Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      GF
    • 25 março 2012 editado

     # 1

    Ola a todos,

    Há alguns dias atrás entraram duas abelhas para a minha lareira. Como tenho recuperador, fui a tempo de fechar a porta na esperança que elas voltássem a sair pela chaminé ou que morressem. Tiveram uns dias paradas mas há 2 dias ouvia mais 3 ou 4 abelhas lá dentro.
    Hoje de manha acordei, fui ao jardim e vi algumas centenas a rondar a chaminé. Entretanto já estão algumas dezenas dentro da chaminé... a porta continua fechada....
    Naturalmente não vi nenhuma rainha, mas de certeza que ela se deve ter enfiado lá dentro....

    Conhecem alguém na zona de sintra que possa vir cá resolver este assunto?
    http://malijo-apicultura.blogspot.pt/2011/05/nao-e-uma-chamine-qualquer.html
  1.  # 2

    Eu tenho o mesmo problema, mas num sotão de uma das minhas casas (só que as abelhas são selvagens, daquelas amarelas)o ano passado pensei que as tinha morto a todas (sendo que não me livrei de ser picado 2 vezes), este ano pelo que vejo já lá estão dois pequenos enxames em formação. Existirá um género de dun-dun eficaz para abelhas?


    Colocado por: gf2011Ola a todos,

    Há alguns dias atrás entraram duas abelhas para a minha lareira. Como tenho recuperador, fui a tempo de fechar a porta na esperança que elas voltássem a sair pela chaminé ou que morressem. Tiveram uns dias paradas mas há 2 dias ouvia mais 3 ou 4 abelhas lá dentro.
    Hoje de manha acordei, fui ao jardim e vi algumas centenas a rondar a chaminé. Entretanto já estão algumas dezenas dentro da chaminé... a porta continua fechada....
    Naturalmente não vi nenhuma rainha, mas de certeza que ela se deve ter enfiado lá dentro....

    Conhecem alguém na zona de sintra que possa vir cá resolver este assunto?
    http://malijo-apicultura.blogspot.pt/2011/05/nao-e-uma-chamine-qualquer.html
    •  
      GF
    • 25 março 2012 editado

     # 3

    Bom, como tinha o resto do domingo livre e encontrar um apicultor estava dificil, resolvi ir comprar dum-dum para insectos.
    Pulverizei lá para dentro e ficaram todas meio abananadas. Estavam mortas lá dentro algumas centenas delas e outras tantas ainda vivas!
    Pelo que percebi elas conseguiam entrar através da chaminé mas nao conseguiam sair.
    Entretanto consegui acender a lareira e assim vai ficar a noite toda.
    Andam muitas a rondar lá fora, mas com o fumo nem se aproximam..

    Vamos lá ver agora se não voltam tao cedo...
    Resta saber se o fumo/calor será suficiente para dar cabo do ninho, que estará concerteza na chaminé....
      abelha.jpg
    • AnaT
    • 25 março 2012

     # 4

    Estou sem palavras...

    Exterminar abelhas?

    Deviam ter telefonado aos bombeiros para ver se eles tinham solução.

    Mas matar abelhas com insecticida??????????????????
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso
    •  
      GF
    • 26 março 2012

     # 5

    Então diga lá a sua sugestão... assim para a próxima já sei... ou então chamo-a a si para cá vir ;)
  2.  # 6

    Colocado por: AnaTExterminarabelhas?

    Não...arrisca-se a ser picado, ter um choque anafilático e baquear querem ver?

    Colocado por: AnaTMas matar abelhas com insecticida??????????????????

    São moluscos é?
  3.  # 7

    Pois claro,lol.


    Colocado por: gf2011Então diga lá a sua sugestão... assim para a próxima já sei... ou então chamo-a a si para cá vir ;)
  4.  # 8

    Colocado por: gf2011Então diga lá a sua sugestão... assim para a próxima já sei...


    Boas!

    Fez muito bem em acender a lareira, o fumo agirá como agente dissuador... Experimente esta solução por diversas vezes antes de utilizar quimicos...! ;-)
    •  
      GF
    • 26 março 2012

     # 9

    Colocado por: Tavares Miguel

    Boas!

    Fez muito bem em acender a lareira, o fumo agirá como agente dissuador... Experimente esta solução por diversas vezes antes de utilizar quimicos...! ;-)


    O problema é que para eu poder abrir a porta da lareira e dessa forma acendê-la, tinha de atordoá-las para evitar ser picado por dezenas ou centenas de abelhas que lá estavam dentro... e com este calor, lareira acesa é dose!
  5.  # 10

    Colocado por: gf2011

    O problema é que para eu poder abrir a porta da lareira e dessa forma acendê-la, tinha de atordoá-las para evitar ser picado por dezenas ou centenas de abelhas que lá estavam dentro... e com este calor, lareira acesa é dose!


    Compreendo a sua situação... Mas insisto que o fumo é um optimo dissuasor. Prefere suportar o calor ou dezenas de ferrões?
    •  
      GF
    • 26 março 2012

     # 11

    Tive a lareira acesa entre as 6 da tarde de ontem e as 4 da manhã. Com o fumo nem se aproximavam ontem ao fim do dia da chaminé.
    Hoje de manhã já andam a rondar a chaminé outra vez, e algumas delas já estão novamente dentro da lareira....
  6.  # 12

    Colocado por: carlosj39só que as abelhas são selvagens, daquelas amarelas


    Vespas?
  7.  # 13

    Colocado por: Ferraz OliveiraNão...arrisca-se a ser picado, ter um choque anafilático e baquear querem ver?


