Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: Luis K. W.Há uma série de pequenas coisas com que não concordo neste projecto. Continuo à espera que alguém as enumere (JoaoA, é a sua deixa).
    Por exemplo:
    O ESCRITÓRIO só tem luz num canto (o pior sítio possível).
    A janela do VESTIÁRIO tem um roupeiro na frente.
    A janela da casa de banho da suite fica atrás da banheira (não é lá muito prático, pois não?).
    A porta da casa de banho da suite abre ao contrário.
    A sala de jantar tem vista para um portão do estacionamento.
    A sala de jantar mais parece uma zona de circulação.
    A cozinha não tem janela.

Estou a perder o jeito, tenho de voltar a frequentar o fórum mais assiduamente. A maior parte dos pormenores de que fala aqui escaparam à minha atenção. Sim, são de facto coisas importantes que deveriam ser corrigidas.
  2.  # 42

Colocado por: Luis K. W.JoaoA, é a sua deixa

Obrigado Luís, mas este pobre desgraçado vai ter a vida inteira para perceber onde se meteu!

Ok, há um que não resisto e tenho que dizer:
    O que eu gosto mais é da zona de duche toda envidraçada para o exterior mesmo ao lado da entrada da casa!
    O Projectista deve ter pensado que as visitas iam gostar de ver a mulher do mittch toda descascada a tomar banho, antes de entrarem em casa!

Aqui poupa 10%
    • mittch
    • 17 março 2012 editado

# 43

Colocado por: Luis K. W.
    Há uma série de pequenas coisas com que não concordo neste projecto. Continuo à espera que alguém as enumere (JoaoA, é a sua deixa).
    Por exemplo:
    O ESCRITÓRIO só tem luz num canto (o pior sítio possível). Concordo com o comenário.
    A janela do VESTIÁRIO tem um roupeiro na frente.
    Como já referi atrás as vistas 3d sao anteriores ao projectos final. Houve pequenas alterações a nivel das janelas. na direção da janela do vestiário irá ficar uma sapateira.

A janela da casa de banho da suite fica atrás da banheira (não é lá muito prático, pois não?). Já alterado em projecto.
    A porta da casa de banho da suite abre ao contrário.
    Visto ser a casa de banho das acessibilidades, a porta terá de abrir para fora.

A sala de jantar tem vista para um portão do estacionamento.Ou isso, ou vista para um muro. Aí não havia muito a fazer.
    A sala de jantar mais parece uma zona de circulação.
    A ideia é ser cozinha + copa. Será a zona mais social da casa.

A cozinha não tem janela.

Não percebo o que é a linha entre o átrio de entrada e a sala. Gostava de ver o corte AA.Esta linha é um degrau. Na sala, a primeira parede visivel será a da cozinha. A escada será de vão em ferro. Pretendo criar um mini jardim debaixo das escadas.
    Não percebo o que são os "volumes" no topo dos roupeiros, nos dois quartos.
    Serão secretárias para os miudos estudarem.

Mas voltemos às casas de banho de 9m2 e de 13m2.
    Pois não.
    E eu peço desculpa por não ter visto o ELEVADOR que levará a cadeira-de-rodas do rés-do-chão para o primeiro-andar.
    Onde é que ele está?Não há. Mas poderá haver a posteriori uma plataforma elevatoria nas escadas.

(relembro: 9m2 + 13m2...)
    Para CIRCULAR?!? Para circular tem os corredores. As casas de banho não servem para circular.
    Aliás, como a maior parte do tempo que passamos na casa de banho é a... hmmm... é sentado, não percebo porque é que as suas casas de banho não têm DUAS sanitas!

Tenho a impressão que quando a Dona Mittch se zangar o sr Mittch já tem (este) sítio onde dormir...

E eu agradeço o seu agradecimento.

