Iniciar sessão ou registar-se
    • zeto
    • 19 março 2012 editado

# 1

Boas a todos

Gostaria imenso de saber quanto pode custar mais ou menos uma Alteração do Alvará de loteamento
    pois comprei um lote com viabilidade para construção de moradia unifamiliar 2 pisos
    agora estou a alterar o lote para poder construir uma moradia terrea, a alteração já está a ser feita
    o problema agora, parece que estou a ser enganado pelo meu arquiteto,,por isso gostava de saber quanto pode custar esta alteração já com o trabalho do arquiteto, papelada (camara),impostos, etc.etc.
    se estiver algum arquiteto aqui no forum então era mesmo o ideal
    muito obrigado pela ajuda
    Cump.
  1.  # 2

boas
    eu ja tratei uma ves de uma alteraçao de um loteamento e nao foi muito caro
    mas tive que ter assinatura de um terço dos compradores dos restantes lotes
    a alteraçao era faser anexos no fundo do lote como nao existiao no primeiro alvara do loteamento
    todos estiveram de acordo dividimos a despesa eu tratei dos papeis gastamos 600k mais ou menos em todo o processo

espero ter ajudado
    comprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeto
    • zeto
    • 19 março 2012

# 3

obrigado bicodobra
    penso que o meu caso seja diferente porque tu só foi uns anexos mas eu é alteração de moradia 2 pisos,para
    moradia Terrea. penso eu que seja mais caro mas não tenho a certeza????
    por isso mesmo gostaria de saber
    cump.

Colocado por: bicodobraboas
    eu ja tratei uma ves de uma alteraçao de um loteamento e nao foi muito caro
    mas tive que ter assinatura de um terço dos compradores dos restantes lotes
    a alteraçao era faser anexos no fundo do lote como nao existiao no primeiro alvara do loteamento
    todos estiveram de acordo dividimos a despesa eu tratei dos papeis gastamos 600k mais ou menos em todo o processo

espero ter ajudado
    comprimentos
  2.  # 4

Se não me engano agora esse processo está mais simplificado. O seu técnico apresenta na câmara a proposta de alteração tendo o cuidado de cumprir os índices de construção e os afastamentos, e esta comunica por carta aos restantes proprietários do loteamento no sentido de estes se manifestarem no prazo de 30 dias.
    Não havendo reclamações a proposta é aprovada.
  3.  # 5

... esse tipo de alterações, é rápida e fácil.
    Se o seu arquitecto tiver sido o autor do Loteamento, ainda mais rápido.
    O Mês passado fiz uma coisa do género, num loteamento de craca de 70 Lotes, onde foi alterado o indice de estacionamento privado de todo os lotes unifamiliares e passar 4 lotes para 2 ( juntar 2 em 1), restantes parametros urbanisticos ficaram na mesma.
    O mais dificil é o consentimento de >50%, ou então através de edital + publicação nos jornais e esperar que haja oposição.
    Os custos com o projecto e preparar as minutas de declarações é irrisório <600€+IVA.
    Os custos da câmara e emolumentos, não lhe posso ajudar, já que variam consoante o Regulamento de taxas e das acções a efectuar...( estes custos são do promotor da alteração e não devem estar inlcuidos nos honorários), assim como a alteração da descrição dos artigos na conservatória e finanças.
    Concordam com este comentário: Fiel Projectar
  4.  # 6

Colocado por: Pedro Barradas... esse tipo de alterações, é rápida e fácil.

Penso que depende do concelho... Quando fiz a minha casa, em Braga, tive de pedir alteração do alvará para poder construir um piso em "cave". O loteamento tem cerca de 70 moradias individuais e a maior parte delas já estavam construídas e claro construídas à "tuga", ou seja sem qualquer comunicação das alterações à câmara. Conclusão, quando pedi a minha alteração a câmara queria que eu pagasse todos os custos para atualização da planta do loteamento de modo a fazer constar todas as alterações. Segundo eles, apenas pode haver uma planta e sempre com o "status" corrente :). Obvio que recusei, falei com o departamento jurídico da câmara e claro foi-me dada razão. Por isso, há câmaras para todos os gostos.
    • zeto
    • 20 março 2012

# 7

Obrigado a todas
    Agora digam-me lá por favor se é possivel esta
    Alteração custar 2000€ claro com o trabalho do
    Arquiteto,papelada,etc. "será possivel"?
    Obrigadinho
  5.  # 8

Possivel, é, e até mais.
    Depende de tanta coisa....
  6.  # 9

zeto, onde fica o terreno?
  7.  # 10

Bom dia Zeto,

À semelhança do que o Pedro Barradas lhe disse, é possível ter esse custo. Basta por exemplo o pedido de alteração fazer-se acompanhar de um Estudo Prévio da alteração pretendida, do chamado projecto de vermelhos e amarelos e de alçados/perfis de conjunto. Veja que nesta situação você fica em seu puder com um projecto de arquitectura praticamente todo definido, podendo não haver à partida qualquer garantia para o arquitecto que desenvolveu o pedido de alteração ao alvará de loteamento, de vir a desenvolver o pedido de comunicação prévia para a construção da dita moradia.

