1 - Camada brita nº3 - 20cm
    2 - Manta geotêxtil 150g/m2
    3 - Membrana drenante Fondaline
    4 - Malhasol CQ38
    5 - Lâmina de betão C25/30 (B25) - XC2(P) - CL 0.2 Dmax 22 - S3 - (e>35 mm) com 15cm de espessura
    26€/m2"

acrescentando

"Fornecimento e aplicação de pavimento em lagetas Soplacas Strukiturit refª 109 com 40x40x3cm, incluindo argamassa de assentamento - 24,60€/m2"
    • Gex
    • 7 março 2012 editado

# 8

Pois, no meu caso é mais isto...:

Modelação do terreno exterior
    Escavação do terreno em modelação dos arranjos exteriores, 219,640m3 P unit. 26,88€ Total: 5.903,92€
    incluindo transporte a vazadouro

Piso para passagem dos carros
    Execução de pavimento, considerando: 92,220m2 P unit.47,15€ Total: 4.348,17€
    - camada de enrocamento c/0,20m
    - grelhas de enrelvamento
    - terra vegetal a preencher as grelhas de enrelvamento

Passeio de tijoleira
    Execução de passeio, considerando: 21,450m2 P unit.74,18€ Total: 1.591,16€
    - camada de enrocamento c/0,15m
    - massame c/0,10m, incluindo malhasol CQ30
    - tijoleira (12,50€/m2)
  5.  # 9

Já pensou noutros materias, tipo calçada?
    • Gex
    • 7 março 2012

# 10

Colocado por: speedsteerJá pensou noutros materias, tipo calçada?

Já, aliás, até refiro no post inicial o Ground Grid, ou até mesmo a simples gravilha, mas foi-me avisado que esta poderia depois ser "comida" pela lama quando houvesse chuva. Calçada não sei se não ficaria mais caro...
  6.  # 11

Em que zona fica a casa? Pode ser que lhe forneça um contacto com bons preços.
    • Gex
    • 8 março 2012

# 12

Moraisdd, enviei-lhe uma MP.
  7.  # 13

Moraisdd, aproveito o seu tópico para perguntar se alguém se o massame acima descrito é efectivamente o melhor para uma cave enterrada e se é necessário acrescentar por baixo uma base de enrocamento?
    Obrigado
  8.  # 14

Colocado por: frapimentMoraisdd, aproveito o seu tópico

Bem o tópico é do GEX...

Colocado por: frapimento massame acima descrito é efectivamente o melhor para uma cave enterrada

De certeza que não. O massame descrito é para a zona exterior (envolvente/passeio) onde assentarão as placas Strukturit. Mas o massame tem uma camada de brita de 20cm (ponto 1)
    A minha garagem não é enterrada.

A cave enterrada (sem acesso ao exterior) foi construída com caixa de ar, mas se pesquisar o forum verá que há técnicos (incluo nesta categoria o TROLHA, não se ofenda...) que preferem uma base de enrocamento à caixa de ar.
  9.  # 15

GEX desculpe pela confusão. moraisdd obrigado pela resposta mas relativamente ao enrocamento a minha pergunta é se era mesmo necessário ou se podia ser colocado o massame directamente sobre a terra da fundação?
    • Gex
    • 8 março 2012

# 16

Tudo bem. Interessa-me saber o máximo possível sobre este tema. Tenho pena é que tão pouca gente participe e opine sobe isto.
  10.  # 17

Colocado por: GexBom dia,
    A minha casa está neste momento em construção, mais ou menos de acordo com o orçamento inicial, menos os espaços exteriores. Ora, pedi orçamento para os mesmos (piso estacionamento e um pouco de tijoleira) e parecem-me que os valores são demasiado exagerados. Senão vejamos 4300€ para cerca de 90m2 daquele tipo de piso que se vê nos estacionamentos exteriores (tipo rodelas de cimento em que há relva no meio das rodelas) + 1500€ para 21m2 de tijoleira (fiada de 1m de largura à volta da casa).
    Pensei numa alternativa. falaram-me no Ground gridhttp://www2.dupont.com/Landscape_Solutions/en_US/Our_Products/Geotextiles/Ground_Grid.htmlA grelha em si custa 9,5€/m2. Faltaria depois a pedra para encher e a mão de obra. Para além disto também é referido o valor de modelação de terreno (219m2) em 5900€. Este valor parece-me demasiadamente elevado para algo que nem percebo muito bem o que é (alisar o terreno??).
    Que vos parecem estes valores e a opção do Ground grid? Obrigado!

Caro amigo, o produto GroundGrid traz vantagens acrescidas na facilidade de instalação, além de que preenchido com gravilha funciona como um bom pavimento drenante, muito dificilmente empoça à superfície (basta ter drenos no perímetro da local a instalar).
    Este produto estabiliza a gravilha que foi encorporada e está perfeitamento apto para circulação de automóveis (pequeno tráfego).
    Terá de analisar o tipo de solução que pretende (piso drenante ou não, etc.), e depois optar pelo produto que mais valias lhe pode dar.
  11.  # 18

boas
    esse sistema é interessante e também gosto esteticamente e só lhe vejo um defeito desde que a base seja devidamente compactada,
    para limpar tem que remover uma zona e substituir a gravilha.
    onde é a casa.
    um abraço
    • Gex
    • 30 março 2012

# 19

onde é a casa.
    zona de Cascais
  12.  # 20

boas
    ai para baixo não conheço ninguém
    fica fora da minha área de acção
    um abraço