Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos!

Adiquiri à pouco mais de 1 ano uma habitação mais a minha Mulher com recurso a um credito habitação e passado este pouquissimo tempo já sentimos a necessidade de trocar de casa.

Pelo que andei a ler no site da entidada bancária que nos emprestou o dinheiro posso requerer o periodo de carencia durante 3 anos para tentar vender a actual casa (justificando junto do banco o motivo do periodo de carencia), isto se o Banco conceder-me emprestimo para a nova casa, no entanto o periodo de carencia só "funcionará 3 anos", ou seja tenho 3 anos para vender a minha casa actual, caso não consiga vender, o periodo de carencia vence e o banco volta a debitar a prestação normal. No entanto parece-me que será dificil o Banco conceder-me novo emprestimo dado a conjuntura economica em que vivemos e não emprestam dinheiro assim "à vontadinha". Alem de que a minha taxa de esforço com esta habitação já está muito proxima dos 30%, porque tambem tenho o credito de um carro a ser pago, tambem...

Gostava de saber se alguem passou por algo do género e se conseguiu ou não trocar de casa.
    Porque me sinto um bocado perdido sem saber a quem posso pelo menos perguntar se é possivel ou não aquilo que pretendo fazer... Já sei que qualquer decisão que avance vou perder imenso dinheiro, mas prefiro faze-lo agora do que continuar na minha casa actual durante mais anos.

Resumindo as perguntas:
    -Casa comprada à pouco mais de um ano, posso requerer periodo de carencia junto do banco?
    -Com uma taxa de esforço já muito proxima dos 30%, conseguiria, ao pedir o periodo de carencia do credito actual, pedir um novo emprestimo bancário para a compra de uma habitação?

Cumprimentos!
    •  
      GF
    • 18 março 2012 editado

# 2

Se quer o meu conselho, troque de casa mas não se meta nisso.
    1º Ponha a sua casa à venda e espere arranjar um comprador
    2º Faça a escritura de compra e venda dela
    3º Compre outra de seguida

Não se meta em embrulhos....
    Concordam com este comentário: mags, Picareta
    •  
      FD
    • 19 março 2012

# 3

Colocado por: gf20113º Compre outra de seguida

E se o banco não emprestar depois?
    •  
      GF
    • 19 março 2012

# 4

Colocado por: FD
    E se o banco não emprestar depois?

Arrenda.
    •  
      FD
    • 19 março 2012

# 5

Colocado por: gf2011Arrenda.

O que, pelos casos que conheço, ainda pode ficar mais caro que comprar (quando na minha opinião devia ser ao contrário mas, para isso também contribui o IRS a ser pago pelo senhorio).

Apesar de não ter passado pelo mesmo, só posso dizer: aguente enquanto puder.

Colocado por: Asus81-Casa comprada à pouco mais de um ano, posso requerer periodo de carencia junto do banco?

Pedir, pode sempre.

Colocado por: Asus81-Com uma taxa de esforço já muito proxima dos 30%, conseguiria, ao pedir o periodo de carencia do credito actual, pedir um novo emprestimo bancário para a compra de uma habitação?

Muito dificilmente.

Não se pode esquecer que o período de carência, normalmente, apenas "perdoa" a amortização.
    Num empréstimo à habitação, primeiro pagam-se os juros e depois amortiza-se. Se olhar para o seu plano de pagamentos, verá que durante os primeiros anos a quase totalidade da prestação será para pagar juros.
    Ou seja, ao pedir a carência dos juros um ano depois de contratar o empréstimo, iria ter um abatimento na prestação de talvez pouco mais ou menos que 10%... o que não lhe servia de quase nada.
  2.  # 6

Colocado por: Asus81Bom dia a todos!
    Adiquiri à pouco mais de 1 ano uma habitação mais a minha Mulher com recurso a um credito habitação e passado este pouquissimo tempo já sentimos a necessidade de trocar de casa.

Arrependeu-se?

-Com uma taxa de esforço já muito proxima dos 30%, conseguiria, ao pedir o periodo de carencia do credito actual, pedir um novo emprestimo bancário para a compra de uma habitação?

Só se comprar uma casa bem baratinha. Não se esqueça que com um novo contrato, serão aplicadas as condições actuais, o que quer dizer que irá ter um "belissimo" spread a sua espera. E olhe que hoje em dia, 3 anos para vender uma casa poderão não ser suficientes. O mercado está péssimo. Vai se enterrar em dividas e virar (mais) um nº estatístico.

Pondere bem se deve mudar de casa já ou se pode esperar por melhores dias (mesmo que isso signifique alguns anos).

Boa sorte
    Cumprimentos!
  3.  # 7

Boa tarde!

Já que iniciei esta discução venho aqui dar conta do que fiz...

Recentemente fui ao banco questionar a hipótese de um empréstimo adicional para conseguir comprar casa nova, pondo a minha actual em carência até conseguir vende-la.

A minha gestora de conta, mandou-me estar sossegadinho, pois as condições com as quais comprei esta casa à pouco mais de 1 ano, tão depressa em Portugal, não vão voltar. Porque os bancos estão neste momento a praticar SPREADS na ordem dos 7% (?!?!?!?) e que só andam a fazer empréstimos a 30 anos... Ou seja nunca conseguiria obter condições como as que consegui à pouco mais de um ano...

7% de SPREAD??? Será possível?

Obviamente, desisti completamente, para já, de trocar de casa...
    No entanto surge-me uma outra questão mas abrirei novo post acerca desse velho assunto que se chama condomínio, ou melhor, a falta dele....

Cumprimentos

0.0135 seg. NEW