Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos!

Estou a pensar adquirir um terreno confinante com autoestrada no distrito de Lisboa. Alguém sabe as limitações para construção neste tipo de terrenos? Não pretendo construir necessariamente algo definitivo, pode ser uma estrutura pré-fabricada e não será para fins de habitação.

Se por acaso houver alguém por aqui que tenha um terreno deste género, teria todo o gosto em discutir uma proposta. :-) Procuro um terreno pequeno (não mais de 50m2, pode ser menos), junto a qualquer autoestrada do concelho de Lisboa, Loures, Odivelas, Amadora, Oeiras, etc. Poder ser por exemplo a A1, IC19, IC17, A5, 2a. Circular, etc. Também poderia considerar junto ao aeroporto.
  2.  # 2

Boa Tarde,

Salvo erro creio que o que pretende saber está aqui neste DL 13-94 de 15 de Janeiro

numa autoestrada creio que é área non edificanti a menos de 50m do eixo e 20m da berma...

Cumprimentos,

www.arquitectocastro.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: asilemontant
    •  
      GF
    • 8 março 2012 editado

# 3

Penso que sim, mas atenção que julgo haver situações em que essa servidão non aedificandi pode ser maior.
    Servidão non aedificandi significa que o proprietários dos terrenos confinantes até x metros têm de se abster de construir.
  3.  # 4

Obrigado pelos esclarecimentos! Já calculava que fosse complicado. Terei que me informar em todo o caso de um outro pormenor: se existem outro tipo de impedimentos para uma intervenção não-definitiva de carácter não-habitacional (não, não pretendo fazer um cartaz de publicidade! :-)) A somar a tudo isto existe a pouca probabilidade de conseguir encontrar o terreno adequado... :-(
    •  
      GF
    • 8 março 2012

# 5

Sugestão: procure algo que já tenha qualquer coisa construída nos moldes que aponta, e eventualmente já licenciada.... será mais facil penso eu.
  4.  # 6

Sim, isso seria o melhor... Pode ser que aparece alguma coisa. Já percebi que não é o tipo de terreno que abunde em classificados.
  5.  # 7

Passei agora os olhos pelo decreto-lei e encontra-se bem explicitada a distancia non aedificandi:

"(...), ficam estabelecidas as seguintes zonas de servidão non aedificandi:

a) Para os IP: 50 m para cada lado do eixo da estrada e nunca a menos de 20 m da zona da estrada;

b) Para os IC: 35 m para cada lado do eixo da estrada e nunca a menos de 15 m da zona da estrada;
    "

Obrigado por me indicar o decreto!

Colocado por: ArqCastroBoa Tarde,

Salvo erro creio que o que pretende saber está aqui neste DL 13-94 de 15 de Janeiro

numa autoestrada creio que é áreanon edificantia menos de 50m do eixo e 20m da berma...

Cumprimentos,

www.arquitectocastro.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário:asilemontant
  6.  # 8

" Procuro um terreno pequeno (não mais de 50m2, pode ser menos)"
    " terreno confinante com autoestrada no distrito de Lisboa"
    " não será para fins de habitação"
    Se a sua ideia são paineis publicitários não precisa contar com a distancia non aedificandi.
  7.  # 9

Não esta nos meus planos usar o terreno para painéis publicitários :-) Em boa verdade começo a chegar 'a conclusão que talvez precise de pelo menos 100m2 de terreno, talvez mais, tendo em conta o facto de que a estrutura a edificar ou a colocar no terreno (pré-fabricado) teria que obedecer aos seguintes critérios: 1) espaço interior útil de 40m2 pelo menos (distribuído em dois pisos por exemplo, com acesso ao segundo piso por escadas exteriores); 2) visão desimpedida para o eixo rodoviário do interior da estrutura. A titulo de exemplo, dependendo da cota do terreno relativamente ao piso da rodovia, poderia optar-se por janela de sacada no segundo piso e espaço térreo fechado apenas com porta de acesso; ou havendo o caso em que a cota do terreno fosse elevada em relação ao piso da rodovia e o terreno tivesse espaço suficiente, poderia optar-se por um único piso térreo com janela de sacada e porta de acesso.
  8.  # 10

Vai ser dificil arranjar um terreno com tão pouca dimensão, boa sorte.
  9.  # 11

Obrigado, também me parece que vou precisar de muita sorte! :-) Não tenho nada contra terrenos grandes naturalmente, mas o orçamento não o permite e a verdade é que não preciso de muita área útil.

0.0157 seg. NEW