    Eu eventualmente vou colocar abelhas no meu terreno. Sempre convivi com abelhas quando era miúdo e só fui picado quando as fui chatear, e fazia coisas mesmo terríveis às abelhas, coitadas. As abelhas são muito importantes para a polinização das plantas.
  8.  # 14

    danobrega: um conselho...tenha cuidado e certifique-se primeiro que ninguém das pessoas que vivem consigo é alérgica a picadas de abelha. Senão é pode ser uma chatice pegada.
  9.  # 15

    Colocado por: danobrega

    Eu eventualmente vou colocar abelhas no meu terreno. Sempre convivi com abelhas quando era miúdo e só fui picado quando as fui chatear, e fazia coisas mesmo terríveis às abelhas, coitadas. As abelhas são muito importantes para a polinização das plantas.


    No verão passado vi com os meus olhos diversas picadas de abelhas que passavam em velocidade e atacavam sem ninguém se mexer, elas pareciam setas a picar o pessoal. A zona por onde elas passavam era uma traçado habitual para elas, nem avisavam, era logo picadela! Pareciam leões!
    • AnaT
    • 27 março 2012

     # 16

    Colocado por: gf2011Então diga lá a sua sugestão... assim para a próxima já sei... ou então chamo-a a si para cá vir ;)


    Mais uma vez esta gente só lê o que lhe interessa.

    Chame os BOMBEIROS.

    Sabe se são mesmo abelhas?
    Ou são vespas?
    São abelhas melíferas ou não?

    Desculpe, mas quando se trata de exterminar animais, principalmente uns tão úteis e importantes como as abelhas, eu perco as estribeiras.

    CHAME OS BOMBEIROS que eles, normalmente, teem os contactos de alguém habilitado a lidar com estas situações.

    Além disso e como alguém já disse, se as abelhas forem selvagens e atacarem não é o fuminho da sua chaminé que o vai safar.
    Concordam com este comentário: Meia Cuca, m.aur.eira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  10.  # 17

    Sim, parece que sim, parece que tenho que ligar para os bombeiros ou talvez, se calhar, para a presidência do conselho de ministros. Curioso, quando meti no Google Images a palavra vespa para confirmar o insecto, as primeiras centenas de fotos que apareceram foram vespas... com motor e duas rodas, lol.

    Colocado por: danobrega

    Vespas?
  11.  # 18

    Colocado por: Ferraz Oliveiradanobrega: um conselho...tenha cuidado e certifique-se primeiro que ninguém das pessoas que vivem consigo é alérgica a picadas de abelha. Senãoépode ser uma chatice pegada.


    Então aqui fica uma informação interessante:

    A ideia comum de que uma pessoa é ou não alérgica a uma coisa, como estado permanente e adquirido com a nascença, é errada. Uma pessoa que nunca tenha tido uma reacção alérgica ao veneno da abelha pode reagir numa próxima picada. Quantas mais vezes forem picadas, maior a probabilidade de ter uma reacção alérgica. Não é suposto haver uma reacção alérgica no primeiro contacto com o veneno. No entanto há uma predisposição genética para ser-se alérgico ao veneno.

    Porquê?

    A reacção alérgica é uma reacção desproporcionada do sistema imunitário ao veneno. Para os anticorpos que reagem ao veneno serem criados é preciso haver um contacto inicial.

    Portanto, verificar se há ou não alguém alérgico não serve de grande coisa.

    Eu sempre convivi com abelhas e se me preocupasse com isso ia viver para um apartamento no meio da cidade, em vez de ir viver para um terreno grande. :-) Os azares podem acontecer, mas pode acontecer tanta coisa...

    Mas sim, se soubesse que alguém da família era alérgico não pensava em ter abelhas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  12.  # 19

    Já agora, quando era puto eu e os meus irmãos íamos procurar nos muros da aldeia ninhos de vespas. Quando havia um tijolo com um furito era certo e sabido que estavam lá vespas. Depois mandavamos uma martelada no tijolo e abanávamos alegremente uma vergasta de vime. Elas vinha atacar e batiam lá...

    Era só rir...

    Na adolescência para limpar uns ninhos das telhas inventei uma melhor. Peguei num borrifador de água, enchi com álcool e fui lá lançar umas chamas. Resultado, vespas no chão com asas queimadas a andar que nem formigas.

    Era mesmo tolo carago. Coitadas das vespas... :|
    •  
      GF
    • 28 março 2012 editado

     # 20

    Danobrega olha que a anaT não vai achar muita graça a essas histórias.

    Bem, moral da razão:
    No dia seguinte, de manhã, continuavam abelhas (sim são abelhas, ainda sei distingir abelhas de vespas), a rondar a chaminé.

    Nesse mesmo dia à tarde, liguei para os Bombeiros, que ficaram meio atrapalhados pois diziam que aquilo não era com eles e que não tinham forma de resolver o problema.
    Sugeriram eu ligar para a protecção civil, que eles concerteza saberiam o que fazer.
    Lá liguei para a protecção civil que muito amavalmente me disseram que não era com eles, mas que tinha um amigo que fazia esses serviços (pagando claro) e deu-me os contactos.
    Pelo sim pelo não esperei mais 24h e já não tinha mais abelhas.
    Ter feito a lareira naquele dia resultou, elas passaram a noite fora da chaminé, por causa do calor e do fumo principalmente, e no dia seguinte as que sobraram estavam a voltar... mas como já não devia haver ninho foram para outras bandas.


    Obg a todos.
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel
 
0.0184 seg. NEW