Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Tenho uma dúvida. Quando a casa fica toda paga, ou seja neste mês acabou a hipoteca ao banco tem de se tratar de alguma coisa? O banco tem de passar algum papel? Cumprimentos,

    Teresa
  2.  # 2

    Penso que o banco não passa nenhum documento de quitação (acho que é este o termo correcto) da dívida. Penso que será a Teresa que tem que ir lá e pedir. E prepare-se para pagar...
  3.  # 3

    Certo. O que tenho de pagar mais? Obrigada
  4.  # 4

    Colocado por: tortuliaO que tenho de pagar mais?

    O documento que o banco lhe vai emitir onde consta que o empréstimo está liquidado.
  5.  # 5

    Então deve ser pouco...digo eu :-)
  6.  # 6

    Não sei quanto será. Mas penso que o banco lhe cobrará esse documento. Pelo menos um distrate quando se troca o crédito de um banco para outro é cobrado. Imagino que aqui a situação seja "semelhante"...
  7.  # 7

    ok, obrigada
    •  
      GF
    • 24 março 2012

     # 8

    Chama-se Distrate de Hipoteca e deverá ser solicitado ao banco.
    O documento tem o reconhecimento da assinatura efectuado pelo notário e deverá dirigir-se com ele à respectiva conservatória do registo predial por forma a retirar esse ónus do respectivo imóvel. Demora alguns dias a estar pronto no banco (aprox 10 dias, em regra).
    Pela emissão do distrate o banco poderá cobrar algo até aos 200 euros.
    Na CGD penso que são 100 + IVA, o BCP são 130 + IVA, por exemplo o BPI não cobra pelo distrate mas cobra pela deslocação para entrega do mesmo (100 EUR + IVA).
    Informe-se junto do seu banco do custo actual.

    Acresce ainda o custo do cancelamento na CRP, até há bem pouco tempo eram 72 euros por cada hipoteca.
    Não descure esta ultima situação, pois muita gente esquece-se deste último passo e um dia quer vender e ainda tem hipotecas registadas no imovel...
    Concordam com este comentário: A. Madeira, Luis K. W., ze79
  8.  # 9

    Obrigada gf2011. É sempre a pagar :-) Mas, assim já estou elucidada do valor. Eu andava desconfiada que era preciso algum papel neste país burocratico, lolol.

    Teresa
    • ze79
    • 24 março 2012

     # 10

    boas..

    sim tem que pedir o dito papel em como pagou tudo até ao ultimo cêntimo ,ir a conservatoria registo predial, quase como se fosse (é obrigatório).

    comprei um terreno e quando fomos fazer a escritura tivemos de dar todas as voltas ,que não tinham feito os antigos proprietários,foi um problema de 7 cabeças.
    atrasos nervos etc.......:(((((

    upss..
  9.  # 11

    Não deixe chegar ao fim , fica mais caro .

    Logo que faltem alguns meses para o fim , tente amortizar antecipadamente o crédito habitação .

    Só podem , por lei cobrar o estipulado .

    Comissão máxima para o reembolso antecipado
    Na amortização antecipada do empréstimo, o valor da comissão a pagar pelo cliente não pode ser superior a (Decreto-Lei n.º 51/2007):

    Nos contratos com taxa de juro variável: o equivalente a 0,5% do capital que é reembolsado;
    Nos contratos com taxa de juro fixa: o equivalente a 2% do capital que é reembolsado.
    Para os contratos de crédito conexo, vulgarmente conhecidos por créditos paralelos, multiusos ou multiopções, garantidos pelo imóvel que serve de garantia ao contrato de crédito à habitação, aplicam-se as mesmas condições e comissões máximas de reembolso antecipado (Decreto-Lei n.º 192/2009).

    Os valores indicados para as comissões de reembolso referem-se ao máximo que pode ser cobrado, pelo que não se aplicam se, no contrato de empréstimo, tiver sido acordada uma comissão inferior ou mesmo a sua isenção.

    O cliente bancário está também isento do pagamento desta comissão se o motivo pelo qual pretende antecipar esse reembolso for a morte, desemprego ou deslocação profissional de um dos titulares do empréstimo.



    http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/ProdutosBancarios/CreditoaHabitacao/Principaiselementos/Paginas/Reembolsoantecipado.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tortulia
  10.  # 12

    Colocado por: Ferraz Oliveira
    O documento que o banco lhe vai emitir onde consta que o empréstimo está liquidado.


    Chama-se a esse documento o distrate da hipoteca
    •  
      GF
    • 29 março 2012

     # 13

    Colocado por: gf2011Chama-se Distrate de Hipoteca e deverá ser solicitado ao banco.
 
0.0155 seg. NEW