4 - A fruição do benefício previsto no n.º 2 fica sem efeito, devendo as importâncias deduzidas, majoradas em 10 %, por cada ano ou fracção, decorrido desde aquele em que foi exercido o direito à dedução, ser acrescidas à colecta do IRS do ano da verificação dos factos, se aos participantes for atribuído qualquer rendimento ou for concedido o reembolso dos certificados, salvo em caso de morte do subscritor ou quando tenham decorrido, pelo menos, cinco anos a contar da respectiva entrega e ocorra qualquer uma das situações definidas na lei. (Redacção dada pelo artigo 144.º da Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro)
Colocado por: hangasMas e se eu quiser regularizar a situação sem resgatar o PPR?
Colocado por: BadKarmaNum outro fórum disseram-me que o que tem a ver com a casa (prestação+juros) mantêm-se mais este ano..
É melhor esperar pela carta do banco, ou não enviam?
Colocado por: FD
Vai entregar uma declaração de correcção e vai pagar a multa (35€?) e o respectivo diferencial na liquidação do IRS, acrescido de juros.
Colocado por: hangas
Já regularizei esta situação e deixo aqui o meu comentário.
Submeti uma declaração de substituição removendo apenas a linha que dizia respeito a esse PPR. Fiz uma simulação e dava uma diferença de cerca de menos 70 Eur no reembolso. Chegou há dias uma nova declaração de IRS e uma nota de cobrança para pagar 74 Eur.
Pelos visto não paguei multa nenhuma, apenas o valor da diferença. Fiquei surpreendido pela positiva, devo dizer. Segundo me disse o consultor financeiro da empresa onde trabalho, tal deveu-se ao facto de o ter feito dentro de 1 ano desde a data da primeira declaração, e que nesses casos não costuma haver lugar a multa.
Colocado por: becasNão contava muito com isso. A cobrança da multa chega com muito tempo de atraso e numa nota separada. Das duas vezes que me aconteceu(uma entrega fora de prazo e outra que tive de substituir), cobraram sempre a multa. O fisco tarda, mas não falha (oxalá eu me engane!).
Colocado por: hangas
Eu já recebi as duas cartas. Uma com a nova demonstração que indicava que a nota de cobrança seguia numa outra carta. E recebi 1 semana mais tarde a referida nota de cobrança.
Acha que ainda poderei receber uma outra com a multa? :(