Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: manéliiOlá

    Tenho um terreno onde queria fazer um poço ou um furo para ter água para rega de umas árvores e pouco mais.

    À primeira vista o terreno tem água não muito profunda (tem la um local com bambu e juncos), e isso costuma ser sinal de água à superfície, ou perto.
    Estive a ler os comentários aqui no fórum sobre furos (sobre poços há muito pouco). Os preços dos furos e respectivo sistema de extracção assustaram-me.
    Se houver água não muito funda compensa mais fazer um poço de 5-8 metros, manilhado, ou mesmo assim, é melhor furo?
    É que com um poço manilhado posso colocar lá um simples motor de rega a petróleo ou mesmo um eléctrico sem grandes complicações e ficará bem mais barato que um sistema de furo (suponho eu).

    Alguma opinião que possa ajudar?
    Obrigado
  2.  # 22

    Colocado por: Paulo Relvao


    Se acha que tem agua perto da superficie, aconselho para não cair na mesma asneira que eu caí a falar a uma máquina para sondar no terreno se realmente aparece água ou não. Se não aparecer é voltar a tapar o buraco. Se der água, é só mandar vir uns aneis e colocar. Fiz um no ano passado com 7 metros de profundidade com aneis de 2.20m de diâmetro interior e ficou em cerca de 1600€. Só que não deu água como estávamos à espera. Se tenho feito primeiro uma sondagem, gastava dinheiro no tempo da máquina!
    • LuB
    • 11 agosto 2017 editado

     # 23

    Da forma como as coisas estão talvez fosse melhor fazer poços. E fazer caves...
    Se isto da política entre estados "nucleares" der pró torto, ficamos sem água, sem luz e assim.
    Voltamos à pré história...
    • MDA
    • 13 agosto 2017

     # 24

    Furos requerem licenciamento, poços até 20m requerem apenas notificação, vão ler a legislação antes de postarem informações erradas.
  3.  # 25

    Colocado por: MDAFuros requerem licenciamento, poços até 20m requerem apenas notificação, vão ler a legislação antes de postarem informações erradas.


    Consegue orientar-me para encontrar essa legislação?

    Em todo o caso, a exigência de apenas uma notificação não iliba a vigilância da regra dos 100m, certo? Isto é, a regra de não poder fazer um poço a menos de 100m de um outro poço ou furo (legais).
 
0.0106 seg. NEW