Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Após passar o fim de semana de volta de janelas, estores, electricidade, arrumações, limpezas, etc etc etc, e de este ser mais um fim de semana bricoleiro, eis o meu desabafo / filosofia / reflexão pós-fim-de-semana !

Ter uma casa é muito fixe, e se a casa estiver arranjadinha e a nosso gosto, ainda é melhor !

Mas pode ser tão escravizante ... acho que às vezes aceitamos muita coisa como "normal" e nem nos questionamos sobre a forma como gastamos o nosso tempo.

E não estou com isto a queixar-me, apenas a constatar / filosofar sobre o que é a realidade do quotidiano de muitas pessoas / familias.
    Claro que cada caso é um caso, cada familia é uma familia. É tudo muito assimétrico. Nisto das casas há aqueles que têm a sorte de ter uma casa oferecida pelos pais, e no extremo oposto há aqueles que nem casa têm , ou vivem na dos pais pois nem alugar um quarto conseguem.

Penso que estatisticamente, a maioria dos utilizadores deste forum devem fazer parte do grupo dos que estão a pagar a casa ao banco, e que têm que trabalhar para isso.

No fundo, muitas pessoas / casais vivem para ter uma casa , assim ter uma casa pode representar :

>Ter que acordar todos os dias cedo para ir trabalhar. Nos dias em que apetece, nos dias em que não apetece, doente, constipado, com frio, chuva, etc etc ... quando se podia estar a dormir ou a aproveitar o dia

>Estar decadas dependente do empréstimo do banco. Viver por vezes aflito como pagar a proxima prestação, ou com o medo de perder o emprego.

>Quando se chega a casa, ainda é preciso limpar a casa, cozinhar, etc - a "lida da casa"

>Depois há as obras, remodelações, decorações etc
    >Ha ainda quem vá a foruns da especialidade procurar informações para se tornar ainda mais escravo da sua casa (LOL)

>Depois ha ainda as contas da agua, electricidade, gas, detergentes e produtos para a casa, recheio, mobiliário, electrodomésticos, elementos decorativos, condominio ... um sem fim de coisas onde gastar !

>Passa-se tanto tempo fora de casa a trabalhar e arranjar dinheiro para pagar a casa, ou a arruma-la / arranja-la, que pouco ou nenhum tempo as vezes sobra para aproveitar a casa :)

****************************************************************************************

CARRO :

Quase tudo o que disse para a casa, é valido para o carro também :

>Passa-se tanto tempo a trabalhar para o carro, que muitas vezes mal sobra tempo para usufruir do ter carro (E nas deslocações casa <=> trabalho normalmente já se está atrasado / farto / cansado que nem se usufrui, é mais tipo uma obrigação)

>O carro custa a comprar (a pronto ou prestações), a menos que alguém nos dê um carro

>O carro come e bebe à mesa: Combustiveis, pneus, manutenção / oficina, imprevistos / azares, impostos , seguros, inspecções.

>Estacionamento

****************************************************************************************

Claro que este texto é básico , podia até ser um texto escolar , mas é uma realidade, é a constaração da realidade de muitas pessoas / familias : trabalhar para sustentar a casa e o(s) carro(s).

Li algures que os melhores escravos são os de hoje, pois são escravos voluntários :)

No fundo, é facil criticarmos os saltimbancos / ciganos / nomadas, mas questiono-me quem terá razão, e quem tem mais coragem e sabe melhor aproveita a vida ? :)
    Concordam com este comentário: eu, system32, mafgod, kuGu_eLu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
      Volkswagen-VW-Hippie-Flower-Van-Art-Print-Poster_large[1].jpg
    • eu
    • 19 março 2012 editado

# 2

Muita gente apercebe-se desta "escravatura" e de um dia para outro vendem tudo e mudam completamente de vida!
    Concordam com este comentário: civismo
  2.  # 3

Colocado por: euMuita gente apercebe-se desta "escravatura" e de um dia para outro vendem tudo e mudam completamente de vida!
    Concordam com este comentário:civismo

Sim, às vezes é o que dá vontade :)

Isso tem um nome, mas não me lembro qual ...
  3.  # 4

Colocado por: euMuita gente apercebe-se desta "escravatura" e de um dia para outro vendem tudo e mudam completamente de vida!

Não é que não me tenha já passado pela cabeça :)

Acho que tudo se resume ao que nos faz felizes.
    Será que conseguimos deixar para trás uma vida urbana e rodeada de tecnologia e um trabalho de escritório e ir por exemplo viver para uma ilha no pacifico a vender batida de coco numa cabana na praia?

Se calhar gozávamos melhor a vida..
  4.  # 5

O tempo a "tratar" da casa só é escravatura se estiveres constantemente num estado de espírito em que preferias estar a fazer outra coisa.

Podes pegar em "casa" e substituir por filhos, é a mesma coisa. Vale a pena ser escravos dos filhos? Para mim, sim. Para outros, talvez não...

Na prática és escravo da vida...
    Concordam com este comentário: civismo
    • eu
    • 19 março 2012

# 6

Colocado por: danobrega
    Na prática és escravo da vida...

Mas não tem de ser assim... alguns têm a coragem de dizer: BASTA!
    • eu
    • 19 março 2012

# 7

Colocado por: hangasSerá que conseguimos deixar para trás uma vida urbana e rodeada de tecnologia e um trabalho de escritório e ir por exemplo viver para uma ilha no pacifico a vender batida de coco numa cabana na praia?

