Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma micro empresa há meia duzia de anos. Antes fui trabalhador por conta própria outra meia duzia de anos.

    Tenho andado em contra ciclo, pois na altura quando era trabalhador por conta própria, vendia muito (eram outros tempos), e pagava imensos impostos (IRS) ... por isso decidi fazer a empresa, com os custos e burocracias que lhe são inerentes.
    Entretanto com a proliferação da concorrência, e queda nos preços da informática, o meu negócio tem encolhido, e agora só trabalho para uma clientela fixa, maioritariamente serviços.

    Ou seja, neste contexto, já quase não me compensa ter as responsabilidades inerentes ao ter uma empresa.... ou não me compensa mesmo !

    Na pratica, gero umas 30 facturas por mês .

    Tenho um contabilista que me custa uns 200€ por mês, e muitas vezes só aparece trimestralmente, na altura do iva

    Supostamente isto das avenças com os contabilistas é algo que obedece a uma tabela, ou para casos de pequena contabiliade, pode haver uma espécie de contabilidade low cost ?

    Mesmo 100€ por mês acho que já era de mais para o meu caso (e para o trabalho que o meu contabilista tem comigo) ... mas pronto, seria um valor aceitavel ... é que esta acaba por por ser uma das despesas que pesa e em que começa a fazer não valer a pena ter a empresa ...
  2.  # 2

    Bem, a contabilidade é mais uma das habilidades que o país têm para esmifrar as pme e afins.

    Para uma pequena empresa poderá conseguir entre 80 a 100 euros, mas vá com cuidado, são por norma jovens e inexprientes.

    Em Lisboa será mais caro provavelmente.

    Quanto á Empresa vs Empresario em nome individual, não é fácil, mas empresa é um pouco melhor, se der barraca sempre é uma entidade que a dá e não você pessoalmente.
    •  
      GF
    • 22 março 2012 editado

     # 3

    Se 200 euros é valor para lhe fazer alguma diferença, então dá que pensar.... e talvez não fosse mau voltar....
    Claro que todos os trocos contam nestas alturas mas 200 euros num negocio não é nada.´

    Algumas vantagens/desvantagens empresa vs conta propria

    IRC/IRS:
    IRS conta propria, vai até 46.5
    IRC empresa taxa unica 25%
    (Pergunta: Tentar perceber se factura menos de 18.000 EUR por ano. Se facturar, está a pagar mais tendo a empresa.

    Deduções à colecta:

    No caso do IRS pode deduzir pouca coisa
    No caso do IRC pode deduzir muito mais
    (Pergunta: tem muita despesa ou pouca?)

    Estas são as primeiras questões que terá de fazer.
    O resto vem depois.
  3.  # 4

    Falta a (segurança e higiene)deles e não de quem paga...gasóleo,electricidade,multas de transito,horas a fio sem receber ordenado dessas horas,água,seguros de acidentes de trabalho,seguros automóveis...etc...etc...
  4.  # 5

    Colocado por: gf2011Se 200 euros é valor para lhe fazer alguma diferença, então dá que pensar.... e talvez não fosse mau voltar....
    Claro que todos os trocos contam nestas alturas mas 200 euros num negocio não é nada.´


    Houve tempos em que não precisava de fazer tantas contas ... mas agora preciso ...
    Não sei qual é a sua àrea, mas nas minha tenho que trabalhar bastante para fazer 200€

    Claro que há todas as vantagens que refere inerentes ao ter uma empresa, e foi por essas mesmas vantagens que constitui uma empresa.

    O que ganho sai-me do corpo, e custa-me estar a pagar 600€ a um contabilista que aparece trimestralmente ...
    E acho legitimo questionar-me se tal valor está dentro da média. Não me vou armar em empresário rico, pois não o sou. Aliás, desde que trabalho por conta própria, acho que nunca tive que fazer tantas contas.

    Li ainda ha dias um artigo que para as micro empresas, só existe a obrigatoriedade de terem um técnico de contas por causa dos lobbies da ordem dos toc. São desta opinião ?
  5.  # 6

    Pergunta: No contexto da actual crise, assumo que haja por ai muita gente a pensar na auto empregabilidade.
    Se aterrarem neste tópico e lerem isto, respondam no que estão a pensar, se estao mais inclinado para trabalhadores por conta propria ou empresa
    •  
      GF
    • 22 março 2012

     # 7

    Eu entendo o que diz. Tente negociar com ele. Normalmente reduzem (ainda para mais nesta altura do campeonato).
    Eu mandei o meu à fava quando comecei a reduzir custos, mas era porque podia e porque sabia fazer aquilo que ele me fazia.
  6.  # 8

    Boas!

