Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Fernando Gabrielessa questão é subjectiva, pois é preciso visualizar o loteamento existente em questão.
    se o loteamento for mais restrito, será difícil, pois tem duas questões base- área de polígono e numero de pisos.
    entram na questão várias perguntas:
    quantas frentes tem? que alinhamentos existem, que área de logradouro é permitida? qual é a área de lote?
    depende mesmo do que estiver construído, desenhado e escrito em loteamento.
    cumps

Bom dia

Eu só tenho uma planta do lote em questão onde tem deleniado a area da casa com os afastamentos dos outros lotes.
    O lote em questão só tem uma frente e tem +/-1100m2. A area de logradouro se a area de implantação da casa são 200m2 e 50m2 de anexos fica com 850m2.
    Consegue saber alguma coisa?

Obrigado
  2.  # 22

Não ;)
    Tem de disponibilizar a planta sintese do loteamento a Memoria descritiva e o Regulamento do mesmo.
  3.  # 23

Colocado por: Pedro BarradasNão ;)
    Tem de disponibilizar a planta sintese do loteamento a Memoria descritiva e o Regulamento do mesmo.

Mas eu ainda não tenho nada disso. Só tenho acesso a isso depois de comprar o lote correto?
  4.  # 24

claro que não, um bom vendedor devia ter isso prontamente disponível para mostrar aos potenciais compradores.
  5.  # 25

Colocado por: brunoptl

Mas eu ainda não tenho nada disso. Só tenho acesso a isso depois de comprar o lote correto?

Claro que não.
    Pode pedir para consultar o processo de loteamento na Câmara Municipal.
  6.  # 26

Estou, também, neste momento a efectuar uma alteração ao Alvará de um loteamento e a Câmara dessa zona pede Mapa de Ruído, mais especificamente:
    "Estudo que demonstre a conformidade com o Regulamento Geral do Ruído, contendo informação acústica adequada relativa à situação
    actual e à decorrente da execução da operação de loteamento"

Alguém sabe se há forma de pedir isenção desse estudo?

A alteração faz parte de um pedido num loteamento com 16 lotes (moradias) e serve apenas para ampliação de uma moradia

Se alguém souber como "evitar" este estudo, por favor, informe
  7.  # 27

O técnico que está a coordenar a alteração do loteamento que faça uma exposição a pedir a isenção... voçê assina e vê o que dá.
    Neste caso, não tem justificação um estudo de ruído ;)

PS: às vezes os oficios saem dos serviços com a "lengalenga" pré-definida do copy/paste.
  8.  # 28

Colocado por: alexjmEstou, também, neste momento a efectuar uma alteração ao Alvará de um loteamento e a Câmara dessa zona pede Mapa de Ruído, mais especificamente:
    "Estudo que demonstre a conformidade com o Regulamento Geral do Ruído, contendo informação acústica adequada relativa à situação
    actual e à decorrente da execução da operação de loteamento"

Alguém sabe se há forma de pedir isenção desse estudo?

A alteração faz parte de um pedido num loteamento com 16 lotes (moradias) e serve apenas para ampliação de uma moradia

Se alguém souber como "evitar" este estudo, por favor, informe

O PDM do seu concelho não inclui o Mapa de Ruído?
  9.  # 29

Sim, o PDM do concelho (Figueira da Foz) tem Mapa de Ruído!
    Apesar disso, nesta camara, para a alteracao ao Alvara de um Loteamento (16 Lotes de habitação!) pedem esse estudo! Incrivel! Acho, por aquilo que pesquisei, que é a unica Câmara que pede isso
  10.  # 30

Boas,

Estou interessado em adquirir um terreno para construção. Na caderneta predial o terreno tem 210m2 e a área de implantação é de 105m2.

Ora o problema é que no alvará de loteamento de 1970..sim 1970...a área de implantação é de 60m2 e permite a construção de 2 pisos. Tirando isso tem lá também áreas de afastamento um pouco descabidas. Atenção que aquilo não tem mais que o desenho dos polígonos.

