Iniciar sessão ou registar-se
    • jefte
    • 8 março 2012 editado

# 1

Olá bom dia

Tenho uma habitação registada nas financas pago o IMI,mas acontece que o terreno não está em meu nome e as partilhas do terreno foram verbais.
    Será que o fato de a casa estar registada garante alguma coisa.
    Obrigado
    •  
      FD
    • 8 março 2012

# 2

Colocado por: jeftegarante alguma coisa

Garante o quê? Que garantia é que quer?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jefte
  1.  # 3

Bom dia...

Garante que pelo menos que tem ligação ao processo..

o que precisa de fazer, é contactar um solicitador para dar inicio ao processo do registo do terreno para seu nome.. no seu caso a solução até é simples... (apesar de não ser a forma indicada, mas normalmente resolve sem ter de envolver os restantes herdeiros) , como já tem a casa registada nas finanças, só precisa de entregar o modelo 1 do IMI com uma rectificação de áreas ( para isso faz uma planta da casa e terreno), em que à área da casa adiciona a área do logradouro ( terreno em falta).

depois é só registar na conservatória..

fácil e barato...

cumps
    Concordam com este comentário: jefte
  2.  # 4

Colocado por: FD
    Garante o quê? Que garantia é que quer?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jefte

Obrigado pelo comentario.
    Em resposta,uma vez que o terreno está em nome de meu bisavó e as partilhas foram verbais será que comprova que que aquele espaco é meu.
    Obrigado
  3.  # 5

Colocado por: costa3333Bom dia...

o que precisa de fazer, é contactar um solicitador para dar inicio ao processo do registo do terreno para seu nome.. no seu caso a solução até é simples... (apesar de não ser a forma indicada, mas normalmente resolve sem ter de envolver os restantes herdeiros) , como já tem a casa registada nas finanças, só precisa de entregar o modelo 1 do IMI com uma rectificação de áreas ( para isso faz uma planta da casa e terreno), em que à área da casa adiciona a área do logradouro ( terreno em falta).

fácil e barato...

cumps
    Concordam com este comentário:jefte

Muito obrigado por sua ajuda
    O terreno era de meu bisavo que deixou para duas filhas entretanto uma filha morreu e dividiu sua parte por tres filhos,cada um tem a sua casa,e eu tenho mais um pouco de terreno que tambem pago o IMI e estou pensando em construir uma habitacao,mas na camara foi-me dito que o terreno se encontra em propriedade horizontal.O que me aconselha
  4.  # 6

Colocado por: jefteO que me aconselha

contactar um solicitador... para poder analisar o processo...

cumps
    Concordam com este comentário: GF
    •  
      GF
    • 8 março 2012 editado

# 7

Colocado por: jeftena camara foi-me dito que o terreno se encontra em propriedade horizontal.

Nunca tinha visto um terreno em propriedade horizontal, mas desde que vi um porco a andar de bicicleta já acredito em tudo.

As partilhas devem ser são efectuadas por escritura notarial e não verbalmente.
    Há quantos anos tem a posse do terreno? Há quantos anos construiu a casa e inscreveu o imovel na matriz predial?
  5.  # 8

Mas o IMI anda vestido?? E já agora qual é marca da indumentária? Espero que ao menos seja algo made in Portugal...
    •  
      GF
    • 8 março 2012 editado

# 9

Colocado por: Ferraz OliveiraMas o IMI anda vestido?? E já agora qual é marca da indumentária? Espero que ao menos seja algo made in Portugal...

LOL essa foi boa... é o novo acordo ortográfico caro ferraz....
  6.  # 10

gf: corrija-me se eu estiver errado...mas no novo acordo ortográfico não há uma espécie de uma excepção tipo em algumas palavras, se a letra for "pronunciada", é válido escrever a letra que se pode tirar? Exemplos: facto vs fato ou egipto vs egito.
    E se a letra não for "pronunciada" é válido tirar...

Tinha ideia que sim...
    E se assim for vou começar a escrevem omem.

O pior vai ser o dicionário que vai deveria ter significados duais, como por exemplo
    - zona
    - porra

uahuahuah

Eu sempre gostaria de saber quem foram os iluminados da cabeça de quem saiu esta supernova que é o acordo ortográfico.
    •  
      GF
    • 8 março 2012 editado

# 11

Colocado por: Ferraz Oliveira
    Eu sempre gostaria de saber quem foram os iluminados da cabeça de quem saiu esta supernova que é o acordo ortográfico.

Não faço a menor ideia... mas sempre que vejo esse acordo faz-me lembrar que estou no Brasil.. ao menos temos sol, caipirinhas e samba!
    No outro dia estive a tentar perceber uma frase que li no rodapé de um telejornal em que estava escrito no meio da frase "Exceção"....
  7.  # 12

Colocado por: jefteOlá bom dia

Tenho uma habitação registada nas financas pago o IMI,mas acontece que o terreno não está em meu nome e as partilhas do terreno foram verbais.
    Será que o fato de a casa estar registada garante alguma coisa.
    Obrigado

O que quer dizer, é que a casa esta PARTICIPADA nas finanças em seu nome. Ou seja, não prova nada, nem é nada facil, como mais uma vez, se escreve do que não se sabe..

Caso vc consiga fazer prova, aí sim, poderá registar o imovel em seu nome. É isso que dá posse. O que tem não lhe garante nada..
  8.  # 13

Colocado por: costa3333Bom dia...

fácil e barato...

cumps
    Concordam com este comentário:jefte
    Discordam deste comentário:Parreira

Olá bom dia,obrigado pela imformação.
    Tenho ainda uma duvida,o terreno tem 900 m2 de area,e quando a casa foi registada nas financas foi entregue um profecto com a area da casa juntamente com a area do terreno 270m2 que me pertence na qual tambem pago imposto.A minha duvida é ao registrar a casa na conservatoria basta este projecto ou é necessario um projecto com os 900m2
  9.  # 14

Colocado por: ParreiraO que quer dizer, é que a casa esta PARTICIPADA nas finanças em seu nome. Ou seja, não prova nada, nem é nada facil, como mais uma vez, se escreve do que não se sabe..

Não sou solicitador... nem tenho formação jurídica... mas já me passaram dezenas destes casos pelas mãos... e nunca vi os solicitadores terem muitos problemas em registar os imóveis... desde que não exista segundas intenções pelo meio.... que certamente são facilmente descobertas nestes casos...

Colocado por: jefteOlá bom dia,obrigado pela imformação.
    Tenho ainda uma duvida,o terreno tem 900 m2 de area,e quando a casa foi registada nas financas foi entregue um profecto com a area da casa juntamente com a area do terreno 270m2 que me pertence na qual tambem pago imposto.A minha duvida é ao registrar a casa na conservatoria basta este projecto ou é necessario um projecto com os 900m2

é necessário e conveniente fazer a rectificação da área nas finanças... e só depois passar para o processo de registo.... no entanto deve contactar um solicitador, pois pode haver outras situações que invalidem o processo..... O primeiro passo será sempre ir a um solicitador...

cumps

0.0201 seg. NEW