Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 461

Colocado por: Bricoleiro

Na volta não é tão prejudicial à saúde como as bodegas que comemos, que nem sabemos as voltas que dão.

Tão a ver ao quê eu me referia?

"http://economico.sapo.pt/noticias/asae-apanhou-queijo-sem-leite-e-bifes-de-peru-sem-carne_233514.html"
  2.  # 462

Colocado por: GMCQ

O meu doberzito é alergico à proteina do frango e penso q de bisonte tambem, isto pq uma vez dei-lhe taste de bisonte e ficou mto mal dos intestinos, tive que lhe dar de salmao.

Os meus quando os fui buscar para adopção eram alérgicos à fome! De resto comem tudo, só não dou restos com ossos por causa dos intestinos.
  3.  # 463

só agora entrei neste topico e nao li tudo o que está para tras.

tenho um pastor alemão e tem sido alimentado com purina ProPlan (comprado na zoofast).

No entanto ando a ponderar mudar para acana large breed.

alguem que dê acana tem algo a dizer sobre a ração?

devido à quantidade de proteinas e ingredientes bem diferentes do que é habitual (não tem trigo nem milho, mas tem batata e aveia), tenho algum receio que a coisa corra mal. Alguem teve experiencias com a mudança para acana?
  4.  # 464

Dou Acana desde sempre, embora tenha vindo do criador com RC.

Interessa é fazer uma passagem gradual para haver fase de adaptação. Para um PA a Acana faz todo o sentido pelos seus elevados níveis de condroítina e glucosamina.

Costumo comprar 2 sacos de cada vez para ter stock e para sair mais barato por kg.
  5.  # 465

Colocado por: tostexelevados níveis de condroítina e glucosamina.

este é um dos principais motivos que me levam a trocar.
    Não sou daqueles extremistas contra milho e trigo (que está presente na ProPlan), até porque a acana tem batata e aveia. Não sei o que é pior.

Colocado por: tostexCostumo comprar 2 sacos de cada vez para ter stock e para sair mais barato por kg.

Na zoofast cada saco de 18kg fica a uns 58 euros.
    A tienda iguala esse preço e entrega em 48 horas.
    Acaba por me ficar ao mesmo preço da ProPlan (consigo por 39 euros 12kg).
    Concordam com este comentário: Maria Luísa
    •  
      GMCQ
    • 3 novembro 2015

# 466

Tão a ver ao quê eu me referia?

"http://economico.sapo.pt/noticias/asae-apanhou-queijo-sem-leite-e-bifes-de-peru-sem-carne_233514.html"

Pensava q esaa noticia era a gozar! Lol afinal é verdade! Onde se admite vender-se soja por peru!
    Concordam com este comentário: two-rok, JPN761
  6.  # 467

agora estive a ler sobre o que falaram anteriormente...
    a marca RoyalCanin é na minha opinião uma marca com alto marketing, que patrocina tudo o que lhes dá visibilidade (eventos, escolas, veterinarios, treinadores, etc). Conheço bem de perto uma escola patrocinada pela RC, e usam esta marca apenas pelos materiais que lhes fornece (Acessórios, bons preços, etc). Em troca têm que dar visibilidade à marca, usar cartazes, etc. Todo o marketing da escola é aprovado pela RC, para que possam manter a mama de ir recebendo os acessórios e materiais (que dão jeito pela falta de verbas). Isto acontece tambem com veterinarios.
    A Purina (Proplan, one, dogchow), é a mesma coisa. Muito marketing.

Não digo que estas rações sejam más (a minha cadela anda na ProPlan por exemplo), mas de longe não são das melhores, e para o que custam não são de todo nada que valha o preço. Pessoalmente acho a ProPlan ligeiramente superior por ter maior quantidade de carne e menor quantidade de cereiais.

Ainda assim não considero que sejam rações de topo, nem pouco mais ou menos, mas tambem não acho que sejam desiquilibradas. Pelo menos não são "lixo", ou cornflakes, como lhes chama o meu veterinario, como são as Orlando (marca lidl), marcas continente, friskies, etc etc.

Marcas de topo são TOTW, Acana ou Orijen (mesmo produtor), e não são necessariamente mais caras. Algumas sem cereais, outras com cereais (embora não de baixa qualidade, como o Trigo, que é usado na RoyalCanin ou na ProPlan). Pessoalmente não sou contra cereais nas rações, desde que em quantidades baixas, e desde que tenham um baixo IG. Senão acabamos por fazer com que os nossos cães entrem nesta triste estatistica da obesidade e diabetes caninos que está a crescer exponencialmente nos ultimos anos.
    A RoyalCanin pessoalmente tento evitar porque abusam um bocado nos conservantes artificiais e colorantes, que só fazem mal. E não vejo o que tenham de bom que justifique o preço...

