Boa tarde. Já há algum tempo que ando a pensar colocar uma pérgola no pátio das traseiras da minha casa.
Situação atual: - Localização: concelho Oeiras. - Pátio com 4,80 m de largo x 3,80 m de profundidade, sobrelevado em relação ao jardim das traseiras (ver foto). - Virado a norte. - Tem toldo de braços com cerca de 10 anos (algo enferrujado, mas a funcionar; quando aberto a 90% cobre cerca de 2/3 do pátio). - Tem uma barreira vegetal (lavandas de uma espécie que cresce até 1,5 - 2 m; na foto estão podadas) do lado do jardim / norte. - Usado como zona de refeições ao ar livre da primavera ao outono. - Pátio dá para uma sala relativamente grande e profunda. Qualquer cobertura da pérgola deveria evitar escurecer demasiado o interior da casa.
Problema: - Zona é muito ventosa no verão - exatamente a altura em que é mais desejável comer ao ar livre. - Toldo de braços não cobre a totalidade do pátio. Quando está muito vento, não me atrevo a abrir o toldo mais do que 40 - 50% - o que agrava a situação. - Se convido um grupo de pessoas para almoçar (com o objetivo de ser um almoço ao ar livre) e fica muito vento, tenho um problema: onde meter toda a gente...
Restrições: - A solução a adotar deve ser potencialmente amovível para não violar restrições camarárias. - A solução a adotar deve exigir um nível baixo de manutenção.
Hipóteses atualmente em consideração: - Pérgola em alumínio (fixada à parede da casa + pés do lado do jardim). - Cobertura: toldo claro, de correr (problema potencial: fui alertado de que toldos de correr em calhas tendem a fazer muito barulho ao chocalhar com o vento…). - Cobertura: trepadeira de folha caduca (não faz sombra para dentro de casa no inverno). Maracujazeiro (dá maracujás, não sei se é viável nesta zona…)? Outra? - Lados: não fazer nada à partida, mas considerar uma solução que permita colocar mais tarde telas de correr, se necessário.
O que eu gostaria de receber: - Quaisquer comentários + sugestões. - Dicas quanto a fornecedores de pérgolas de alumínio com uma boa relação qualidade x preço (as que gostei mesmo são de um fornecedor espanhol que não trabalha em Portugal: Greendesign).
FD: sim, o problema é essencialmente o vento - junto com a necessidade de ter uma proteção para o sol que funcione mesmo com vento.
Ivo78: visualmente, gosto desse tipo de solução. Um risco desta solução (para mim): não é potencialmente amovível (implicações camarárias...). Quais são os materiais usados? Como associa uma proteção para o sol?
Não vou ajudar muito mas, seria interessante conseguir replicar o que os fabricantes dos descapotáveis fazem quando instalam aquelas redes atrás dos encostos de cabeça. Ou seja, criar uma espécie de continuidade entre dois elementos para que o vento não se sentisse no vazio entre os mesmos.
Tenho uma situação equivalente, agradeço também as sugestões.
Se os pilares forem um madeira, a pérgola já será potencialmente amovível? Em relação a proteção para o sol, poderá por exemplo colocar umas placas de colmo.
Outra solução possivelmente mais económica pode passar por uma estrutura metálica com tela, estive a consultar algumas das hipóteses, pode ver algumas soluções neste link: http://www.estetitoldos.com/destaques.asp