Iniciar sessão ou registar-se
    • ALEX78
    • 1 dezembro 2008 editado

     # 1

    boas noites

    kero compartilhar algo k voçes para saber a vossa opiniao.
    a minha casa já tá construida há 4 anos e kis por aquecimento central mas reparei k a canalizaçao n tava em cobre como tava referido no projecto. o empreiteiro em vez de por a canalizaçao em cobre pos em pex, e como devem saber sao duas coisas completamente diferentes.paguei por cobre mas ele pos pex. reclamei mas ele disse k nao pode fazer nada. k aconselham a fazer? ele é obrigado a fazer alteração ou indemnização? saudações pra todos
  1.  # 2

    O pex na canalização do aquecimento central, é OPTIMO.. mais económico e com desempenho melhor.
    Não sei como foi feito o contrato de empreitada... mas concerteza q quando foi efectuado o orçamento o sr. já pensava não utilizar cobre...

    será?!?
  2.  # 3

    boas
    o problema é k fui enganado,... o orçamento foi feito em cobre e nao em pex... logo o empreiteiro meteu mt dnheiro ao bolso, pois os precos nao têm nada a ver. será possivel a substituicao? sera k posso pedir indeminizacao?

    sera que posso colocar aquecimento a lenha, estando a instalacao feita em pex?

    obrigado
  3.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasO pex na canalização do aquecimento central, é OPTIMO.. mais económico e com desempenho melhor.
    Não sei como foi feito o contrato de empreitada... mas concerteza q quando foi efectuado o orçamento o sr. já pensava não utilizar cobre...
    será?!?


    Boas,

    Já agora a utilização do PEX tem desempenho melhor que o cobre porquê? Pergunto porque se a condutibilidade térmica para a mesma área de contacto e espessura é bem menor, e o objectivo é transmitir o calor, não estou a ver como...

    Alex78, tem toda a razão. O cobre "vale ouro". O seu empreiteiro com essa opção meteu muito €€€ ao bolso. Exija o acerto de contas.
  4.  # 5

    Colocado por: nunoneiva75
    Colocado por: Pedro BarradasO pex na canalização do aquecimento central, é OPTIMO.. mais económico e com desempenho melhor.
    Não sei como foi feito o contrato de empreitada... mas concerteza q quando foi efectuado o orçamento o sr. já pensava não utilizar cobre...
    será?!?


    Boas,

    Já agora a utilização do PEX tem desempenho melhor que o cobre porquê? Pergunto porque se a condutibilidade térmica para a mesma área de contacto e espessura é bem menor, e o objectivo é transmitir o calor, não estou a ver como...

    Alex78, tem toda a razão. O cobre "vale ouro". O seu empreiteiro com essa opção meteu muito €€€ ao bolso. Exija o acerto de contas.


    Se o PEX tem pior condutibilidade térmica, melhor, já que não perde tanto calor para as paredes e chão e a água chega mais quente aos radiadores que é onde interessa. O cobre poderá ser melhor em termos de durabilidade e resistência ás amplitudes térmicas, mas julgo que o PEX aguenta bem até aos 80º+-. A questãp é mesmo se orçamentou cobre e aplicou PEX, vendeu gato por lebre e deverá exigir um acerto de contas.
  5.  # 6

    Não é invulgar ser pedido por parte do dono de obra, para se baixar o preço e isso é obtido através da apresentação de soluções alternativas. Caso o dono de obra o tenha aceite na altura do orçamento, agora não poderá reclamar.

    Se o empreiteiro orçamentou cobre e aplicou pex, enquanto dono de obra, poderá pedir o valor correspondente à diferença das soluções. Mas veja bem o orçamentou que ele lhe entregou, porque só a partir dai, terá bases para o pedir ou não.

    Apenas poderão chegar a alguma conclusão, após se ver o orçamento inicial apresentado pelo empreiteiro.
  6.  # 7

    Um aparte, IMPORTANTE... foi utilizado Pex, ou multiplex/ multicamada?!?!.. eu li PEX.. mas considerei a instalação de multiplex...e espera-se que tenha sido utilizado material próprio para aquecimento central.

    Se foi PEX... não quero!!!!~
    Abraços..
 
0.0127 seg. NEW