Tenho uma casa com cerca de uma centena de anos, só utilizada em férias, que tem apresentado alguns sinais de degradação na estrutura de madeira. O sistema construtivo da moradia é de alvenaria de xisto sob reboco nas paredes exteriores; estrutura, soalho e tectos em madeira (pinho no soalho e tectos, e penso que carvalho na estrutura). O problema que mais me preocupa é uma viga que se encontra à vista num dos quartos, e que vem apresentando sinais de degradação (xilófagos) há alguns anos, que recentemente se tornaram graves: pó no pavimento e pingas de água quando chove (tanto o pó como a água caem da viga). A acrescentar a este problema surgiu uma saliência ('barriga') na face interior da parede em que a dita viga se apoia, bem como marcas de escorrimento acastanhadas, pelo que receio que mais tarde ou mais cedo esta se desmorone. Importa dizer que a dita viga se encontra sob o limite de um terraço que foi construído em data posterior à moradia original (terá cerca de 50 anos), e que sofreu obras de impermeabilização há cerca de 12 anos. Qual a melhor maneira de substituir a dita viga e resolver os problemas de infiltração?
Sei que o problema com que me deparo não é de resolução fácil, pelo que peço ajuda a quem tenha experiência na área.
primeiro tem de isolar esse telhado, se tem infiltrações haverá logicamente algum problema no telhado depois tem de ver que carga suporta essa viga e como a pode remover, pode ser fácil como mais complicado, tudo depende da função estrutural da mesma.