Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Não estou a contestar a legitimidade dos senhorios pedirem esses documentos.

Legitimidade?
    Cada qual pede o que quer e o outro é livre de dar ou não dar.
    Da mesma maneira que quem empresta dinheiro exige garantias, cada qual pode pedir os documentos que quiser, mas ninguém é obrigado a nada.
    O dono da casa, se quiser, até pode pedir que se ponham em sentido em frente dele e lhe batam a pala. Que o faça quem estiver disposto a isso.
    O que ele não deve fazer é meter em casa quem não tenha capacidade de pagar ou que lhe estrague a casa.
    Concordam com este comentário: GF
  2.  # 22

Uma questao, uma vez que estou na iminenciande arrendar a casa:

Que questoes posso colocar em relacao ao fiador?
    Devo pedir informacoes financeiras tal comonfaco com o inquilino?

Obrigado
  3.  # 23

Você decide.
    •  
      GF
    • 21 abril 2012 editado

# 24

Colocado por: cezinhoUma questao, uma vez que estou na iminenciande arrendar a casa:

Que questoes posso colocar em relacao ao fiador?
    Devo pedir informacoes financeiras tal comonfaco com o inquilino?

Obrigado

Para mim, três pontos essenciais:
    1) Ultimo IRS
    2) Declaração de existencia de património (imoveis que seja proprietário aparecem no IRS, portanto pode até dispensar este segundo item)
    3) Consulta do nome na lista de devedores às finanças
  4.  # 25

peço desculpa mais uma vez, mas procurei e não encontrei nada:

alguem me pode enviar uma minuta de contrato de arrendamento com oexemplo?
    como disse encontrei varios topicos com este assunto mas não encontrei nenhuma minuta.

Obrigado
    •  
      GF
    • 24 abril 2012

# 26

A razão de não encontrar muitas minutas é que não se devem fornecê-las. Os contratos devem ser feitos por quem percebe de leis (advogados ou solicitadores).
    Mas contrariando o que acabei de dizer, pesquisando no google encontra algumas minutas, como por exemplo: http://www.gestaodocondominio.pt/ficheiros_detalhe.php?id=16
    Agora, não recomendo use, esta ou qualquer outra, sem que um entendido dê uma vista de olhos, aplicado ao caso em concreto do seu arrendamento.
  5.  # 27

concordo, acabei de enviar um mail ao meu advogado.
    obrigado de qq forma.
  6.  # 28

pois,ser senhorio não é fácil,mas como isto tá é melhor não complicar muito.a sogra da minha melhor amiga tem um predio,aluga as casas,não pede fiador mas pede um mês de caução.quando as pessoas não pagam eles têm k sair dê por onde der,e ela não brinca em serviço.fiador para quê???vamos comprar casa???irs,recibo de ordenado???pois,isso é tudo muito bonito quando muitos dos caloteiros têm bons ordenados e bons irsss!!!eu por exemplo estou no desemprego á 8 meses,o meu marido trabalha por conta propria,alugá-mos a nossa actual casa sem fiador e estamos a pagá-la todos os meses.temos recibos k o comprovam..isso sim talvez seria uma das mais valias para os senhorios.referências da ultima casa arrendada,mas é tudo mt subjectivo,pk existem senhorios k não fazem contratos.neste momento estou a começar a procurar casa em lisboa pk fui morar para o barreiro na altura do desemprego,e não tinha nada k me prendesse,pensei k conseguiria arranjar creche para o meu filho lá e trabalho mas enganei-me...adoro a casa,é enorme,pago 330euros mensais,mas em compensação o meu marido acaba por gastar balurdios em gasolina pk precisa do carro para trabalhar...ou seja,vou me deparar com esses problemas todos de irs(k temos),com poucos rendimentos,vou -me deparar com recibos de ordenado k não temos,e fiadora temos k é essa tal melhor amiga k eu era incapaz de deixar alguma divida no nome dela...
  7.  # 29

depois temos o problema de os senhorios pedirem rendas absurdas por casas k não valem esse valor.estou de acordo k as pessoas têm o direito de pedir o k kerem,mas então não ajudam ninguém e só se prejudicam...pk ao pedirem rendas altas por casas k não o valem,ou fiarem-se em papéis k não kerem dizer absolutamente nada,correm o risco de ficarem agarrados por os inquilinos não pagarem...bem,eu já vi casas por 400 e 500euros k não valem esse dinheiro,eu tinha vergonha de pedir esse dinheiro mesmo sendo senhoria..o pessoal abusa no k toca a pedir documentos pessoais sobre as pessoas só para alugarem um espaço k pode ser provisório.eu posso alugar uma casa e nem sequer ir lá quase vez nenhuma,ter uma vida fora do pais ou um trabalho não declarado k seja obrigada a estar sempre fora de casa..ninguem tem nada a ver coma vida das pessoas a não ser k elas não vendam estupefacientes ou incentivem á prostituição dentro da habitação k não lhe pertence.por isso meus caros todos têm muita razão para salvaguardar o dinheirinho das rendas,mas acho k com um pouco de mais optimismo e determinação na altura de alugar ou correr com o inquilino por não pagar é o faz falta a muita gente.se a pessoa não pagar deêm-lhe um prazo para sair.recorram á força,á lei,aos amigos,ao "pau",o k for preciso para também não ficarem a perder..mas não dificultem mais a vida ás pessoas,pk isto está muito dificil para muita gente,e se todos os senhorios começarem a pedir tantas coisas para alugar uma casa qualquer dia vamos ter muitos espaços publicos e casas abandonadas invadidas por pessoas k não declaram muito ou não têm recibos de ordenado..
    • FDR
    • 6 outubro 2013

# 30

Boas,

Desculpem reviver o topico mas estou a tratar de arrendar uma casa (como senhorio) e tenho uma duvida acerca de quando pedir os documentos.
    Voces pedem já ao possivel inquilino para quando forem visitar a casa já levarem a documentação que querem ou só falam disso caso a pessoa mostre interessa durante a visita ao imovel?

obrigado
  8.  # 31

Depois, FDR, depois.

A visita é sempre sem compromisso. O inquilino quer ver se a casa obedece aos seus interesses, e você enquanto senhorio também tera interesse em "ver" pessoalmente o potencial inquilino. Você até pode nem gostar dele e recusar imediatamente o arrendamento...

Durante a visita, havendo empatia imediata é que se pode, ou deve, começar a falar em documentos a apresentar...

Pelo menos o bom senso e a razoabilidade dizem-me isso...
  9.  # 32

Colocado por: FDRVoces pedem já ao possivel inquilino para quando forem visitar a casa já levarem a documentação que querem ou só falam disso caso a pessoa mostre interessa durante a visita ao imovel?

Se não quer arrendar a casa, peça todos os documentos possíveis e impossíveis a quem quiser visitar a casa.

0.0179 seg. NEW