Iniciar sessão ou registar-se
    • mafb
    • 14 março 2012 editado

# 1

Viva,

tenho um projecto de uma moradia a ser construída na zona da margem sul do Tejo (concelho do Seixal) e após ver tantas e tão úteis contribuições dadas pelos frequentadores deste forum a outros projectos, trago aqui o meu para enfrentar o duro teste do vosso crivo. :-)

Não vou comentar mais para não viciar as vossas opiniões, deixo apenas as seguintes indicações:
    - este projecto está no limite das áreas que podem ser construídas, cerca de 100m2 por piso.
    - a direcção norte fica sensivelmente no canto superior direito das plantas

Fico à espera dos vossos comentários e estejam à vontade para pedir qualquer outro tipo de informação que acham relevante.

Marco
    • mafb
    • 14 março 2012

# 2

Planta 1o andar.
    • mafb
    • 14 março 2012

# 3

Muros e alçados.
  1.  # 4

Na IS do andar a porta interfere com a zona de manobra e rotação. Tem a certeza que isso é aprovado assim?
  2.  # 5

Ainda relativamente às acessibilidades sendo um T3 não existe a necessidade de ter um dos quartos no r/chão?
    • mafb
    • 14 março 2012

# 6

Olá,

Bem, este projecto já foi para a câmara e voltou rejeitado apenas porque originalmente tinha previsto uma cave que não foi autorizada. Agora estamos a ajustá-lo à nova realidade de não ter cave. Não foi nada apontado referente às acessibilidades.

No projecto das acessibilidades (que não tenho aqui em formato digital) o quarto "acessível" seria o do 1º piso que fica em cima à esquerda nas plantas.

Obrigado,
    Marco
  3.  # 7

Pois cada câmara tem as suas leis próprias, em algumas o facto de o quarto acessível ser no 1º piso obrigam à instalação de uma plataforma elevatória na escada.
    Sobre as opções arquitectonicas e os aspectos funcionais não tenho por habito pronunciar-me mas não acho que a varanda com 50 cm sirva para alguma coisa e tb não gosto da platibanda a esconder um telhado tradicional
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 8

Meus comentários....

Pérgula
    Vai entrar/sair sempre de marcha atrás com o carro?
    Não prevê usar a parte de trás da casa para virar o carro?

Largura da pérgula/portão
    Eu optaria, se possível, torna-lo mais largo, tipo 3,5m.
    No futuro se tiver de entrar com um carro maior terá dificuldades...

Sala/Hall/Escadas
    Tem muita área para aquecer/arrefecer... :-)
    Porque não uma porta entre hall/jantar?
    Porque não uma porta à entrada/saída das escadas? Isolamento térmico e acústico....

Acessibilidades
    Não teve de ter um quarto no RC?

Suite
    Varanda com 0,5m de largura :-)?
    Muito comprida.... dá para ter duas camas frente a frente :-)
  5.  # 9

Já agora, tem algum orçamento (valor) em mente?
    • mafb
    • 14 março 2012

# 10

Sim, a varanda é inútil funcionalmente. Estamos a pensar em ter lá um mini-jardim com umas pedras ou algo do género. Não será nunca para uma pessoa ir para lá.

Quanto ao telhado, ainda está em discussão ser em telha sanduiche ou uma cobertura plana, mas nunca será em telha cerâmica. Não estou muito por dentro dos prós e contras de ambas as soluções uma vez que já tive opiniões em direcções contrárias.
    • mafb
    • 14 março 2012

# 11

Olá mafgod,

pegando na divisão que fez:

Pérgula: nunca pensei em ter espaço para virar o carro dentro de casa. Estou habituado a ter que meter ou tirar o carro em marcha-atrás, acho que as manobras para virar o carro dentro de casa seriam mais trabalhosas do que fazê-lo no exterior e entrar de marcha-atrás (a rua à frente da casa não tem saída, portanto não há passagem regular de carros)

Largura da pérgula: alargar a pérgula significaria ter que diminuir na casa, uma vez que a pérgula está a ir até à extremidade do terreno. Está fora de hipótese por agora.

Sala/Hall/Escadas. A questão do isolamento para conseguir climatizar estas áreas preocupa-me. Enquanto que na sala de jantar podem ser instaladas portas para isolar o espaço, Na sala de estar ainda não sei como o fazer sem "compartimentalizar" visualmente o espaço. A ideia é ter a "vista desafogada" entre sala/hall e escadas, mas isso tem forte impacto no conforto térmico e acústico (ou então um custo "upa upa"). Conhecem alguma solução alternativa a criar aqui paredes rnomais? Estive a pensar numa parede de vidro, mas não vi ainda soluções destas já implementadas.

Acessibilidades e Suite: está na resposta acima.

Suite: sim, é comprido. A ideia é ter na parede oposta à cama uma zona de descanso com uns cadeirões grandes ou algo do género. Um tipo de espaço de estar mais privado.

