Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas, neste momento esto a negociar um terreno na zona de Palmela, ja fui a câmara para saber o que se podia construir nesse terreno, mas para ser sincero vim com mais duvidas que as que levava, vou agora descrever o terreno:

    Classe de Agro-florestal categoria 1 art 19º PDM
    índice de construção 0.06
    propriedade com 9.750m
    are máxima de construção 500 metros
    numero máximo de fogos 2 em edifício único.

    condicionantes:

    linha de agua:
    existe linha de agua cadastrada na carta militar, sujeite a uma faixa não edificação de 10 metros para cada lado mesmas sendo que qualquer construção a implantar a menos de 100metros dessas, carece de parecer favorável da CCDR -Domínio hídrico nos termos n7 do artigo da lei 58/2005 de 29 Dezembro.

    linha de media e alta tensão:
    a propriedade esta atravessada por linhas de media ou alta tensão deve ser consultado a rede eléctrica nacional.

    duvidas minhas

    electricidade:
    1ºDUVIDA- passa uma linha de media tensão, gostava de saber se e possível desviar o poste mais o menos 10m, o poste não e daqueles enormes mas sim os vulgares de baixa tensão, se alguém me poder dar uma ideia de custos agradecia, basta desviar 1 poste que a linha deixa de passar no meio e passa a passar no limite da quinta.

    linha de agua:
    2ºDUVIDA- poder a CCDR Domínio Hídrico não autorizar a construção? as linhas de agua são duas, e passam nas extremidades do terreno.

    3ºDUVIDA- o terreno fui medido a 29anos, nessa altura as técnicas de medição eram algo limitadas, gostava de saber se a margem de erro e possível ser de 250m, pretendi saber isso, pois pretendo dividir o terreno após a compra e a informação que tenho e que para dividir terreno tem que ter mais de 10000m sendo assim faltam 250m, gostava também de saber quem devo contratar para fazer uma medição do terreno e se possível uma ideia de custos que vou gastar com a medição do terreno.

    4ºDUVIDA- aqui no fórum já vi relatos de varias pessoas que comprar terrenos que tinham dividas, sendo depois responsável pela mesma divida, pretendi saber a que identidade devo ir para saber como esta este terreno.

    desde já obrigado pela atenção:
    John de Almeida Cabral
  2.  # 2

    Colocado por: sirjohn

    duvidas minhas

    electricidade:
    1ºDUVIDA- passa uma linha de media tensão, gostava de saber se e possível desviar o poste mais o menos 10m, o poste não e daqueles enormes mas sim os vulgares de baixa tensão, se alguém me poder dar uma ideia de custos agradecia, basta desviar 1 poste que a linha deixa de passar no meio e passa a passar no limite da quinta.


    É possivel desviar. Não sei os custos. Faz um pedido, e aguarda resposta.


    linha de agua:
    2ºDUVIDA- poder a CCDR Domínio Hídrico não autorizar a construção? as linhas de agua são duas, e passam nas extremidades do terreno.



    Ter linhas de agua não é condicionante para não poder construir. Desde que cumpra os afastamentos obrigatórios por lei.


    3ºDUVIDA- o terreno fui medido a 29anos, nessa altura as técnicas de medição eram algo limitadas, gostava de saber se a margem de erro e possível ser de 250m, pretendi saber isso, pois pretendo dividir o terreno após a compra e a informação que tenho e que para dividir terreno tem que ter mais de 10000m sendo assim faltam 250m, gostava também de saber quem devo contratar para fazer uma medição do terreno e se possível uma ideia de custos que vou gastar com a medição do terreno.


    É possivel voltar a medir o terreno. Terá que comprar as coordenadas ao Instituto Cadastral, e com um GPS colocar estacas provisorias nos locais, sendo depois novamente visitado por eles, que confirmando a veracidade das estacas, permitindo-lhe então, mexer nos marcos. A informação da área de 1 hectare para poder dividir é falsa. Se o terreno tiver algo que o divida -linhas de agua, caminhos publicos-poderá ser dividida por aí. Repare que só pode didivir uma vez cada 10 anos, e ao dividir tem que ter área minima para pode construir. A área necessária para poder desanexar com base no tamanho, é 4 hectares.

    PS: Coordenadas por cada marco salvo erro 25€ cada, com redução a partir de um certo numero.


    4ºDUVIDA- aqui no fórum já vi relatos de varias pessoas que comprar terrenos que tinham dividas, sendo depois responsável pela mesma divida, pretendi saber a que identidade devo ir para saber como esta este terreno.

    desde já obrigado pela atenção:
    John de Almeida Cabral


    Dirija-se á conservatoria do registo predial respectiva, e peça uma certidão de teor actualizada desse terreno. Aí virão todas as informações sobre ónus e encargos do imovel.
  3.  # 3

    obrigado senhor Parreira,
    mas a uma parte que não entender bem

    Repare que só pode didivir uma vez cada 10 anos, e ao dividir tem que ter área minima para pode construir. A área necessária para poder desanexar com base no tamanho, é 4 hectares.


    a informação que tenho e que se o terreno tiver 10.000m pode ser dividido por 2 de 5000m, estes 5.000m e o mínimo que o PDM pede para construção fazendo as contas 5000 x 0.06 = 300m de construção. o senhor esta a dizer que tinha que ter 4 hectares que e 40.000m para poder dividir o terreno e isso que o senhor esta a dizer???????
    seria possível indicar que tipo de empresa tenho que contactar para medir o terreno.

    obrigado pela atenção
  4.  # 4

    Colocado por: sirjohnobrigado senhor Parreira,
    mas a uma parte que não entender bem

