Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Já agora os ataques dos Holandeses intensificaram-se depois de 1640 porque os Portugueses começaram por recuperar alguns dos territórios perdidos nos últimos 60 anos. Um exemplo disso foi Luanda, que foi reconquistada por uma força vinda do Brasil.

Os holandeses tomaram Luanda em 1641, já Portugal tinha "restaurado a independência" pelo que a guerra entra a Holanda e Espanha não serve de justificação. A verdadeira da conquista razão foi a necessidade de escravos para os territórios (Pernambuco, etc.) na América Latina que tinham igualmente conquistado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  2.  # 22

Colocado por: branco.valterTemos um "cherne" à frente da UE e eu não tenho nenhum orgulho no homem, muito pelo contrário.
    A diferença está mesmo aí...

Ele até podia ser um "carapau de corrida", mas se fosse espanhol os espanhóis estariam INCHADÍSSIMOS. Se fosse francês, os franceses estariam INCHADÍSSIMOS.
    Como é português, mesmo sendo um "cherne" que fala meia-dúzia de idiomas e até foi re-eleito, os portugueses NÃO TÊM ORGULHO NENHUM!!!

Tivemos o maior Rei da História (D. Filipe I) e os portugueses «acusam-no» de ser... espanhol (coisa que ele nunca foi!)!
    E os espanhois, claro, agradecem!

Estou a falar de Regimentos Portugueses em Portugal que não aceitaram ou não quiseram aceitar comandantes estrangeiros.
    Curioso...!
    Schomberg, Lippe, Beresford, Wellesley, Wellington...

Ok. Estou a brincar com essa de "não aceitarem comandantes estrangeiros". :-)
    A verdade é que, como já disse, o exército era real. Em contrapartida havia colónias espanholas em que o exército real era comandado por portugueses (Porto Rico, Venezuela, etc.).

Colocado por: Luis K. W.(Aliás, se não fosse o golpe de 1640, estou convencido que hoje toda a América Latina falaria português).

Colocado por: branco.valterEu penso que não, porque:...
    Pouco antes de 1640, em muitas zonas da América do Sul "espanhola" os portugueses dominavam o comércio, e as forças armadas «reais» eram maioritariamente (nalguns locais, quase integralmente) constituídas por portugueses.
    Não fossem as ordens estritas dos reis Filipes (i a iii) para que houvesse absoluta separação entre as colónias da coroa Portuguesa e da coroa Espanhola, e tenho para mim que tínhamos tomado conta daquilo tudo!

Colocado por: branco.valterO Filipe I de Portugal foi até o melhor dos Filipes de Espanha, isso não quer dizer que tenhamos benificado seja o que for com isso.
    Correcção:

O Filipe I DE PORTUGAL foi o melhor dos reis de Portugal e de Espanha.

Escreva isso ASSUMINDO que ele era português, porque «espanhol» é que ele não era!

O Filipe I foi um bom rei, o II foi assim-assim, o III foi uma bela****cáca.
    É páááá!
    Tivemos muitos reis que foram MUITO PIORES que o Filipe III.
    Comecemos pelos absolutamente &%$# : D Fernando I, D Sebastião, D Afonso VI...
    Em contrapartida tivemos extraordinários "primeiros-ministros" (até de D Filipe I : os tais Rui Gomes da Silva e Cristóvão de Moura).

Já agora os ataques dos Holandeses intensificaram-se depois de 1640 porque os Portugueses começaram por recuperar alguns dos territórios perdidos nos últimos 60 anos. Um exemplo disso foi Luanda, que foi reconquistada por uma força vinda do Brasil.
    Para além de Luanda, também Malaca, Gale e Negumbo (estas no Ceilão), etc., foram conquistadas pelos Holandeses após 1640.

A reconquista de Angola (Luanda) por um exército que atravessou o Atlântico para derrotar os holandeses, é absolutamente ÉPICO !

Há muitos factos históricos que deviam ser mais bem conhecidos.
    Foram os espanhóis que "inventaram" as viagens através do Atlântico em grandes «comboios», com navios mercantes protegidos por navios de guerra. E os nossos comerciantes aproveitaram muitas vezes a boleia.
    Tenho um «avô» do séc. XVII, de Viana do Minho, que tinha uma pequena frota com que fazia trato de açúcar do Brasil. Foi um dos que aproveitava esses «comboios».