Obrigado pelo comentário,
    Marco
    • mafb
    • 14 março 2012

# 12

Quanto a valores, tenho um orçamento preliminar por 140k€, chave na mão. Digo preliminar porque ainda não há projectos de especialidade feitos e foi uma primeira aproximação feita por um construtor conhecido. Estou à espera de ter os projectos todos para aí sim orçamentar a obra correctamente.
  6.  # 13

foi feito por arquitecto?
    o espaço está muito compartimentado e compartimentado não da melhor maneira, criaram-se espaços muito limitados, podia-se ter ido buscar espaço ao hall-o hall tem o mesmo tamanho da cozinha.
    podia-se ter dividido a organização e não colocar o hall a meio de sala de estar e sala de jantar. vai-se atravessar sempre"" o hall para ir para a sala de jantar
    porque é que a sala não é fechada do hall? em termos térmicos não é nada bom

no primeiro andar a organização está melhor, mas continua a haver muitas esquinas dobras, que podiam ter sido evitadas.
    em termos formais, o projecto é pouco elaborado
    você é que falou num duro teste : )
  7.  # 14

Para além do que já foi comentado, eu pensava em trocar a sala de jantar com a cozinha. Assim:

- sempre que for às compras e quiser descarregar o carro, se tiver uma porta directa, é mais fácil;
    - permite ficar com uma cozinha maior (pessoalmente, prefiro uma cozinha maior em detrimento da sala de jantar);
    - podia resolver a situação do "muito espaço" para aquecer.

O facto de ter a zona de lavandaria ao lado da cozinha actual pode não ajudar a esta troca, mas mesmo assim preferia fazê-la.

Um outro pormenor: na IS da suite vai ter o lavatório por baixo da janela? Não vai colocar um espelho? No quarto de cima à direita, já pensou em colocar a cama na mesma parede do quarto contíguo e, onde está actualmente a cama, fazer o roupeiro? (Ok, é uma solução muito "rebuscada", mas permitia ganhar o espaço do roupeiro na IS comum, por exemplo)
  8.  # 15

Colocado por: Fernando Gabrielo espaço está muito compartimentado e compartimentado não da melhor maneira, criaram-se espaços muito limitados

O Fernando Gabriel tocou no ponto essencial!
    Isto é claramente um Projecto pensado em Planta (afastamentos e distancias regulamentares, etc) e pouco pensado para se viver!

Onde é que é o Norte nas Plantas?

Já vi que jantar é o que mais gosta de fazer em sua casa, pela importância e áreas que disponibilizou para o efeito! :-)
    Onde vai por a TV , em frente das Janelas? Ou vai por os sofás de costas para as janelas ?
    Que varanda porreira pá! Quase quase que dá para por uma cadeira para ler o jornal!

Mas o Telhadinho está lá para os vizinho verem! :-)
  9.  # 16

mafb

dentro do que ai está, nº de divisões, distribuição das mesmas, esquema funcional, etc...podia ter um melhor projecto, isso está muito mal desenhado e não se compreende o porque de hoje em dia se estar a desenhar uma casa com os mesmos defeitos dos anos da pato bravisse do seculo passado, ora vira para aqui um bocadinho de parede ora vira para ali outro, enfim e no fundo temos um espaço intrincado sem muita logica funcional, repare que a tal wc acessivel até está mal, a porta não pode sobrepor-se ao circulo, terá que abrir para fora ou ser de correr ou então não se sobrepor.
    aquela wc no rc é tão limitativa onde está, só atrapalha uma possivel boa conjugação da cozinha com a lavandaria o tal arrumo e o patio, que até dava para fazer algo mais agradável. enfim tudo muito cotadinho e tal mas um mau projecto.
    ah a nivel estetico até pode ser por ai mas bem desenhado.
  10.  # 17

Acrescento ao que já aqui foi dito, pelo Zedasilva, Fernando Gabriel, Wally e Marco1, que as rampa automóveis e do percurso acessivel exterior, poderiam estar mais simplificadas.
    Parece-me ser possivel, respeitando a Lei das acessibilidades, eliminar, tanto a rampa pedonal de acesso ao apendre de entrada, bem como os degraus existentes...
    O portão pedonal, ficava melhor frente ao acesso formal. O portão da garagem, aplicar um de correr. A rampa dentro do lote começava mais cedo, etc...
  11.  # 18

Trata-se de uma arquitectura banal que nem sequer se rege por alguma legislação, nomeadamente a Lei das acessibilidades, apesar de querer aparentar isso.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  12.  # 19

Se o terreno deixar deixe as divisorias a 90 graus.
  13.  # 20

Colocado por: Ivo78Se o terreno deixar deixe as divisorias a 90 graus.

Está a referir-se a quê?!

0.0219 seg. NEW