    Repare que só pode didivir uma vez cada 10 anos, e ao dividir tem que ter área minima para pode construir. A área necessária para poder desanexar com base no tamanho, é 4 hectares.


    a informação que tenho e que se o terreno tiver 10.000m pode ser dividido por 2 de 5000m, estes 5.000m e o mínimo que o PDM pede para construção fazendo as contas 5000 x 0.06 = 300m de construção. o senhor esta a dizer que tinha que ter 4 hectares que e 40.000m para poder dividir o terreno e isso que o senhor esta a dizer???????
    seria possível indicar que tipo de empresa tenho que contactar para medir o terreno.

    obrigado pela atenção


    Carissimo:

    Vc não pode "pegar" num terreno e dividi-lo só porque lhe "apetece". Tem que ter um motivo plausivel para tal. Se vc tem um terreno com 10000m2, e um caminho publico atravessa-lo ao meio, então pode dividir em 5000m2 para cada lado. Agora se um terreno é um rectangulo, sem nada que o divida naturalmente, não o pode dividir como diz. ( a não ser que faça um loteamento, com caminho, espaços verdes, infraestroturas, por exemplo e por aí consiga)

    Se lhe referiram que a área para tal, seria os 10000m2, a informação é errada. O que a lei diz, também não é linear. A lei refere que em terrenos com a área superior á área de cultivo, poder-se-á dividir dáda a área. (considera-se 40000m2)

    Se vc tiver duvidas em relação a esta ultima informação, dirija-se ao Instituto Geográfico e coloque a sua questão.

    Se quiser medir o terreno, isso será o ultimo passo. Primeiro há que colocar os "marcos" correctamente. Um Engenheiro ou um Topografo conseguem facilmente medir-lhe com rigor o terreno.

    PS: Se for do Ribatejo, diga-me que lhe indico alguem.
  5.  # 5

    obrigado pela informação senhor Parreira, eu só da zona de Palmela Setúbal.
  6.  # 6

    3ºDUVIDA- o terreno fui medido a 29anos, nessa altura as técnicas de medição eram algo limitadas, gostava de saber se a margem de erro e possível ser de 250m, pretendi saber isso, pois pretendo dividir o terreno após a compra e a informação que tenho e que para dividir terreno tem que ter mais de 10000m sendo assim faltam 250m, gostava também de saber quem devo contratar para fazer uma medição do terreno e se possível uma ideia de custos que vou gastar com a medição do terreno.

    Comprei um terreno em Palmela a uns meses atrás numa zona de quintinhas e a área que tinha na caderneta eram 11500M2, quando foi feito o levantamento topográfico, veio-se a verificar que afinal a área são 12497 M2, como vê é possivel essa metragem não estar correcta

    Cupts
  7.  # 7

    obrigado pela ajuda ao senhor Parreira e ao senhor marjoao.
    em questão de dividir o terreno penso que o senhor parreira esta mal informado, pois hoje fui a câmara e eles disseram que e possível.

    relativo a Portaria 202/70 que estipula as unidades mínimas de cultura em Portugal. Esse diploma determina que, no distrito de Setúbal, deverá ser observada uma área mínima de 0,5 ha (hectares), que equivale a 5.000 m2 de área, para a cultura hortícola de regadio.
    Daí se conclui que, para dividir a propriedade, em termos de cadastro (porque existem várias formas de dividir uma propriedade – Destaques solicitados às Câmaras Municipais, Decisões judiciais, Cadastro geométrico, entre outras), serão necessários 10.000m2 comprovados por levantamento topográfico, que equivale dizer 1ha, para que possa haver a possibilidade de dividir a propriedade em duas.

    se pretender ver melhor mande-me o seu mail que eu mando o ficheiro onde dis isto mesmo.

    para o senhor marjoao pretendia saber passo por passo como devo fazer levantamento topográfico, e onde devo ir para tratar de todos os documentos. esto a pedir isto pois o senhor ja tem experiência nesta processo, se fosse possível dar essa informação.
  8.  # 8

    Mas eu não referi que era impossivel dividir. Referi, que não havendo nada que divida o terreno naturalmente, e não fazendo nenhum loteamento, dividir, apenas com base nos 10000m2, não seria possivel.

    Já vi que refere aí legislação. Sim, poderia estar errado, tanto que tal está já, confirmado. A unidade de cultivo não é necessariamente igual em todo o territorio nacional.

    Cumps
  9.  # 9

    Boa Tarde

    Sirjonh não pense que tem sido facil tratar de toda a documentação necessária para a construção, não percebendo nós nada disto.
    No nosso caso quem tratou do levantamento topográfico foi o arquitecto responsável pelo projecto.
    A primeira coisa que fizemos foi pedir informação ca Camara sobre a viabilidade de construção, tendo esta sido favorável fomos ás finanças e a Conservatória do Registo Predial pedir tb as respectivas informações, a partir daí foi começar então a tratar do projecto para ser aprovado ( e foi em 2 meses)

    Em que zona é esse terreno??

    Cuptos
  10.  # 10

    o terreno e no lau. obrigado pela ajuda de ambos.
  11.  # 11

    Ola , alguem sabe se á a posibilidade de construir alguma coisa num terreno em reserva natural? nem que seja um barraco para guardar animais ,e o trator ...o terreno tem 30.000 m2.
  12.  # 12

    Boa Tarde PedroBraga,
    Se realmente for só para animais e máquinas, tem a hipotese de construir um abrigo em madeira, a CARMO tem muita coisa do género, se realmente for mais que issso, o melhor é realmente consultar o Dep. Urbanismo da sua Cãmara Municipal para tirar as suas dúvidas
 
0.0169 seg. NEW