Iniciar sessão ou registar-se
    • Gex
    • 27 março 2012

# 1

Boas,
    A construção da minha casa segue a bom ritmo e já colocaram azulejos nas casas de banho e cozinha. Se nas casas de banho o resultado é muito agradável, na cozinha é um pouco decepcionante... Os azulejos que escolhi revelaram-se muito mais escuros do que eu pensava, o que faz com que a cozinha (que é a divisão da casa menos exposta à luz solar) fique muito sombria. Os azulejos são cinzentos com alguns mais escuros espalhados aqui e ali.
    Como ainda falta colocar as portas da despensa (que vão ocupar uma das paredes da cozinha-são de correr) e os móveis propriamente ditos, pensei em escolher uma cor que pudesse "criar" alguma luz, ou dar alguma claridade. A minha escolha imediata é branco. Branco clarinho para as portas da despensa e branco "brilhante" para os móveis da cozinha. Mas há quem não goste e ache que é um contraste muito grande entre o cinzentão dos azulejos e o branco dos móveis/portas.
    Que cor "luminosa" ficaria bem com um cinzento mortiço numa cozinha?
    Opiniões precisam-se!!
    Thanks!
  1.  # 2

Bom dia, como está?
    Cinzento é uma cor por si sombria, deve sempre optar por aspectos cromáticos claros, cinzento e branco são duas cores neutras. quais são as cores dos móveis de cozinha, e das portas da casa toda?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gex
    • mog
    • 27 março 2012

# 3

viva,
    é tudo uma questão de gosto. parece-me evidente que se pretende mais claridade deverá optar pelo branco. eu tenhos os móveis brancos, com o chão num cinza muito escuro (quase preto) e fica bonito (penso eu...). no seu lugar, e dado que tem azulejos cunza escuro, também optava pelo branco nos móveis.
    Concordam com este comentário: Daniel
  2.  # 4

Colocado por: GexQue cor "luminosa" ficaria bem com um cinzento mortiço numa cozinha?

Conforme disse, e muito bem, branco.
    Há quem não goste? Há.
    Há quem goste disto? Há.
  3.  # 5

Uma vez que é cinzento, experimente o contraste com azul claro, ou rosa claro.

Isto uma vez que tem medo do branco...
  4.  # 6

Oi GEx, umas fotos seriam mais esclarecedoras para se poder opinar, no entanto na minha opinião (mas eu não percebo nada disto) colocaria portas e moveis à cor branca como sugere, pois abre mais os espaços e para além de estar na moda, ficam sempre bem. Pessoalmente gosto e é assim que estou a idealizar a minha cozinha, à excepção dos azulejos que não vou pôr (nenhum), apenas a parede da bancada que vai levar o lava louça vou colocar um revestimento (ainda não sei se em vidro ou azulejo). De qualquer forma para dar mais luminosidade à divisão terá sempre de escolher cores claras. Boa sorte e boas obras.
    • Nia_
    • 27 março 2012

# 7

Realmente, não estou a conseguir "ver" mais nenhuma cor que ilumine o espaço se não o branco como já foi sugerido!
    Ou então, ser radical e ir para um amarelo vivo, que é luminoso e alegre e conjuga muito bem com o cinza, é tudo uma questão de gosto!
    Mas penso que arrisca para uma cor viva, ou então mantêm-se fiel ao branco que é intemporal...
    • Gex
    • 27 março 2012

# 8

Pois, de facto parece que as opiniões são coincidentes com o branco (do qual não tenho medo, atenção. Apenas alguma dúvida). As portas da casa toda serão brancas. Ainda há a dúvida se as portas de entrada (2, uma delas na cozinha) serão cinzentas ou brancas, uma vez que o exterior é cinzento.
    Resta agora saber que tipo de branco colocar nos móveis da cozinha, se um mais baço, lacado ou brilhante... Estou mais inclinado para o brilhante.
  5.  # 9

gex

tire uma foto da cozinha e meta aqui será mais fácil conseguir ter boas opiniões.
    • Gex
    • 27 março 2012

# 10

Colocado por: marco1gex

tire uma foto da cozinha e meta aqui será mais fácil conseguir ter boas opiniões.

