Iniciar sessão ou registar-se
    • Zegato
    • 17 março 2012 editado

# 1

boa tarde

estou a reconstruir a minha casa, e como tal iria fechar um alpendre de 4m2, ainda estou em fase de decisão se vale mesmo a pena investir algumas largas de centenas de €, só em taxas camarárias, para aumentar a área útil de habitação.

mas uma das exigências da câmara é o levantamento do alvará, por um construtor inscrito, pois bem eu pergunto aos entendidos, o pk disso?

visto a única obra real a fazer, é o levantamento de uma parede entre pilares, sem necessidade de reforço estrutural, ou outras coisas importantes, nao pode ser um familiar pedreiro a fazer. pk?

outra questão é o projecto térmico, pk?

a casa já tem 30 anos, e tenho que fazer um projecto térmico e acústico para fechar uma parede no alpendre, vou certificar aquela parede? e as restantes?
  1.  # 2

Não precisa de projecto Termico para esse tipo de intervenção, pode e DEVE ser pedido a isenção.
    A acustica, tem de fazer, para a zona intervencionada, apenas.

Os seus projectistas deveriam estar a par disto... se é que já consultou alguém, possivelmente não e apenas dispõe de dados que lhe transmitiram "de boca"...

Uma obra sujeita a procedimento urbanisitico ( é o caso visto ir alterar o exterior e as áreas da casa), tem de cumprir com varios requisitos, entre os quais o levantamento de alvará de construção , que implica ter de haver um empreiteiro geral, com alvará de construção civil para a classe de obra em curso.
    Concordam com este comentário: J.C
  2.  # 3

sim já falei com 2 arquitectos aqui da zona e ambos os 2, informaram-me de varios pontos, um deles é que provavelmente a câmara iria pedir o projecto térmico e acústico, e o de estabilidade, ao qual o ultimo o arquitecto disse que se passava uma declaração de isenção ou algo parecido, visto não se mexer na estrutura, porque penas será preciso levantar uma parede de 20, rebocar e pintar.

em relação ao encarregado geral, neste caso serve para que?
    dar garantia de uma parede?
    ser responsável por todos os requisitos de uma parede?

quer dizer por dentro da casa, ate eu posso levantar paredes que ninguém diz nada, já por fora tem que contratar um empreiteiro.

algo que me ocorre, neste momento é que isto é uma pura questão de interesses.
    • J.C
    • 17 março 2012

# 4

Eu tinha feito a parede e...Pronto. mas....
    Agora que, falou com a Camara,Arquitetos e, sabe-se lá com quem mais.
    Provavelmente vão andar á espreita.
  3.  # 5

A estabilidade, também só tem de pedir a isenção de apresentação... já que não vai ser construido e/ou intervencionado qq elemento estrutural.

encarregado geral, pode ter ou não, depende de como o Director técnico da Obra ( técnico integrado no quadro de pessoal do empreiteiro geral) vai afectar o pessoal para a obra em causa... mas vai ter de ter um empreiteiro geral, está na Lei. eventualmente se a estimativa da obra não ultrpasse os 16000€, poderá conseguir apenas com uma empresa apenas com título de registo... mas não deve pegar.
    • Zegato
    • 17 março 2012 editado

# 6

Colocado por: J.CEu tinha feito a parede e...Pronto. mas....
    Agora que, falou com a Camara,Arquitetos e, sabe-se lá com quem mais.
    Provavelmente vão andar á espreita.

só falei com arquitectos, mas como tenho o visinho do lado, que só pela questao de nivelar o terreno com terra fez queixa na camara, nem quero imaginar o que fara com uma parede.
  4.  # 7

Colocado por: Pedro BarradasA estabilidade, também só tem de pedir a isenção de apresentação... já que não vai ser construido e/ou intervencionado qq elemento estrutural.

encarregado geral, pode ter ou não, depende de como o Director técnico da Obra ( técnico integrado no quadro de pessoal do empreiteiro geral) vai afectar o pessoal para a obra em causa... mas vai ter de ter um empreiteiro geral, está na Lei. eventualmente se a estimativa da obra não ultrpasse os 16000€, poderá conseguir apenas com uma empresa apenas com título de registo... mas não deve pegar.

ok...

mas só em titulo de curiosidade...o que justifica nesta caso pontual exigirem isso?

o que justifica neste obra tal encargos?
    sim pk contratar uma empresa com isso, cumprir os regulamentos, custa dinheiro, e a obra nao passa de uma parede?

já agora aproveitando, pergunto e se em vez de parede de tijolo, for 2 grandes janelas?
    tenho que cumprir com todos esse requesitos?
  5.  # 8

Acho que deviam ir reler o tópico sobre "obras de escassa relevância urbanística":

https://forumdacasa.com/discussion/20219/obras-de-escassa-relevancia-urbanistica/

0.0131 seg. NEW