Depois há outras rações que não me parecem de topo, mas que são razoaveis e provavelmente preferiveis à RC ou ProPlan (Naturea, Criadores, etc).

Sei que nisto das rações há muitas ilusões em relação ao que é bom. RoyalCanin, Purina, etc, têm toda a fama, mas na minha opinião não têm o mérito que merecem.

Hoje em dia felizmente já há muita informação, basta pesquisar um pouco... o tostex postou aí uns links do dogfoodadvisor que mostram bem a qualidade dos ingredientes das rações. E de 0 a 5, a RC ou Purina, raramente ou nunca chegam aos 3 pontos. Estão bem abaixo da média.

my 2 cents :)
  7.  # 468

Valtores desconhecia parte de corantes na Royal Canin...

de resto concordo consigo no ponto de poder haver melhores, eu ainda dou RC aos meus gatos pois as mudanças tem dado maus resultados, o meu ponto negativo prende-se por ser uma ração com praticamente 80 % de cereais e pouca proteina sendo os gatos animais carnivoros!
    Se pudesse e conseguisse daria peixe e carne e outros sem sal claro e sem temperos mas ao fim de semana faço questão dessa alimentaçao.
    De verão quando faço churrascos a gata não abandona o grelhador á espera do peixe dela !!

A discussão das marcas e a sua qualidade é uma coisa cada vez mais atual, dentro de associações e vários vets a opiniao divide-se uns pq vendem essas marcas e outros isentos defendem ração a base de cereais e outros com mais proteina o que fazer mesmo ?!?

Tentei mudar calmamente pra uma ração Naturea sendo (salvo erro) 80 % proteina pura de frango e salmão e o resto de outras coisas , os gatos adoram-na mas ao fim de 15 dias os intestinos nao paravam a diarreia devido ao excesso de proteina e ao fim destes 15 dias ainda ia em 50 / 50 de raçao normal e desta.

Quando eles não se habituam é uma chatice... ja doei varios sacos de ração pois feito parvo compro sacos de 10 kh... agora compro de 200 ou 400gr no maximo!

Mas gosto de ler comentarios e trocar experiencias sem defender marcas.

A vet desde o inicio que me disse que a RC era o melhor em ração junior até aos 6 meses e em caso de diarreias com a ração gastro - da gama de veternarios de resto para dar o que quisesse e pudesse falhando rações ás cores.

Mais opinioes?
  8.  # 469

falando de gatos (não tenho nenhum), creio que a melhor ração seria a orijen. É cara, mas é a melhor. Os gatos, ao contrário dos cães, são puros carnivoros, por isso o ideal mesmo é que toda a proteina seja animal, e zero cereais.

Já os cães (há quem defenda que sao carnivoros, outros defendem que são omnivoros), adaptam-se muito facilmente a uma ração com cereais, que é aliás o que têm comido desde que inventaram estas rações. O cereal existe na ração por dois motivos: é barato e "enche" o grão de cereal, criando volume e sensação de saciedade, e também porque funciona como aglomerante (sem eles os cereais eram uma papa, e não grãos duros). Hoje em dia já há rações sem cereais que usam outros aglomerantes.

Pessolamente, para cães, não sou contra cereais, mas para gatos sou. Os gatos nunca deviam comer cereais.
    Para cães, optando por uma ração com cereais, ao menos que haja o cuidado de seleccionar um cereal de qualidade (aveia, por exemplo). O trigo, milho, e farinhas de trigo ou milho, são sempre de evitar. Sobretudo o trigo.

A RC usa e abusa de milho e trigo.

Convem ver nos ingredientes qual o ingrediente em maior quantidade. A ordem dos ingredientes está organizada por quantidade: o primeiro ingrediente é o que existe em maior quantidade, depois o segundo e por aí fora. Se a carne não estiver como primeiro ingrediente, é mau sinal. Algumas marcas incluem as percentagens de cada ingrediente.
    A RC tem muitas rações cujo primeiro ingrediente é trigo ou milho. Para alem disso muitas têm açucar, corantes, conservantes. É o verdadeiro MacDonalds das rações.

Depois ter em conta em relação às carnes nas rações:
    Se for carne fresca, descontar 30% do valor indicado. Uma ração que indique 20% de carne fresca, terá na verdade cerca de 10 a 15% de carne. A carne fresca, devido à quantidade de água, ao ser desidratada reduz drasticamente a sua quantidade. Usar carne fresca é uma forma de agradar a quem compra (que pensa que está a comprar carne de boa qualidade), e "fingir" que as quantidades de carne são elevadas, quando na verdade, ao ser desidratada, secalhar desce drasticamente na lista de ingredientes.

O ideal é que a lista de ingredientes inclua carne desidratada, ou farinha de carnes. Só assim sabemos que a quantidade indicada é efectivamente aquela que está no grão de ração.

