Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Vou adquirir uma moradia de 2 pisos que já esteve habitada e tenho algumas questões sobre o aquecimento central.
    A moradia tem a instalação das tubagens para o aquecimento central, mas os antigos donos removeram a caldeira a gasóleo e os radiadores de parede.

Em relação às questões:

1) Qual o sistema mais eficiente? Caldeira a gasóleo (considerando todos os contras da sugidade, maior exigencia de manutenção, necessidade de entrar um camião até à garagem p abastecimento, cheiros...), caldeira a gás (infelizmente não consigo encontrar online a disponibilidade da rede de gás natural na minha zona - Alpiarça) ou bomba de calor.
    Devo acrescentar que a tubagem do aquecimento vai até ao sotão onde se poderia ligar também paineis solares para pré-aqucer a água.

2) Nesta questão de aquecimento central já pesquisei alguma informação sobre o aquecimento das águas sanitárias quer utilizando o mesmo sistema ou com um sistema independente. Acham que é vantajoso ter o sistema integrado?

3) Em relação à cozinha, como os antigos donos partiram a pedra da bancada para remover os moveis e electrodomesticos vou ter que fazer tudo, mas estou indeciso entre adquirir placa de indução ou continuar com bicos de queima de gás. Podem-me ajudar neste campo? Mesmo se consegui-se ligar-me ao gás natural a placa de indução é mais eficiente? E os fornos? Devo ter em consideração apenas a potencia eléctrica e o volume (gosto muito de reunir toda a familia em casa e cozinhar para todos - cerca de 10 a 12 pessoas)?

Agradeço desde já a vossa disponibilidade para qualquer informação.

Um Abraço,
    Luís Fontainhas
  2.  # 2

1) Qual o sistema mais eficiente? Caldeira a gasóleo (considerando todos os contras da sugidade, maior exigencia de manutenção, necessidade de entrar um camião até à garagem p abastecimento, cheiros...), caldeira a gás (infelizmente não consigo encontrar online a disponibilidade da rede de gás natural na minha zona - Alpiarça) ou bomba de calor.
    Devo acrescentar que a tubagem do aquecimento vai até ao sotão onde se poderia ligar também paineis solares para pré-aqucer a água.

2) Nesta questão de aquecimento central já pesquisei alguma informação sobre o aquecimento das águas sanitárias quer utilizando o mesmo sistema ou com um sistema independente. Acham que é vantajoso ter o sistema integrado?

3) Em relação à cozinha, como os antigos donos partiram a pedra da bancada para remover os moveis e electrodomesticos vou ter que fazer tudo, mas estou indeciso entre adquirir placa de indução ou continuar com bicos de queima de gás. Podem-me ajudar neste campo? Mesmo se consegui-se ligar-me ao gás natural a placa de indução é mais eficiente? E os fornos? Devo ter em consideração apenas a potencia eléctrica e o volume (gosto muito de reunir toda a familia em casa e cozinhar para todos - cerca de 10 a 12 pessoas)?

Um Abraço,
    Luís Fontainhas

Se já tem pré-instalação então só tem que colocar os radiadores e uma fonte de calor, como o gasoleo está carissimo pode optar por caldeira a lenha/ Pellets ou bomba de calor.
    Em qualquer dos casos pode colocar um depósito para as AQS, e se colocar um painel solar fica com o assunto resolvido e não necessita de colocar gás em casa e então já pode colocar uma placa de indução.
    Qual as dimensões da moradia?
    Qual a localização da moradia?
    Concordam com este comentário: ze79
  3.  # 3

Boa noite,
    Também ponderei sobre a caldeira a lenha (principalmente pq os meus pais têm na casa deles um "cilindro a lenha" para as AQS e lembro-me do conforto que tirava disso) mas o unico inconveniente que encontro é depender do operador, ou seja, se não conseguir "arranjar um caldeireiro" para me acender a caldeira tou feito. Só quando chego no final do dia a casa é que posso acender a caldeira - logo o tempo de aquecimento até termos todas as condições de aquecimento é ainda longo - e assim que nos vamos deitar mais ninguém durante a noite vai meter lenha à caldeira - pela manhã tá tudo frio!

Pelo que entendi na vossa informação não defendem o gás (por algum motivo em especial? preço, manuseamento...) e falam também da bomba de calor. Para a bomba de calor ainda não tenho muita informação. É mesmo eficiente?

Para as dimensões estamos a falar de um piso térreo com cerca de 100m2 (cozinha + despensa, sala de almoço, sala, hall, 3 quartos - 1 c wc, 1 wc comum) e um piso superior com cerca de 50m2 (sala, wc, 1 quarto e 1 escritório - as áreas de águas furtadas já não têm instalação p/ montar os radiadores).

A localização é na vila de Alpiarça - Santarém (ribatejo).

obrigado,
    Luís Fontainhas
  4.  # 4

A caldeira a gás proporciona conforto ao nivel da bomba de calor, e consegue programar o aquecimento de modo a quando chega a casa já ter a casa climatizada mas se os radiadores não forem bem dimensionados e não tiver gas natural irá gastar mais euros.
  5.  # 5

Boa noite,
    Concordo com a informação, mas tem ideia como posso consultar a disponibilidade da rede de gás natural? Sei que em algumas ruas de Alpiarça foram instaladas as tubagens de gás mas não em todas. Como posso saber se na rua em questão existe ou não ligação? Se não existir é possivel solicitar a instalação?

Obrigado,
    Luís Fontainhas

0.0124 seg. NEW