Por último.
    Deve haver aí um erro de cálculo no custo da construção dessa casinha.... 150-175mil euros??
    LOL!
    Não percebi.
  3.  # 44

Pense bem nessa coisa do degrau na sala e das secretárias naquela localização. O degrau pode ser perigoso numa sala que não é grande; as secretárias ali enfiadas fazem com que os seus filhos tenham pouca luz natural para estudar.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  4.  # 45

mittch,
    Espero que não leve a mal as minhas observações.
    Perdoe o meu tom jocoso. Eu NÃO venho para aqui afogar frustrações, venho para me distrair.
    E não estou numa de bota-abaixo. Por isso faço perguntas quando não sei do que se trata.

Algumas das suas respostas fazem sentido. Mas outras...

Começando pelo fim. Os tais 150-175mil euros:
    Não medi a casa, mas a olhómetro, apesar de ser "apenas" um «T4+1» (3 quartos, 1 escritório, 1 sala, 1 cozinha-com-copa/zona de comer), tem uns 250m2 de área interior coberta e habitável , certo?
    Acrescem ainda umas varandonas/terraços, mais o estacionamento + arranjos exteriores + etc.
    Para custo de construção conte aí com uns 200mil euros... + IVA, isto é, uns 245mil euros.

Não gosto desse degrau a separar o átrio da sala. A minha irmã tem uma sala com uns 75-80m2, e quando há almoços de família há sempre alguém que quase se estatela no maldito degrau que separa a zona de estar da zona de comer.

Também não consigo imaginar as secretárias (nos 2 quartos) encafuadas naquele sítio.

Colocado por: JoãoA este pobre desgraçado ...
    Pobre não pode ser. Com o que vai ter de pagar de IMI...
    Não sei quais os valores nessa zona de Aveiro (Ílhavo?), mas supondo que o coeficiente de localização é de 1,50 e que a taxa do imposto é de 0,4%, aposto que o imposto vai para uns 1.500eur/ano.

O que eu gosto mais é da zona de duche toda envidraçada para o exterior mesmo ao lado da entrada da casa!
    Vidro foscado.

...as visitas iam gostar de ver a mulher do mittch toda descascada a tomar banho, antes de entrarem em casa!
    Eu julgava que o espectáculo seria na casa de banho de 13m2, para podermos todos assistir confortavelmente sentados nas várias sanitas (e cadeiras, claro).
  5.  # 46

Colocado por: Luis K. W.Espero que não leve a mal as minhas observações.

Nós por aqui temos uma "maneira esquisita" de dizer as coisas!
    Mas independentemente do modo como o dizemos o conteúdo é na maior parte das vezes bastante assertivo !
    Tem que haver humildade para o entender!

O melhor que lhe posso dizer é para pedir a alguém que lhe refaça esse projecto!
    Pode ter um projecto melhor pelo mesmo custo de construção!

Garanto-lhe que quando pedem uma Habitação Social a um Arquitecto ele não faz um Palácio, até porque não há dinheiro para isso!
  6.  # 47

Italiano e possivel esclarecer melhor essas suas ideias pareceu que fica melhor desta forma do que da forma original...
  7.  # 48

para mim morreu aqui, um arquitecto não tem que necessariamente fazer casas para aparecer em revistas e "tambem" sabe fazer com que se facilite a construção e tendo atenção ao custo final.
    olhe o italiano que até nem é arquitecto deu logo a volta aquela lavandaria ali posta de forma básica.
    enfim mas a vida é isso mesmo, cada um paga por aquilo quer quer, embora ás vezes se pague o mesmo e com resultados diferentes, apenas houve algum preconceito ou ideia preconcebida que inquina as coisas.
  8.  # 49

Parece-me bem. Penso que nunca irá utilizar o chuveiro na IS do piso 0, seria melhor um lavatório a ocupar toda a parede. Já o preço da construção está a ser um bocado optimista, isto se contratar alguém, caso o sr seja construtor aí já acredito.
    • SACS
    • 19 março 2012

# 50

se fosse construtor, ja saberia mais ou menos knt iria gastar, e n viria para aki pg!!!
  9.  # 51