A evitar a todo o custo: subprodutos (seja de carnes, peixes, corantes, etc). É a pior coisa que pode existir numa ração, e que a RC usa e abusa em quantidade.
    Evitar rações em que o trigo esteja nos primeiros cinco ingredientes.

O ideal será uma ração em que os primeiros ingredientes sejam carne, por exemplo:
    "carne de frango fresca, carne de frango desidratada, farinha de carne, trigo....".
    Neste exemplo, embora esteja indicada a carne fresca, e a quantidade depois de desidratada seja muito inferior e desça na lista de ingredientes, temos pelo menos a certeza que os ingredientes seguintes são tambem carnes já desidratadas ou farinhas de carne.
    Carne fresca é bom, mas é uma ilusão na lista de ingredientes.

Agora, que um cão provavelmente vai devorar uma royalcanin, e secalhar gostar menos de uma Acana ou Taste of the Wild... é natural... se dermos a uma criança a opção de escolher entre uma sopa e um bife grelhado, ou um menu do McDonalds, é obvio que vao escolher o MCdonalds... não quer com isso dizer que seja melhor.
    Concordam com este comentário: JPN761
  9.  # 470

Colocado por: JPN761A vet desde o inicio que me disse que a RC era o melhor em ração junior até aos 6 meses

E isso será uma opinião isenta de quem gosta de cães ou de vet que ganha mais comissão sobre determinadas rações que vende?
    É que até com pessoas, há médicos e médicos a receitar medicamentos, há 1001 opiniões entre elas algumas "compradas" por interesse.
  10.  # 471

os veterinarios percebem menos do que eu de rações caninas... são veterinarios, não são nutricionistas. Para além disso, sabem quantas palestras a Nestle (purina), ou a Mars (royalcanin), patrocina em faculdades com cursos de veterinarios?
    O esquema de vendas da RoyalCanin e Purina quase que obriga os vets a venderem estas rações, que por pouco perceberem e por ganharem altas comissões, até acham que estão a fazer uma boa opção.

eu contra mim falo, que dou à minha Purina ProPlan... mas não sou fundamentalista. Não é um lixo, só não se pode dizer que seja uma ração de topo, como querem fazer acreditar. Não é, de todo.
  11.  # 472

Bom, esta discussão sobre rações serviu para me despertar o interesse sobre isto.

Então fui ver qual a composição da ração que dou actualmente ao meu canito:
    http://www.royalcanin.pt/content/download/1607344/31236037/file/Maxi%20Junior.pdf

Para os entendidos - que já vi que há e ainda bem - na vossa opinião, isto é o adequado para um PA de 1 ano e 2 meses?

Estou mesmo a ver que na altura de mudar para ração adulto vou-me debruçar mais sobre isto.
  12.  # 473

Colocado por: tgg83Para os entendidos - que já vi que há e ainda bem - na vossa opinião, isto é o adequado para um PA de 1 ano e 2 meses?

a ração que dá ao seu PA não é má. Eu tenho uma pastora alemã, e não acho que fosse um crime dar-lhe essa ração. Mas tambem não é boa. O ingrediente principal é arroz, que é menos bom. Mas depois tem proteinas de carne, que é bom. No entanto pode ver que um dos primeiros ingredientes é trigo, que é mau. É mau tambem ter gluten.
    Como lhe digo, não é a pior, mas por esse preço consegue muito muito melhor (acana puppy large por exemplo).

Há outro indicador que não me agrada nesta RC: as cinzas (crude ash) são superiores a 8%. O ideal é que sejam 8% ou menos.

Uma das coisas mais importantes no seu caso, que tem um pastor alemão, é a presença de condroprotectores. Pode ver isso na análise analitica nesse PDF, onde diz:

Chondroïtine sulfate + Glucosamine (mg/kg)

Essa ração da RC tem 500mg/kg, o que não é mau de todo.
    Mas para efeitos de comparação, a Acana tem quase 2000mg/kg.

Acho que esta ração da RC, embora tenho algumas coisas boas, as que são boas estão em quantidades minimas (DHA é outro exemplo), e as que são más estão em quantidades elevadas (arroz e trigo).

Para um pastor alemão que tem tendencia a ter problemas articulares (displasia da anca por exemplo), é muito importante que a ração tenha elevados niveis de condroprotectores.

A ração especifica para pastor alemao da royal canin é bastante rica em condroprotectores (Quase 2000 creio). Ainda assim em termos de ingredientes e proteinas, nao deixa de ser uma ração mediana ou fraca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgg83
  13.  # 474

E isso será uma opinião isenta de quem gosta de cães ou de vet que ganha mais comissão sobre determinadas rações que vende?
    É que até com pessoas, há médicos e médicos a receitar medicamentos, há 1001 opiniões entre elas algumas "compradas" por interesse.

