Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    É com grande prazer que vos abro este espaço de discussão.
    Numa altura em que a construção civil parece carecer de novas soluções, felizmente aparece novos problemas, tais como o aproveitamento de energia naturais e renovaveis dentro de uma casa.
    Segundo se consta o painel fotovoltaico vai deixar os nossos telhados num futuro muito próximo, os nossos vendedores de cerâmica e telha vão ter mais novidades para nos vender, uma nova solução para reaproveitamento das energias renováveis, melhor um nascer do sol para a construção civil.
    Em parceria estão 9 Entidades Nacionais, entre elas a Revigres, Coelho da Silva, Dominó, Universidade do Minho. O nome do projecto chama-se solar tiles. Projecto de dimensão internacional, estudado por faculdades conceituadas. Não é só pelo relançamento da economia que vejo o positivismo. Sendo eu designer, é positivo haver grandes entidades mundiais, empresas de nome mundial querer espandir um futuro limpo, de concentração de energias, de rever as políticas energéticas.
    Estou procurando mais dados sobre este projecto, sei que é um projecto que tem a mesma finalidade dos paineis solares, como sabemos, aproveitar a energia solar para produzir electricidade. Mas há diferenças, que segundo o site que estou a consultar me diz, este sistema que falo funciona através de um filme que é depositado nos painéis cerâmicos, afirmando ser uma base tecnológica muito sofisticada. Estamos a falar de um sistema fotovoltaico, que pretende ser de maior eficiencia energética, mais eficaz para o revestimentos dos edifícios, quer fachada e telhado.
    Isto vai permitir viver numa sociedade mais limpa, e com ambientes mais bonitos e sem um painel que não tem qualquer harmonia numa habitação, apesar de ser útil.
    Gostava de ter mais informações sobre este desenvolvimento tecnológico

    Bibliografia
    http://detrolhaaengenheiro.wordpress.com/2008/07/11/solar-tiles-revestimentos-ceramicos-fotovoltaicos/

    Cumprimentos Carlos Cristina
  2.  # 2

    O pesquisador afirma que esse tipo de cerâmica foi concebido para ser instalado em fachadas ventiladas, caracterizadas pelas juntas abertas e pela fixação das placas numa estrutura metálica presa ao edifício. O vão formado entre os componentes cerâmicos e a vedação favorece a circulação de ar por efeito chaminé, melhorando o desempenho térmico das construções.
    in http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/169/especial-pini-60-anos-futuro-da-ceramica-77735-1.asp
    Segundo o Investigador Arturo Salomoni, este tipo de cerâmica estará no mercado dentro de 7 anos.
    A sua aplicação vai ser em fachadas ventiladas, segundo minhas pesquisas
 
0.0082 seg. NEW