Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos. Estou a construir uma moradia. Neste momento, o tosco está feito (com reboco). Agora preciso por maos à obra e começar a pedir orçamentos... por onde começo? mosaicos? janelas? cozinhas? alguém me ajuda pf
  2.  # 2

    Qual a fase que se encontra a seguir na calendarização da obra?
    A calendarização foi feita no projecto veja qual a fase que se encontra a seguir.


    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  3.  # 3

    no projecto fala-me em pavimentos... mas, não deverei também ver louças wc? qto ao pavimento da cozinha, não vou colocar pavimento onde esta assenta. certo?
  4.  # 4

    Deve colocar. Se um dia quiser alterar a cozinha não pode.

    Neste caso está na fase de acabamentos, os vãos envidraçados, portas já estão colocados?
  5.  # 5

    No seu projecto de licenciamento existe um termo de responsabilidade de um técnico que se responsabilizou pela fiscalização da obra certo?
    Pagou esse serviço certo?
    Uma das responsabilidades desse técnico deveria ser a de a assessorar nessa área.
  6.  # 6

    sim tenho, mas queria começar a pedir orçamentos...não tenho muito tempo livre então, tem que ser assim
    obrigada pelas dicas
  7.  # 7

    vãos envidraçados ainda não... só mesmo tosco e pedras varanda... os estores posso ir tratando tb, não?
  8.  # 8

    Isto é o que acontece quando pretende-se fazer administração directa e pelos vistos não percebe do assunto. Espero que corra tudo bem.
    A direcção da obra não está obrigatoriamente a cargo do director de fiscalização, a não ser que expressamente contratado para o efeito. O director de obra pertence aos quadros do empreiteiro que levantou o alvará e pelos vistos agora vai "emprestá-lo" para que outros terminem o trabalho. Podia também emprestar o director técnico
  9.  # 9

    Pois isto é tudo muito lindo enquanto "não se zangarem as comadres"
    No dia em que o serralheiro do fundo da rua ficar reçaibiado por não lhe terem entregue a obra a ele e decidir fazer queixinhas a toda a gente é que vão ser elas.
  10.  # 10

    pois... vejo que me entende... não optei pela opção "chave na mão" para não se aproveitarem do meu dinheiro, e agora tenho o dobro do trabalho... mas vai tudo correr bem...
    smanuelm qual o proximo passo depois do tosco, sabe?
  11.  # 11

    zedasilva, a minha obra começou e dois dias depois tinha queixa na GNR ... ca pra mim, de algum empreiteiro a quem pedi orçamento
  12.  # 12

    as redes de águas, esgotos, electricidade, ited, fibra optica, aquecimento já estão executadas?
  13.  # 13

    anaritag
    Cada obra é uma obra e aquilo que foi o correcto para uma pode não ser para outra.
    Se não percebe nada de construção e não tem ninguém a assessora-la vai certamente ter muitas chatices.
    Já começou a instalação das redes de saneamento, águas, electricidade, aquecimento, AC?
    Como está a cobertura? Qual o tipo de isolamento e impermeabilização de elementos enterrados?
    Tem pedras nas varandas e soleiras e peitoris já estão aplicados? Estão de acordo com o perfil da caixilharia? Que tipo de estores vai colocar?
    Já escolheu as louças sanitárias e os pisos? Quantas tomadas vai necessitar? Vai ter portões automatizados?

    ...
  14.  # 14

    Colocado por: anaritagzedasilva, a minha obra começou e dois dias depois tinha queixa na GNR ... ca pra mim, de algum empreiteiro a quem pedi orçamento

    Então já sabe daquilo que falo :))))
  15.  # 15

    as redes de águas, esgotos, electricidade, ited, fibra optica, aquecimento vão ser tratadas a seguir
    no entanto, poderei pedir orçamento de pavimentos, certo?
  16.  # 16

    O seu Arquitecto devia ajudar não?
  17.  # 17

    Colocado por: anaritagpois... vejo que me entende... não optei pela opção "chave na mão" para não se aproveitarem do meu dinheiro, e agora tenho o dobro do trabalho... mas vai tudo correr bem...
    smanuelm qual o proximo passo depois do tosco, sabe?


    Cobertura
    Soleiras
    Caixilharia
    arranjos exteriores
    Depois destes terminados:
    louça
    ceramicos
    madeiras
    ...

    Mas como já referiram tudo se conjuga... as soleiras devem ser de acordo com os caixilhos, a louça com o saneamento (suspensa ou não, etc...)
    Deve arranjar e JÁ alguém que o possa ajudar... A mim é o arquitecto que coordena tudo faz os desenhos de pormenor e cadernos de encargos e a seguir peço os orçamentos, analiso-os com a ajuda dele e depois de adjudicar é novamente o arquitecto que trata com os empreiteiros. Também é normal eu "meter a colher" durante a execução :-)
  18.  # 18

    Pediu a licença de construção para quantos meses?
    Chega? Já sabe quando custa mais um mês/ano de construção?
    De quem é o alvará que está na câmara?
    Avisou o ACT da abertura do estaleiro?
    Tem o plano HST?
    .. ...

    Por adjudicação directa poderá ser aparentemente mais barato mas, somando tudo incluindo tempo de construção e o seu, não sei se poupa algo.
    Deveria de ter optado por um empreiteiro para tudo com um orçamento discriminado o mais possível por artes e materiais, e acordado com ele para que, caso quisesse, ficava por sua parte alguns dos trabalhos/materiais.
    Por ex: carpintaria, eletricidade, caixilhos....
    Concordam com este comentário: zedasilva, smanuelm
  19.  # 19

    Colocado por: mafgodPediu a licença de construção para quantos meses?
    Chega? Já sabe quando custa mais um mês/ano de construção?
    De quem é o alvará que está na câmara?
    Avisou o ACT da abertura do estaleiro?
    Tem o plano HST?
    .. ...

    Por adjudicação directa poderá ser aparentemente mais barato mas, somando tudo incluindo tempo de construção e o seu, não sei se poupa algo.
    Deveria de ter optado por um empreiteiro para tudo com um orçamento discriminado o mais possível por artes e materiais, e acordado com ele para que, caso quisesse, ficava por sua parte alguns dos trabalhos/materiais.
    Por ex: carpintaria, eletricidade, caixilhos....


    Não concordo!
    Mas essa é a eterna discussão entre adjudicação directa ou não que já foi largamente debatida neste forum.
    O nosso amigo que abriu este tópico já tomou uma decisão, até já tem a parte de pedreiro terminada, e agora está com um problema nas mãos que precisa de resolver.
    A minha sugestão é que procure o arquitecto que lhe fez o projecto e peça para o ajudar, caso pagou por esses serviços não faz mais que a sua obrigação, se não pagou pergunte quanto custa :-)

    No orçamento do seu projecto de arquitectura não tinh algo parecido com:
    - Assistência Técnica regular ( conforme o andamento dos trabalhos) em
    consonância com o Dono de Obra
    - Elaboração dos diversos desenhos de pormenor para as várias empreitadas
    -Preparação do projecto de execução com elaboração dos “Processos de
    empreitadas
    etc...
  20.  # 20

    Arquitecto, director de fiscalização, vizinho da frente mas arranje alguem que perceba da poda e a possa ajudar.
    Concordam com este comentário: LuisPereira, RC | ARQ
 
0.0209 seg. NEW