Segundo o "vendedor" não há problema nenhum e é tudo um mar de rosas até porque aquele é o único lote disponível e todas as casas em redor aparentam não respeitar o alvará.

De qualquer forma marquei reunião na câmara mas gostava de saber de antemão as vossas opiniões.

Obrigado
    • emad
    • 22 outubro 2016

# 31

O que e que vai construir num terreno de 210m2?
    Nao se arrependa. Ou isso e um lote em banda?mesmo assim sao lotes de fugir.
    Para construir alguma coisa de jeito deve precisar no mínimo de 350m2 a 400m2.
    É a minha opinião.
  11.  # 32

só pode ser mesmo em banda

senão vejamos:

o inicial fala em implantação de 60 m2 ora suponhamos um retângulo de 6X10 e afastamentos ás laterais de 3 e á frente 3 e a tras 5 isto dá um lote de 12x 18= 216 m2

nunca poderá ser 210, portanto é algo mesmo em banda e tendo em conta que é dos anos 70 não augura grande coisa.
  12.  # 33

Eu fui ver o alvará à câmara ninguém me contou. As áreas que indiquei são aproximadas.

Não sei se se chamará em banda (não percebo nada disso) penso que sim. A casa seria geminada numa das laterais na outra lateral tem um afastamento considerável.

Não pretendo um casarão é apenas uma alternativa ao apartamento com algum espaço exterior.

Só não responderam à minha "pergunta"...
  13.  # 34

é qual é exatamente?

por vezes esses lotes e loteamentos estão cheios de armadilhas, tanto mais que foram feitos em face de legislação desatualizada hoje em dia.
    tem é que na camara sair de lá com boas informações e corretas quanto a áreas de construção, implantação, quais os afastamentos, cérceas etc...
  14.  # 35

Concretizando. Se me disserem que posso implantar a área que está na caderneta predial, existe algum processo de alteração do alvará?
  15.  # 36

pode existir e pode não existir
    só na camara é que lhe podem dizer isso, como é um loteamento antigo podia ter parâmetros apenas indicativos e até já ter sido feito um aditamento ao alvará de loteamento.
    de qualquer maneira tire a limpo isso, pois o que consta na caderneta ( finanças) em termos urbanísticos pode valer zero.
    nestes casos é sempre mais fiável o que está descrito na certidão da conservatória pois é um documento que provem de dados camarários aprovados. já nas finanças o que lhes interessa é áreas para cobrar seja mais em cima ou em baixo.
  16.  # 37

Caro João,

Para fins de licenciamento o que está na caderneta não tem qualquer interesse. O que interessa é o que lhe dirá a câmara.

Aliás daí só se presume que o técnico que fez a avaliação do imóvel nas finanças não o deverá ter feito da melhor maneira, pois deveria ter consultado o loteamento para colocar esses 60m2 de implantação.

Boa sorte
    Nuno Costa
    Www.doisarquitectos.com
  17.  # 38

Bom dia,

Más noticias para mim. Segundo a CM terei mesmo de respeitar o alvará de loteamento. O arquitecto da câmara desaconselhou tentar alterar o alvará de loteamento porque quase de certeza não seria autorizado.

Portanto está limitado a 60m2 de implantação, área de construção 120m2 e 2 pisos. Já tentei fazer novo esboço com estas áreas e confesso que fiquei um pouco desanimado.

Acham exequível fazer uma casa com 3 quartos com estas dimensões? (peço desculpa pelo off-topic)
  18.  # 39

Limitado a 60m2 mete no piso 0 cozinha + sala, escadas e uma IS serviço... sem grande folga... no piso 1, os 3 quartos (pequenos, entre 12 a 9m2), a IS acessível!!? ligada ao quarto principal, escadas... eventualmente um pequena IS de serviço aos restantes dois quartos...
    Não é facil... face as restrições das acessibilidades hoje em dia tem menos liberdade que antes de 2007 .. condiciona muito as ahbitações com areas de implantação pequenas.
    Concordam com este comentário: doisarquitectos

0.0227 seg. NEW