Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Como prometido voltei cá para vos dar conta da minha experiência Voip com a TMN. tenho um plano TMN All net unlimited e já recebi a fatura do mês passado: não cobraram tráfego Voip (procedimento usado pela Vodafone e Optimus em alguns planos deles) e estou muito satisfeito com o desempenho Voip. Experimentei em 3G e em wi-fi em casa. Apenas em zonas de pior cobertura se nota um certo delay e um eco. Em Lisboa nunca experimentei tal. Sempre funcionou bem. Em alguns casos a qualidade foi menor pois o tlm estava a fazer actualizações e deduzo que a largura de banda estivesse a ser partilhada entre várias aplicações.

Em wi-fi a qualidade é irrepreensível. No serviço já um outro colega meu começou a utilizar e pagou meia dúzia de cêntimos para uma chamada móvel espanhola.

Em Dezembro posso alterar o meu plano para um de menor gastos e manter voip.

Obrigado civismo pela dica! ;-)
  2.  # 62

Colocado por: ferfer72não cobraram tráfego Voip (procedimento usado pela Vodafone e Optimus em alguns planos deles)

Tem a certeza que cobram tráfego VoIP?
    Tanto quanto sei nenhum cobra. Até porque do ponto de vista deles é tudo trafego de dados, sendo irrelevante o tipo de dados que lá passa...
  3.  # 63

Colocado por: hangas
    1. Tem a certeza que cobram tráfego VoIP?
      Tanto quanto sei nenhum cobra. Até porque do ponto de vista deles é tudo trafego de dados, sendo irrelevante o tipo de dados que lá passa...

Nunca vi nenhuma que tivesse cobrado tráfego VOIP mas... todas elas se salvaguardam disso nas suas páginas de tarifários: tráfego VOIP não incluído (ou incluido) e não... não é tudo tráfego de dados. Eles sabem perfeitamente o que é tráfego VOIP. Não cobram por opção.
    • hangas
    • 6 dezembro 2012 editado

# 64

Colocado por: MikeMelgaEles sabem perfeitamente o que é tráfego VOIP. Não cobram por opção.

É certo que o conseguem distinguir se quiserem, e até alterar a qualidade de serviço (QoS) para promover ou despromover o seu uso,
    mas quanto entra no billing já não é tão linear.
    E por exemplo a nivel de rede, o trafego Skype ou uTorrent não são muito fáceis de distinguir, há sempre uma grande percentagem de falsos positivos. Com as consequência que isso traria a nível de reclamações.

Felizmente os operadores já começaram a entender que o negócio deles no futuro é os dados e não a voz. A prova disso é a aposta no 4G e os tarifários de voz a preço da chuva.
  4.  # 65

Colocado por: hangasÉ certo que o conseguem distinguir se quiserem, e até alterar a qualidade de serviço (QoS) para promover ou despromover o seu uso,
    mas quanto entra no billing já não é tão linear.
    E por exemplo a nivel de rede, o trafego Skype ou uTorrent não são muito fáceis de distinguir, há sempre uma grande percentagem de falsos positivos. Com as consequência que isso traria a nível de reclamações.

hangas,

é facílimo distinguir o tráfego. Eles não o cobram porque iam perder clientes e, por enquanto, ainda falamos de ocorrências pontuais.
    O que vale é que, hoje em dia, os softwares também se adaptam e as centrais voip, clientes torrents, emule, etc, já encriptam as conexões para não serem identificadas.
  5.  # 66

Colocado por: MikeMelgaé facílimo distinguir o tráfego.

Não é assim tão linear.. nomeadamente no caso do skype. Não se vai lá com assinaturas de IP/porto ou headers de pacotes.
    Nos serviços VoIP baseados em SIP (voipCheap, etc) é realmente facílimo.
    Já no caso do skype em particular as streams não se parecem com nada e podem ser peer to peer.

Mas não é só o caso das chamadas... até o instant messaging como substituto dos SMSs. E serviços como o Viber, WhatsApp, etc substituem todos os serviços
    moveis tradicionais por serviços assentes em ligações de dados.

Alias a propria tecnologia das redes moveis para ai caminha, para a convergência em serviços IP.
    E não é no futuro, já começa a ser assim, tudo assente em dados.
    Em breve os operadores moveis não serão mais que apenas de ISPs. Inclusive essa alteração de posição já está bem presente.
  6.  # 67

Colocado por: hangas

Tem a certeza que cobram tráfego VoIP?