Ok, vou tentar ir à obra hoje e tirar uma foto.
  6.  # 11

Colocado por: Gexque tipo de branco colocar nos móveis da cozinha, se um mais baço, lacado ou brilhante...

Eu tenho lacado mate e gosto imenso, mas é mesmo uma questão pessoal, geralmente não gosto de brilhos.
  7.  # 12

Acho que independentemente dos azulejos serem claros ou escuros eu apostava ai num termo-laminado branco brilho, com uns apontamentos noutra cor clara que combina-se com o cinza, por exemplo um verde alface e jogava também com o tampo. Sejam cores claras ou escuras(azulejos), interessa é o resultado final ser harmonioso.
  8.  # 13

Branco meio brilho
    • Gex
    • 28 março 2012

# 14

Conforme prometido aqui está uma imagem da cozinha. Ao fundo será a despensa com 2 portas de correr. Irá ocupar toda a parede do fundo com uma profundiade de cerca de 60cms.
      IMG_1648.jpg
    • Gex
    • 28 março 2012

# 15

O outro lado da cozinha
      IMG_1649.jpg
  9.  # 16

Colocado por: GexQue cor "luminosa" ficaria bem com um cinzento mortiço numa cozinha?

a minha opinião passaria por branco mate, tudo menos pedra de bancada que podia ser cinza
    ou então branco em armários superiores, cinza claro nos inferiores e uma bancada branca.
    e portas da mesma cor do cinza da parede.
    • Gex
    • 28 março 2012

# 17

Colocado por: Fernando Gabriel
    a minha opinião passaria por branco mate, tudo menos pedra de bancada que podia ser cinza
    ou então branco em armários superiores, cinza claro nos inferiores e uma bancada branca.
    e portas da mesma cor do cinza da parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Gex

Caro Fernando Grabriel, porquê "tudo menos pedra de bancada"? O que colocaria em vez de pedra na bancada?

Quando refere as portas, são as portas da despensa e entrada, correcto? As da despensa tinha pensado em branco, pois ocupam a parede inversa à parede das janelas e sendo brancas poderiam reflectir alguma da pouca luz que ali entra.
  10.  # 18

Gex creio que aquilo que o Fernando quis dizer foi que a pedra da bancada não seria em branco mas sim em cinza. Pode na mesma colocar pedra. Eu no entanto concordo mais com a segunda ideia que o Fernando lhe deu: branco em armários superiores, cinza claro nos inferiores e uma bancada branca ou melhor. Mantinha no entanto as portas de correr à cor branca. Já experimentou fazer um Lay-out da sua cozinha no site do IKEA? Porque não procura uma casa da especialidade? dar-lhe-ao alguns conselhos.De que zona é o GEX. Se for do distrito de Lisboa posso-lhe dar os contactos dos sítios onde fui e olhe que fiquei impressionado com os valores que me apresentaram. Pensei que o IKEA era barato, mas olhe que há sítios bem mais em conta e com a vantagem de ter atendimento directo.
  11.  # 19

A todos os foristas, alguém sabe onde posso encomendar pedra silestone para bancadas? Obrigado
    • Gex
    • 28 março 2012

# 20

Já experimentou fazer um Lay-out da sua cozinha no site do IKEA?

Já experimentei esboçar umas ideias, mas as cores também não são muito "explicitas" no site do ikea (os brancos confundem-se muitas vezes com os cinzas). De qualquer forma, eu estaria mais inclinado para a ideia de tudo branco e bancada cinza. Isto porque os armários superiores serão muito menos que os inferiores. Colocar mais cinza nas portas dos armários inferiores iria continuar a sobrecarregar a cozinha com cinza.

0.0226 seg. NEW