Colocado por: mittchO projecto de arquitectura foi feito por um engenheiro civil e não por um arquitecto

então devia-se chamar projecto de engenharia
  10.  # 52

Será que os Engenheiros não podem desenhar? Só mesmo num pais como Portugal e que podem dizer isso.
  11.  # 53

poder podem, ainda...pois segundo a legislação em vigor estamos ainda num periodo de transição mas depois arquitectura só para os arquitectos e engenharias só para os engenheiros.
    concerteza não acharia bem que qualquer um fizesse o seu trabalho, acabavam-se as profissões e cada um fazia tudo. Enfim talvez um dia isto vá lá.
  12.  # 54

Colocado por: branquinho.diogoPenso que nunca irá utilizar o chuveiro na IS do piso 0

Olhe, já eu acho muito bem que a única casa de banho do piso térreo tenha chuveiro. O escritório pode ser usado como quarto de hóspedes ocasionais, quarto da sogra viúva, quarto dos donos da casa para quando estes estiverem mais velhos e cansados, quarto de um 3º ou 4º filho - e seria desagradável ter de subir/descer escadas quotidianamente para tomar banho/voltar ao quarto.

Colocado por: FanitoItaliano e possivel esclarecer melhor essas suas ideias pareceu que fica melhor desta forma do que da forma original...

Fanito, fiquei com a impressão de que o desenho que aqui coloquei era bastante explícito. Sobre que ponto é que gostaria que eu o esclarecesse?
  13.  # 55

... mas depois arquitectura só para os arquitectos e engenharias só para os engenheiros.

Será? Ouvi dizer que os arquitectos poderão fazer projectos de comportamento térmico e acústico - será que não são engenharias?
  14.  # 56

se calhar não, e não se esqueça j cardoso da formação especifica que teem de ter para alem da arquitectura para o poderem fazer. eu por exemplo não posso fazer esses projectos.
    por vezes não o compreendo, não perde uma destas, afinal não concorda com o que está estabelecido na lei?? no geral?? eu cá aceito a especificidade engenharia, o j cardoso não aceita arquitectura???
  15.  # 57

Não só aceito como defendo a especificidade da arquitectura. Já a acústica e o térmico parecem-me pouco ou nada específicos da arquitectura.
    Formação específica? O marco vai desculpar-me mas nem sequer vou comentar essa "formação".
  16.  # 58

a térmica até devia ser só feita por arquitectos, quem delimita a orientação da casa e de áreas, orientação e tamanho de vãos e alguns métodos construtivos são os arquitectos.
    acústica pelos dois, é a minha opinião.
  17.  # 59

a térmica até devia ser só feita por arquitectos, quem delimita a orientação da casa e de áreas, orientação e tamanho de vãos e alguns métodos construtivos são os arquitectos.

Esta barbaridade é perfeitamente admissível ... se vier de alguém que não saiba o que é um projecto desses e pensa que se limita à orientação da casa. Em relação ao conhecimento dos métodos construtivos ... pois, é melhor ficar por aqui.
  18.  # 60

j cardoso o arquitecto começa a projectar uma casa, tem de haver uma base para existir estudo, ou então tem de se ter noção dos aspectos térmicos aquando da implantação da habitação e aquando da orientação das respectivas áreas conforme vivência do cliente.
    esta é a minha opinião, posso muda-la um dia mas agora é esta, neste aspecto da térmica acho que o arquitecto devia dominar mais a área.
    o estudo térmico de uma casa não se limita à orientação da casa como é claro - como disse implica áreas de vãos envidraçados - orientação, dimensões/percas/tipo de vidro etc, localização geográfica, altitude, características e comportamento térmico dos materiais empregues no revestimento da casa e cobertura, sistemas de aquecimento e arrefecimento, protecções físicas solares, materiais de pavimentos exteriores, orientação solar durante o ano todo, calculo de percas, entre muitos outros...

0.0234 seg. NEW