    Eu consigo fazer praticamente tudo o que o contabilista me faz, aliás, até costumo entregar-lhe a papinha quase toda feita.
    O problema é que não sou um TOC; e pelo que tenho conhecimento, qualquer empresazeca é obrigada a ter um TOC , não ?

    Sabe se existem valores minimos de tabela obrigatorios para os TOC ?

    Se pesquisarmos na net por contabilidade LOW COST, aparecem imensas empresas a dizer que o fazem, mas nenhuma diz quanto ... afinal o segredo ainda é a alma do negócio, não ?
    • P+V
    • 23 março 2012

     # 9

    o meu contabilista leva-nos 120€/trimestre, mas o numero de facturas emitidas por um gabinete de arquitectura pequeno (que é o caso) é muuuito reduzido, tal como o trabalho de contabilidade inerente (ordenados a processar, etc etc). O civismo é donde?
  7.  # 10

    Colocado por: P+Vo meu contabilista leva-nos 120€/trimestre, mas o numero de facturas emitidas por um gabinete de arquitectura pequeno (que é o caso) é muuuito reduzido, tal como o trabalho de contabilidade inerente (ordenados a processar, etc etc). O civismo é donde?


    Ribatejo

    Estava a tentar perceber se havia um valor minimo de tabela que os TOC seriam obrigados a levar,mas pelos vistos não há
  8.  # 11

    Eu não sou contabilista, apenas tenho alguns conhecimentos nesta área por conviver diáriamente com pessoas que o são, e pelo que me apercebo é que não há tabela mínima. O que poderá haver é uma tabela disponibilizada pela OTOC com valores aconselháveis(Isto se houver mesmo). No seu caso, aqui na zona Norte, facilmente arranjava um contabilista a fazer-lhe 200€ por Trimestre, e não falo de recém licenciados.

    Cumps
  9.  # 12

    Colocado por: pedro.peixotoEu não sou contabilista, apenas tenho alguns conhecimentos nesta área por conviver diáriamente com pessoas que o são, e pelo que me apercebo é que não há tabela mínima. O que poderá haver é uma tabela disponibilizada pela OTOC com valores aconselháveis(Isto se houver mesmo). No seu caso, aqui na zona Norte, facilmente arranjava um contabilista a fazer-lhe 200€ por Trimestre, e não falo de recém licenciados.

    Cumps


    Boas!

    Mas tem que haver sempre um contabilista a assinar a escrita, não ?
  10.  # 13

    Colocado por: civismoEstava a tentar perceber se havia um valor minimo de tabela que os TOC seriam obrigados a levar,mas pelos vistos não há


    Penso que as tabelas salariais estão a ser todas proibidas pela UE, já que afectam a livre concorrência no mercado.
  11.  # 14

    Colocado por: rampageBem, a contabilidade é mais uma das habilidades que o país têm para esmifrar as pme e afins.

    Para uma pequena empresa poderá conseguir entre 80 a 100 euros, mas vá com cuidado, são por norma jovens e inexprientes.

    Em Lisboa será mais caro provavelmente.

    Quanto á Empresa vs Empresario em nome individual, não é fácil, mas empresa é um pouco melhor, se der barraca sempre é uma entidade que a dá e não você pessoalmente.
    Discordam deste comentário:Parreira


    A sua sorte é haverem ainda profissionais de Contabilidade, Fiscalidade e afins, para aqui escreverem que eles existem, APENAS porque existem personagens igauis a si, que daquele assunto, percebem ZERO. Basta ler as parvoiceses que escreveu atrás..
    Faça-nos um favor, escreva sobre os assuntos que domina (talvez jardinagem ou afins), e aprenda quando alguem das tais áreas se prenunciar.
  12.  # 15

    Uma empresa só é obrigada a ter um TOC a assinar a contabilidade, se for uma empresa com Contabilidade organizada. No seu caso, se a sua facturação for inferior a 10.000€ anuais, pode passar a contabilidade não organizada, e desta forma não é obrigado a ter contabilista.