Cumprimentos,
    rui rodrigues arq. e restante equipa flash_arquitectos
    Concordam com este comentário: adarq
    • zeto
    • 20 março 2012

# 11

obrigado Adarq
    o terreno fica em braga
    já vi pelos comentarios que seja possivél custar os 2000 euros, mas agradeçia tb a vossa opnião
    muito obrigado
  8.  # 12

O que disseram aqui está correcto, embora lhe possa ficar mais em conta que quem fizer a alteração seja o autor do projecto da moradia.

cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    • zeto
    • 20 março 2012

# 13

pois é o autor do projecto da moradia é o que vai fazer a alteração, e é mesmo esse que me pede os 2000 euros mas só mesmo para a alteração
    obrigado
  9.  # 14

Bolas, isso assim já é outra coisa...
  10.  # 15

Colocado por: zetopois é o autor do projecto da moradia é o que vai fazer a alteração, e é mesmo esse que me pede os 2000 euros mas só mesmo para a alteração

: ) pede-lhe quanto pela alteração a loteamento? isso é um mega super exagero

quer saber quanto é o projecto de alteração? ou com as taxas também?
    pelo projecto, geralmente isso está incluído na proposta de honorários, ou seja por exemplo, eu não cobro nada pela alteração se a proposta de honorários contemplar todo o projecto.
    em todo o caso, mesmo que seja um serviço aparte andaria nos meus cálculos, até 500€, mais não.

2000€ por um projecto de uma alteração a loteamento é ridículo, e se é a mesma pessoa vai fazer o projecto é ainda mais ridículo.

quanto a preço de licenças e taxas de compensação depende muito da câmara e sobretudo se vai aumentar a área bruta da casa.
    por vezes essas taxas de compensação urbana podem ser muito caras, 2/3/4/5/6 mil etc.
    mas isso pode perguntar na câmara, e há regulamentos com essas taxas e formulas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • zeto
    • 21 março 2012

# 16

Fernando muito bom dia
    Pois eu queria mesmo saber também já com as taxas mesmo com tudo incluido
    Eu até ia a camara perguntar, mas o problema é que estou
    No estrangeiro e pelo tel. Não sei se me dizem
    Um abraço e muito obrigado
  11.  # 17

zeto

o melhor conselho que lhe posso dar é objectivamente contactar tambem outro ou mais arquitectos e pedir um orçamento para esse serviço. irá ver muitas duvidas esclarecidas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, adarq, Fiel Projectar
  12.  # 18

Colocado por: zetoPois eu queria mesmo saber também já com as taxas mesmo com tudo incluido
    Eu até ia a camara perguntar, mas o problema é que estou
    No estrangeiro e pelo tel. Não sei se me dizem

tente, depende de quem atender, e claro tem de ter em mão todos os factores para passar a essa pessoa para o calculo da mesma
    ou então delegue para o arquitecto ou gabinete esse trabalho de saber das taxas, até pode pagar essa consultadoria se lhe pedirem, mas não 2000€ : )
  13.  # 19

Bom dia

Alguem tem conheciemnto de custos e facilidade ou não, na alteração do projecto de loteamento de uma moradia com cave, res-do-chão e 1º andar mais anexos de 50m2 para moradia terrea sem anexos?

Outra dúvida ao proceder esta alteração tambem poderei alterar o poligno de implantação passando de um rectangulo para um "L".

A camara em questão é Ponte de Lima.

Obrigado
  14.  # 20

essa questão é subjectiva, pois é preciso visualizar o loteamento existente em questão.
    se o loteamento for mais restrito, será difícil, pois tem duas questões base- área de polígono e numero de pisos.
    entram na questão várias perguntas:
    quantas frentes tem? que alinhamentos existem, que área de logradouro é permitida? qual é a área de lote?
    depende mesmo do que estiver construído, desenhado e escrito em loteamento.
    cumps

0.0208 seg. NEW