Só vende raçoes por encomenda e nunca me impingiu nada!
    Curiosamente entre associações para gatinhos com um a dois meses dentro dos possiveis tentam sempre dar a baby cat da RC e sempre ouvi isto até aos seis meses tentar dar RC depois mudar para o que se quiser.
    Ao que tudo indica esta ração ração está bem equilibrada em termos de nutrientes!
  14.  # 475

Colocado por: valtoresagora estive a ler sobre o que falaram anteriormente...
    a marca RoyalCanin é na minha opinião uma marca com alto marketing, que patrocina tudo o que lhes dá visibilidade (eventos, escolas, veterinarios, treinadores, etc). Conheço bem de perto uma escola patrocinada pela RC, e usam esta marca apenas pelos materiais que lhes fornece (Acessórios, bons preços, etc). Em troca têm que dar visibilidade à marca, usar cartazes, etc. Todo o marketing da escola é aprovado pela RC, para que possam manter a mama de ir recebendo os acessórios e materiais (que dão jeito pela falta de verbas). Isto acontece tambem com veterinarios.
    A Purina (Proplan, one, dogchow), é a mesma coisa. Muito marketing.

Valtores, resumiste bem o que eu tentei transmitir nas últimas páginas. Infelizmente, e atribuo-o apenas a antipatias pessoais, o cerne da questão perdeu-se.

Há más rações, rações mais ou menos e rações boas. RC não entra nas boas.
  15.  # 476

Colocado por: tostex
    1. Há más rações, rações mais ou menos e rações boas. RC não entra nas boas.

nem pouco mais ou menos... a RC está nas mais ou menos (algumas variantes melhores, outras piores, umas até são razoaveis, outras são autentico lixo, mas nenhuma delas chega a padrões de qualidade que se possa dizer que seja uma boa ração).

secalhar é por causa desta moda de royal canins e hills e afins (a hills tem uma gama boa, a ideal balance, mas é cara, o resto é tudo fraquinho, excepto algumas variantes de tratamento muito especificas), que andam prai cães cheios de diabetes e obesos como nunca se viu. É a moda dos mcdonalds para cachorros, dá nisto.

aproveito para acrescentar (não sei se se falou disto mais para trás), mas a melhor alimentação que se pode dar a um cão é claramente a raw (carne crua seleccionada, ossos, peixe, ovos, etc), mas fazer a gestão de uma boa alimentação para cachorros é dificil e é facil cometer-se erros (é muito facil com estas dietas de carnes e peixes crus, que são excelentes, haver possibilidades de viroses, bacterias, salmonelas, e outras doenças, por isso é preciso cuidado com a selecção que se faz e o que se deve e não deve dar).
    P'ra mim não dá, mas para quem tenha paciencia e queira aprender, é o melhor que se pode dar.
    •  
      GMCQ
    • 4 novembro 2015

# 477

Neste momento tou a dar nutra gold pato ao mey dober. É uma saca de 13kgs e custa 43e ba gold pet, é uma raçao sem cereais.
  16.  # 478

Colocado por: tostexHá más rações, rações mais ou menos e rações boas. RC não entra nas boas.

Mas também não entra em comparações com Friskies...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Extravagancia
  17.  # 479

Colocado por: GMCQnutra gold pato ao mey dober

se se está a dar bem, então optimo.
    sobretudo se o animal tem intolerancia a cereais, é uma boa opção.
    acho que peca apenas por não ter (ou ter quantidades muito reduzidas) condroprotectores, que num dober creio que é importante, tal como num PA.
    Pelo menos bate qualquer royal canin.
    O primeiro ingrediente é pato, mas ao ser desidratado deve passar prai para 5º ou 6º na lista. No entanto o segundo ingrediente é farinha de pato, que é altamente proteico, o que é bom.
    Ainda assim, os ingredientes seguintes não me parecem muito interessantes. "batata-doce (15%), ervilha, grão de bico, batata". Sobretudo o grão de bico.
    Mas se o cão se dá bem, óptimo.
    Acho que pelo preço optaria por outra marca do mesmo produtor: TOTW, tambem da Diamond foods).

Ainda assim, aqui já estamos a falar de gamas bem acima de royal canins, hills, ou purinas.
  18.  # 480

Obrigado pelo feedback e informação.

Não vou alterar nada por agora, mas na altura de mudar para ração adulto vou mesmo ter em conta esses factores, que desconhecia.
    É um misto de ignorância com o confiar no que nos é dito, que aparentemente não foi nada de muito descabido, mas ainda assim é muito superficial.

Depois de ler artigos no dogfoodadvisor (não conhecia), pesquisar na net e ler os vossos comentários se calhar posso fazer mais pela alimentação do meu cão - que para mim é algo muito importante.

Cumprimentos.

0.1598 seg. NEW