    Se for uma Sociedade Anónima, para além de ser obrigado a ter um TOC (Técnico Oficial de Contas), é obrigado também a ter um ROC(Revisor Oficial de Contas).

    Para quem não ultrapasse 30.000€ de facturação anuais existem também programas de facturação certificados e gratuitos, dê uma vista de olhos em

    http://www.primaverabss.com/pt/PortalRender.aspx?PageID=%7B906727d5-b773-491d-b5e6-5d089089d110%7D
    • P+V
    • 23 março 2012

     # 16

    Colocado por: civismoRibatejo
    não dá... :(
    •  
      FD
    • 23 março 2012

     # 17

    A CTOC tentou em tempos criar uma tabela de honorários mas, não me lembro se desistiram ou se foram multados, a questão é que tal tabela não foi avante.
    Lembro-me que já na altura queriam cobrar no mínimo 150€ ou um valor assim parecido.
    Dito isto, não existe nem pode existir nenhum valor mínimo, nem tabela mínima, nem nada que se pareça. Cada contabilista é livre de cobrar aquilo que quiser e bem entender.

    Para quem nos lê: estas tabelas impostas são ilegais em qualquer caso, seja nos contabilistas, nos arquitectos, nos médicos, etc.

    30 facturas mês, se calhar sem muitas facturas de fornecedores, 1 único empregado e 200€/mês também me parece desajustado.
    Procure alternativas, veja preços e depois negoceie com o actual contabilista. Se ele baixar, porreiro, se não, é uma questão de mudar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
    • fjcg
    • 23 março 2012

     # 18

    Bom dia a todos,

    Antes de mais vou referir que a minha profissão é...TOC. Não venho aqui fazer nenhum tipo de publicidade pois trabalho exclusivamente por conta de outrem, mas gostava de dar algumas ideias neste tópico.

    Já que estamos no Forum da Casa, vamos tentar fazer a seguinte analogia:

    Quando o utilizador "Civismo" diz, e passo a citar, "Eu consigo fazer praticamente tudo o que o contabilista me faz, aliás, até costumo entregar-lhe a papinha quase toda feita. O problema é que não sou um TOC; e pelo que tenho conhecimento, qualquer empresazeca é obrigada a ter um TOC , não ?", o que está a fazer não é mais que dizer..."eu sou desenhador e sei fazer o projecto de arquitectura de uma casa".

    Quanto o utilizador "Rampage" diz, e passo a citar, "Bem, a contabilidade é mais uma das habilidades que o país têm para esmifrar as pme e afins. Para uma pequena empresa poderá conseguir entre 80 a 100 euros, mas vá com cuidado, são por norma jovens e inexprientes.", o que ele quer realmente dizer é "qualquer engenheiro sabe fazer o projecto de arquitectura de uma casa".

    Utilizando uma expressão tantas vezes vista neste fórum quando os utilizadores perguntam "qual o primeiro passo para fazer um projecto?", e a resposta é "falar com um arquitecto"...se quer realmente ter a noção do que é contabilidade e quais as formas através das quais pode diminuir custos na sua empresa...eu respondo "FALE COM UM TOC".
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P+V
    •  
      FD
    • 23 março 2012

     # 19

    Colocado por: fjcgse quer realmente ter a noção do que é contabilidade e quais as formas através das quais pode diminuir custos na sua empresa

    Da minha experiência, o problema é que muitos contabilistas apenas se limitam a tratar da papelada e pouco mais.
    Não vejo, como nos arquitectos, grande vontade em educar o público.
    Concordam com este comentário: Ferraz Oliveira
    • fjcg
    • 23 março 2012

     # 20

    Caro FD,

    Concordo consigo quando diz que "muitos contabilistas apenas se limitam a tratar da papelada e pouco mais." Esses são contabilistas...mas não são TOC's na verdadeira ascenção da palavra...como em todas as profissões há bons e maus profissionais.

    O que também é verdade é que a maioria dos empresários portuguesas olham para a contabilidade como "um mal necessário" e até um "estigma"...e nenhum deles se preocupa efectivamente em retirar o máximo de proveito da informação financeira. Depois é um ciclo vicioso que se forma, onde o empresário não quer saber e o TOC pensa "se a empresa é dele e ele não quer saber, porque é que eu me vou chatear"?
 
0.0240 seg. NEW