Iniciar sessão ou registar-se
    • MiaLM
    • 9 março 2012 editado

# 1

alguém me sabe dizer se para uma clínica dentária a legislação indica algum tipo de material em concreto para pavimento?

Ou se é permitido o pavimento flutuante mas este revestido com uma película vinilica?
  1.  # 2

Tem de ser um pavimento lavável e continuo.

cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  2.  # 3

é lavavel e resistente á água, so nao é continuo devido a serem placas. Mas isso so dentro das salas ou tambem na zona de atendimento?
  3.  # 4

É aconselhável em todas as zonas, pelo menos na clinica que fiz o requisito era esse.
    Aliás, o próprio pavimento tem de fazer a dobra para o rodapé.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Concordam com este comentário: Fiel Projectar
  4.  # 5

Obrigada.

Já agora será que me podes indicar a legislação a seguir para uma clínica dentária
  5.  # 6

às vezes fico parvo com o que se vê aqui....
    Concordam com este comentário: alv
  6.  # 7

às vezes fico parvo com o que se vê aqui....

E este é um caso em que a obra nem sequer é a "casa para a vida" de alguém. Agora imagine como ficam aqueles que andam por aqui e que trabalham nesta área ao ver certas afirmações, dúvidas e decisões tomadas por quem está a construir a casa que vão demorar uma vida a pagar. A mim dói-me e nem sequer o facto de a casa não ser para mim nem ser eu a pagar alivia as "dores".
  7.  # 8

• w.w
    • 9 março 2012 editado

# 9

ainda hoje aqui o desdentado teve numa,e junto ao balcão aquele vinilico estava uma lástima
      DSC_5844.jpg
  8.  # 10

Colocado por: j cardoso
    E este é um caso em que a obra nem sequer é a "casa para a vida" de alguém. Agora imagine como ficam aqueles que andam por aqui e que trabalham nesta área ao ver certas afirmações, dúvidas e decisões tomadas por quem está a construir a casa que vão demorar uma vida a pagar. A mim dói-me e nem sequer o facto de a casa não ser para mim nem ser eu a pagar alivia as "dores".

e o mais engraçado é que ainda me manda uma MP... tristeza..
  9.  # 11

veja
    http://dre.pt/pdf1sdip/2010/05/09200/0164101645.pdf

3 — Os acabamentos utilizados nas clínicas ou consultórios dentários devem permitir a manutenção de um grau
    de higienização compatível com a actividade desenvolvida
    nos locais a que se destinam
    •  
      alv
    • 14 março 2012

# 12

Vivam!

Nua e cruamente para que não restem dúvidas a quem as tem.
    O pavimento tem de ser em material lavável e higienizável, o que significa que qualquer mosaico serve, desde que possa ser lavável. O rodapé também pode ser de qualquer forma e feitio desde que possa ser lavável.
    Isto não significa que as zonas de espera e estar não possam ser outros materiais como flutuantes ou outros.
    Isso dos pavimentos contínuos e rodapés em meia cana é mito e claro que havendo, ou podendo é de mais fácil manutenção e limpeza. É tudo uma questão de €ustos e gosto.
    "Fassam" parte.
  10.  # 13

alv,

Existem delegações de saúde que já não vão muito nessas "cantigas" e exigem um pavimento continuo.
    •  
      alv
    • 14 março 2012 editado

# 14

Vivam!
    adarq, sem cantigas, sem alimentar polémicas, tenho-as feito (algumas dezenas), com projectos meus e de outros, duma e doutra forma e nunca isso foi posto em causa, nem poderá, como é evidente, senão um destes dias andamos a discutir o sexo dos anjos ou sai uma lei em que só se pode aplicar um revestimento XPTO.

"Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: j cardoso
  11.  # 15

outro aspecto que as vistorias exigem - rodapés embutidos ou finos(inox) para não retenção de pó
  12.  # 16

Colocado por: alvVivam!
    adarq, sem cantigas, sem alimentar polémicas, tenho-as feito (algumas dezenas), com projectos meus e de outros, duma e doutra forma e nunca isso foi posto em causa, nem poderá, como é evidente, senão um destes dias andamos a discutir o sexo dos anjos ou sai uma lei em que só se pode aplicar um revestimento XPTO.

"Fassam" parte.

Caro alv, também tenho feito algumas, umas exigiram, e outras não. Tal como referenciei inicilamente depende muito das delegações. Quando lhe exigirem vai ter que fazer.
    Isto sem cantigas meu caro:)
  13.  # 17

Aliás, antigamente também não exigiam lava mãos com torneira de pedal ou equivalente nos estabelecimentos de restauração e bebidas e agora exigem.
    Percebe onde quero chegar?
    •  
      alv
    • 14 março 2012

# 18

Vivam!

adarq: Percebo perfeitamente onde quer chegar.
    Provavelmente você é que não percebeu onde eu quero chegar, mas eu explico:
    O que detesto neste fórum, e foi o caso em apreço, são afirmações perentórias de obrigatoriedades que não existem, como é a afirmação que os pavimentos de clínicas dentárias têm de ser laváveis e contínuos e que têm de fazer dobras em rodapé. Não, não tem de ser! Não há nada em lado nenhum que o obrigue, pelo que se em projecto ou em obra ou em fase de licenciamento se demonstrar que cumpre as condições estritas exigidas por lei, então não tem de ser. Se obrigam é porque muitas vezes do outro lado não há oposição, porque a haver as coisas nem sempre são como exigem, porque exigir, para quem aprove é muito fácil e exigem este mundo e o outro como se estivássemos em tempos de vacas gordas, mas documentar a exigência, e é disso que se trata, no limite, é mais difícil e muitas vezes não se dão ao trabalho de o fazer, como para quem projecta, também não se dão ao trabalho de contrariar, até porque isso pode trazer problemas.
    O que refere o Fernando é comum em laboratórios sobretudo na indústria farmacêutica, em blocos operatórios e em salas de tratamento, e nesses locais é razoável que os pavimentos sejam vinilicos, pinturas, autonivelantes e por aí a fora, mas, repito, no caso em apreço, isto é, numa clínica dentária pode perfeitamente ser um mosaico, com um rodapé corrente, desde que lavável.
    Fico-me por aqui.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Carlos M Silva
  14.  # 19

como é a afirmação que os pavimentos de clínicas dentárias têm de ser laváveis e contínuos e que têm de fazer dobras em rodapé. Não, não tem de ser! Não há nada em lado nenhum que o obrigue,
    elá vou discordar pela primeira vez hehehe, (mas não me atrevo a carregar no botão discordar lol)

Bom o que lhe posso dizer, já não fazíamos uma clínica à 2 anos como tal isto tá sempre a mudar, e agora estamos a fazer uma aqui para o membro do fórum ERN Construções e o conhecimento que tive da parte do Engº foi que nos gabinetes é obrigado a ser lavável e continuo (irá ser em vinil)
  15.  # 20

Colocado por: alvNão, não tem de ser! Não há nada em lado nenhum que o obrigue

tem de ser mesmo, também confirmo
    é preciso mesmo cumprir com o que foi dito, há inspecções e assisti a uma numa clínica dentária - e realmente implicam bastante

0.0214 seg. NEW