Apenas me cingi aos dados disponibilizados pelos próprios operadores sobre o tráfego Voip. A TMN não menciona o facto e este mês tenho a prova cabal de que não cobra mesmo. Apenas coloco aqui o meu testemunho para que outros possam optar (ou não..) por mais esta alternativa.

Cabe aos consumidores das restantes redes o contributo cabal deles para que possamos ter a ideia real do que se passa a nível de cobranças deste serviço :-)
  7.  # 68

Mesmo que os operadores bloqueiem o trafego voip, isso resolve-se com o Phone2Phone :D

Custa um bocadinho mais, mas continua a vale a pena e tem muitas vantagens :

>Nao gasta trafego, apenas poucos bytes para estabelecer a ligação
    >A qualidade de voz é perfeita, uma vez que a ligação é de telefone a telefone, logo nao se tem que estar sujeito aos temperamentos da qualidade da net
    >Até os pacotes grátis de 100MB chegam para isto :)

Exemplo freevoipdeal em phone2phone :
    telemovel para telemovel = 1 centimo por minuto
    telemovel para fixo= 0.5 centimo por minuto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
      p2p_startscreen_v2[1].gif
  8.  # 69

Nos ultimos dias ando a experienciar o seguinte problema no voip :

As vezes quando efectuo uma chamada, ouço o o meu interlocutor, mas o intorlucotor não me ouve, como se houvesse um problema com o meu microfone.
    Isto acontece-me tanto no Telefone linksys em SIP , bem como no Softphone em windows.
    Estou a usar o freevoipdeal.

Mais alguem tem experienciado este problema ?
  9.  # 70

Eu não. Isso cheira-me a problemas de configuração de portas no router.
    A porta 5060 está aberta? Mudou recentemente alguma configuração?
  10.  # 71

Colocado por: MikeMelgaEu não. Isso cheira-me a problemas de configuração de portas no router.
    A porta 5060 está aberta? Mudou recentemente alguma configuração?

Népia, tudo na mesma

E um amigo meu que tambem usa já se queixou do mesmo entretanto !

Tu usas qual ?
  11.  # 72

Tu usas qual ?

Uso o freevoipdeal. Não tenho feito chamadas nos últimos dias, mas antes nunca tive problemas.
  12.  # 73

Acabei por criar uma conta no FreeVoipDeal e por carregar com 10 euros. Como não tenho nenhum telemóvel com Android, optei por experimentar no tablet.
    Fiz download do 3CXPhone, Sipdroid e do CSipSimple. Em todos consegui configurar e fazer chamadas para o meu próprio telemóvel. Não menos importante, falta ensaiar uma comunicação de voz propriamente dita... :)

Curiosamente, em nenhum das apps, consegui configurar para aparecer o número de chamada. Aparece sempre "Número Privado". O que me poderá faltar?

Obrigado
  13.  # 74

As vezes aparece numero privado quando estas a usar um fixo como identificador.

Mas com telemoveis, sempre apareceu a identificação na boa
  14.  # 75

Colocado por: civismoAs vezes aparece numero privado quando estas a usar um fixo como identificador.

Mas com telemoveis, sempre apareceu a identificação na boa

já agora, sabes qual é a opção que deve estar selecionada ou o nome do campo que deve estar preenchido para aparecer o número de telemóvel?

obrigado
  15.  # 76

penso que antes do mais deves ter que associar o numero de telemovel que queres que apareça à tua conta de freevoipdeal.

Penso que por vezes nem tens que meter o numero em lado nenhum, poios automaticamente associa a conta a um numero identificador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  16.  # 77

Colocado por: civismopenso que antes do mais deves ter que associar o numero de telemovel que queres que apareça à tua conta de freevoipdeal.

Penso que por vezes nem tens que meter o numero em lado nenhum, poios automaticamente associa a conta a um numero identificador
    Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao

ora bem... sempre se disse, quem não sabe, é como quem não vê ;)

resolvido
  17.  # 78

18.  # 79

19.  # 80

o segundo ensaio foi acrescentar mais um número de telemóvel à mesma conta. Sem espinhas, pede um número de telemóvel, confirmação via SMS, introduz-se o código no site e o número fica validado.

Na mudança de número de telemóvel via app (Android), infelizmente, não modifica a definição feita no site do FreeVoipDeal. Mantem sempre a escolhida pelo site. Será problema da app, ou fazem de outro procedimento para usar a mesma conta, mas com um telemóvel diferente?

Obrigado

0.0297 seg. NEW