Por outro lado, em 1639 (em pleno reinado do tal rei Filipe III), organizou-se uma enorme Armada (46 navios, dos quais 26 galeões...). O objectivo era manter-se na costa brasileira durante 2 anos, para ajudar à reconquista do Brasil «holandês».
    2/3 dos navios e dos tripulantes eram ESPANHOIS. Mas o Almirante (ou, como se dizia na altura, o "general-de-mar-e-terra das armadas de Portugal e Castela") foi o PORTUGUÊS Fernando de Mascarenhas.

(É costume dizer-se que os espanhois não mexeram uma palha para defender as colónias portuguesas... aqui está uma prova em contrário!)

O resultado desta expedição foi mau, porque o Almirante - ou todo o comando - era demasiado frouxo para uma Armada demasiado grande. Além disso defrontou várias tempestadas que a reduziram. Mas as forças desembarcadas serviriam para alimentar a luta que acabaria por expulsar o Holandês.
    •  
      GF
    • 14 março 2012

# 23

Ricas lições de história.... logo que eu faltava as aulas ..... ;)
  3.  # 24

Colocado por: Luis K. W.Pouco antes de 1640, em muitas zonas da América do Sul "espanhola" os portugueses dominavam o comércio, e as forças armadas «reais» eram maioritariamente (nalguns locais, quase integralmente) constituídas por portugueses.

Afinal sempre estavam muitos militares portugueses a defender as colónias espanholas

Colocado por: Luis K. W.O resultado desta expedição foi mau, porque o Almirante - ou todo o comando - era demasiado frouxo para uma Armada demasiado grande.

Ou seria que os espanhóis não queriam mexer uma palha para defender colónias portuguesas?

Luis K. W... não interessa muito se as cúpulas do poder se dão bem ou não (a família Bush dá-se bem com a família real Saudita, e os povos... dão-se bem?). Muitos problemas, conflitos e guerras vieram de casamentos entre casas reais e de repente... zás... um sucessor de um reino é o rei de um país rival e agora? Como se todos os povos fossem apenas pedras e calhaus, propriedade privada dos seus Reis e agora passassem a ser representados pelo Rei do pais rival... e como um rei nunca vem só... a porcaria começa.

Ainda hoje com a união europeia, acho piada, aos espanhóis quando lhes interessa somos todos europeus... quando não lhes interessa somos corridos à pedrada. Lembro-me do Presidente Jorge Sampaio a perguntar "Podemos ao menos ganhar uma obra em Espanha?" Lembro-me que tivemos que enviar barcos com baterias anti-aéreas para as selvagens para evitar que a força aérea espanhola as sobrevoasse e fossem pescadores espanhóis para lá. Lembro-me que eles não aceitam as divisões das aguas territoriais no Algarve apesar de serem definidas pela ONU. E lembro-me de ler no Expresso que as redes de pescadores portugueses no lado espanhol são cortadas

Se isto acontece agora, imagine antes de 1640. Se ainda hoje há focos de tensão em Espanha é porque não existe união e sim submissão e mais cedo ou mais tarde vão dar problemas em Espanha como sempre deram (há pouco tempo lembro-me de Galegos a queixarem-se que estão a aspanholar o idioma Galego na televisão e no ensino e que aquela não é a forma correcta de ser falada)

A União Europeia vai pelo mesmo caminho... quando não se respeitam os povos e as culturas como uma identidade própria dá-se um passo para a desgraça. O espaço Schengen é uma utopia e o Federalismo Europeu é outra ainda maior. A UE é forte se forem 27 países independentes em cooperação, se forem 20 e tal pseudo-países vergados a 2 ou 3 vai colapsar.

Como é que eu posso confiar numa Instituição, em que um dos membros mais influentes espeta facadas nas costas de outros membros para recapitalizar a sua banca?
    Concordam com este comentário: branco.valter
  4.  # 25

Estou 200% de acordo com o sobreiro!!

Longe de mim defender uma "união" com a hegemónica Castela!

O que eu defendi foi apenas que:
    1, o maior rei da História foi Português, e chamava-se Filipe , o primeiro deste nome.
    2, Portugal não perdeu a independência durante o período Filipino.

(eu não disse que não havia portugueses a defender colónias espanholas! Lembre-se que, por serem da coroa espanhola, pertenciam ao Rei, ao nosso Rei)
  5.  # 26

0.0172 seg. NEW