Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Antes de mais agradecer por este fantastico site e dizer que chegou a minha hora de fazer parte desta "familia"

    A minha situação resume-se ao seguinte:
    Após ter visto uma casa de desinvestimento no BPI eu e a minha namorada optamos pela aquisição da mesma. O valor total do imóvel é de 52300€ (T2). Papelada toda tratada surgem as seguintes duvidas:

    1) A nivel laboral a empresa para a qual trabalho tem protocolo com o BPI, ao questionar se teria (e é claro que tenho) algum beneficio (leia-se redução de spred ou taxas) foi-me respondido que nao teria direito devido a ser uma casa de desinvestimento. Será mesmo assim ou sera falta de vontade do banco?

    2) O custo total de 52300€ é apresentado em 2 emprestimos, 35800€ (financiamento da aquisição) + 16500€ (credito muliopções), o 1º com um spred de 2,5% e o multiopções com spred 3%. Questionei o porque de nao ser um credito apenas para a totalidade deo emprestimo e a funcionaria respondeu que é norma do banco para casas de desinvestimento e como a casa tinha cedencia de posição (sera que é isto? ja n me recordo) a um investidor se fosse apenas feito um credito o spred seria de 3% uma vez que o banco teria que fazer escritura para o investidor e outra do investidor para mim (aumentando as taxas)......

    um bocado estranho, nao acham?

    Obrigado e bom fds
  2.  # 2

    pense bem, essas coisas dos protocolos, com as empresas.

    posso dar o meu testemunho real, em 2003 era militar da marinha, e tinha um protocolo com a CGD, e era só beneficios, ate que um dia eu fui informar-me melhor, e descobri que não podia pedir uma alteração de spread durante 5 anos, que em 2003 era de 1,5%, pois bem os custos do processo era mais barato avaliações, e mais umas quantas coisas mas o que realmente interessava era o dobro, sim porque por aqueles anos o normal era nao ser acima de 1%, Tanto assim era que em 2007, consegui que baixa-sem o spread para 0,25%

    por isso essas coisas de protocolos tem muito que se diga
    • Mac
    • 25 março 2012

     # 3

    Inclua a possibilidade de se financiar noutro banco.
    Boa sorte
    •  
      GF
    • 25 março 2012

     # 4

    Se são casas de desinvestimento imobiliário, habitualmente compensa mais contrair emprestimo no proprio banco.
    Acho estranho é esses spreads...
    O financiamento é a 100% correcto ?
    •  
      FD
    • 27 março 2012

     # 5

    Colocado por: bruno.ferreiraum bocado estranho, nao acham?

    Qual é mesmo a sua desconfiança ou medo?
  3.  # 6

    Boa noite.

    Apos alguns dia de descanso, de regresso...
    FD a minha desconfiança ou receio é apenas o porque de n ser englobado tudo num so credito e a um spread identico. pq terei de fazer 2 escrituras de apenas vou fazer um credito á habitação. Segundo o que me foi dito no banco é que como a divida ao banco era de 35800€ nao seria possivel fazer a junçao total do valor num so credito, o excedente teria que ser em multiopçoes. tb me foi dito que durante x tempo a casa estava cedida a posição a um investidor e se fosse o credito pelo valor da casa estava sujeito as leis do mercado e nao com as vantagens de durante este tempo estar associada a venda pelo banco.

    cump.
    bruno
  4.  # 7

    (continuando).... uma vez que ate ao final do tempo de cedencia de posiçao o investidor vendia com condiçoes vantajosas para os compradores e ao fim desse x tempo o investidor teria que escriturar a casa para o nome dele...

    bruno
  5.  # 8

    Nada de estranho, o banco teve apresentar um preço baixo para se ver livre do imóvel, agora tenta recuperar esse prejuízo ou parte dele, nas condições do crédito.
  6.  # 9

    Olá bruno bom dia,

    1) É normal o banco ter essa politica pois ao adquirir um imóvel de desinvestimento, já está a beneficiar de regalias que o banco dá: valor imóvel abaixo do valor de mercado e o empréstimo a 100% e como em quase tudo as promoções nunca são acumuláveis.
    Em relação a ir para outro banco, duvido que possa, normalmente essas aquisições têm como pressuposto o empréstimo ser do banco.

    2) Em relação á proposta dos dois empréstimos, isso fazia-se muito antigamente para se "fugir" á antiga SISA, era uma forma de escriturar o imóvel pelo preço inferior ao da compra e assim pagar menos imposto. Assim, se fizer dessa forma que o banco diz, tenha em atenção, por quanto irá escriturar o imóvel, o melhor é sempre pelo valor da compra, para evitar ter mais valias "fictícias" aquando da venda. E tenha em atenção que crédito multiopçoes não é considerado habitação, logo todo o capital e juros que amortizar não poderá incluir como beneficio do IRS, enquanto houver este beneficio é sempre bom usufruir do mesmo.

    Boa compra.
 
0.0105 seg. NEW