5.  # 8

Sim é verdade... quem realmente gosta da casa mas principalmente da aparência / funcionalidade da mesma perde imenso tempo a manter sempre a casa "nova". Mas o pior, a meu ver, nem é o facto de dedicarmos muito tempo à casa, é o custo de a manter "nova"... sempre a gastar dinheiro seja com decoração, seja com o jardim, etc, etc.
  6.  # 9

isso é um pensamento demasiado perigoso......
  7.  # 10

Colocado por: hangas
    Será que conseguimos deixar para trás uma vida urbana e rodeada de tecnologia e um trabalho de escritório e ir por exemplo viver para uma ilha no pacifico a vender batida de coco numa cabana na praia?

Sim, vinhamos viver para aqui, e depois...? o que é que bricolavas !!!????

Conseguiríamos viver sem a garagem, e sem as pequenas coisas para arranjar em casa?

Aqui também chegávamos a um ponto que nos sentíamos escravos da vida que levaríamos. No fundo, o que somos, uns mais que outros, é insatisfeitos, nunca estamos bem com o que temos, ou pelo menos, ao fim de algum tempo, queremos sempre outra coisa. O que é preciso é moderar esta vontade de mudança, e ter tudo (trabalho, lazer, sacrifícios, luxos) na medida certa. Para darmos valor ao que temos ( e ao que não temos)!

Bem hajam!
    Concordam com este comentário: Carlos M Silva, civismo
  8.  # 11

Colocado por: antonionogueira70No fundo, o que somos, uns mais que outros, é insatisfeitos, nunca estamos bem com o que temos, ou pelo menos, ao fim de algum tempo, queremos sempre outra coisa

Não creio que seja isto... o tempo que gasto na minha casa apenas acontece por dois motivos. Primeiro gosto de ter a casa sempre o mais "nova" possível e segundo não tenho dinheiro a transbordar para "mandar" fazer. Se tivesse, teria de imediato o problema da "escravidão" resolvido :)

Mas admito, passo muito tempo validar o "estado" da casa e sempre com vontade de retocar alguma coisa :)
  9.  # 12

Colocado por: euMas não tem de ser assim... alguns têm a coragem de dizer: BASTA!

Ok, digamos que BASTA de tratar da casa. Vais fazer o quê então?

Eu prefiro pensar em ter uma casa que goste de tratar, e quando digo casa digo um sítio onde possa ter uma família e amigos. Quero ter um sítio onde eu mas também as minhas filhas e mulher sintam a tão portuguesa saudade quando não lá estiverem. Tratar desse sítio, dessa família e desses amigos será o meu objectivo de vida. Eu o bicho que há dentro de mim precisa desse local físico, desse território a que eu possa chamar meu. Sem ele não me sinto completo.

Há quem chame a uma casa uma prisão, eu penso que é um abrigo, um ninho. E um ninho constrói-se progressivamente, é mesmo assim.

Com certeza que vai haver dias em que não terei vontade de o fazer, mas encaro isso com naturalidade.
    Concordam com este comentário: mog, antonionogueira70
  10.  # 13

Concordo, embora até ache interessante a bricolage, e jardim!!
  11.  # 14

Colocado por: danobregaOk, digamos que BASTA de tratar da casa. Vais fazer o quê então?

Experimente ler um livro.
  12.  # 15

Colocado por: rjmsilvaExperimente ler um livro.

Experimente apenas ler livros. Nem 8 nem 80. :) Se ler apenas livros e nunca aplicar ou transmitir o conhecimento também é escravo dos livros.
  13.  # 16

No fundo o ter acarreta sempre uma certa forma de escravidão ...

Vejo por exemplo por um amigo que tenho que é coleccionador de motas e carros .... no fundo ele é escravo dos carros e das motas ... a logistica à volta daquilo é impressionante, e há sempre algum a precisar de alguma coisa ...
    • eu
    • 20 março 2012

# 17

Colocado por: civismoNo fundo o ter acarreta sempre uma certa forma de escravidão ...

Aconselho-te a ler sobre o Budismo. Uma das coisas que o Budismo defende é que é difícil atingir a felicidade se tivermos "apegos" (ter coisas, por exemplo)
  14.  # 18

Colocado por: civismoNo fundo o ter acarreta sempre uma certa forma de escravidão ...

Tens sempre a vida, e ela obriga-te a muita coisa.

Mas repara que no problema no tema do "ter uma casa" não é bem a casa que é o problema. O que te prende é o não querer perder o valor que ela representa, porque nada te impede de a abandonares e partires para outra no momento que te apetecer.
  15.  # 19

O que vos vale é que aqui o vosso guru tem Soluções para tudo:

Viver em hotéis, de Muitas estrelas, com tudo incluído, junto aquilo de que gostamos ( praia, biblioteca, estádio da Luz, ... ) e/ou de que precisamos (emprego, hospital, estádio da Luz...), ir rodando de hotel e , dentro do mesmo hotel ir rodando de quartos King Size para Suite Presidencial. Etc.
    Andar de taxi, alugar carro.
    Manter-se solteiro e , pelo sim pelo não, virgem.

Têm Mais algum problema existencial irresolúvel?
  16.  # 20

o Caro Luis tem um problema sem solução...... Estádio da Luz.....
    =P

0.0173 seg. NEW