Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 27 março 2012

# 1

Imaginemos que precisamos de um ou queremos ser fiadores.

Pelos testemunhos que lemos, sabemos que assinar de cruz é ficar na cruz.

Então, que possibilidades existem ou podem existir para poder ser fiador ou ter um fiador que possa ficar mais protegido mas que, mesmo assim, seja fiador?
    Existe o benefício de excussão prévia que quase todos os que exigem um fiador, descartam.

Mas, e se paralelamente ao acto de fiança, se pudesse fazer um contrato em que à cumulação de falhas de pagamento, o bem fosse imediatamente posto à nossa disposição para dele fazermos o que melhor achássemos?

Vou tentar procurar na legislação algo que permita isto, ou coisa assim parecida...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666, mar_ju
  1.  # 2

Colocado por: FDExiste o benefício de excussão prévia que quase todos os que exigem um fiador, descartam.

Belo tópico! Obrigada por tentar mostrar o outro lado da coisa :)

Pelo que tenho lido aqui no Fórum fiquei com a ideia que esta cláusula tem sido colocada de forma automática em todos os contratos e pelo que percebi, exigir a sua retirada ou não aceitar com ela, é motivo para recusa do crédito ou grande subida do spread. Verdade?
  2.  # 3

Excelente ideia!
    Tenho vindo a seguir vários tópicos aqui do fórum mas só agora me registei para poder participar neste tópico específico.

Vou avançar com um pedido para crédito habitação e lá está, considerando que tanto eu como a minha namorada estamos em situação de contrato, já fomos alertados para o facto de ser necessários fiadores para avançar com o processo.
    Não gosto propriamente de me ver dependente de alguém para uma responsabilidade do gênero, por outro lado também compreendo que os bancos procuram acima de tudo salvaguardar os seus interesses.
    Seja familiar ou amigo, é sempre uma responsabilidade acrescida para ambas as partes... para quem precisa e especialmente para o fiador porque ainda que as coisas corram sempre bem é sempre uma núvenzinha que ali paira no ar...
    •  
      GF
    • 28 julho 2012

# 4

Colocado por: flipeyExcelente ideia!

É uma optima ideia, mas nos contratos com a banca as coisas não são assim tão simples.
    Primeiro porque é regra renunciar ao beneficio da excussão prévia e os bancos disso não descartam.
    Agora entre fiador e afiançado, podem combinar, contratualmente, aquilo que quiserem, mas vale apenas entre os dois e sob pena de surgir uma penalização de spread, caso por exemplo, decidam arrendar o imóvel para pagar a dívida, ou este segundo deixe de habitar o locado.
  3.  # 5

.
  4.  # 6

Colocado por: gf2011Primeiro porque é regra renunciar ao beneficio da excussão prévia e os bancos disso não descartam

Quando fui ao BPI, perguntei ao sub-gerente se podia retirar essa opção. Ele disse: "vou ser sincero, não sei o que é isso que está a falar. Isso está onde?"... LOLOL Conclusão: depois de EU o esclarecer o que era isso do benefício de excussão prévia diz ele "isso já vem aí escrito, não me parece que dê para tirar"... Boa!
  5.  # 7

Colocado por: flipeyjá fomos alertados para o facto de ser necessários fiadores para avançar com o processo.
    Não gosto propriamente de me ver dependente de alguém para uma responsabilidade do gênero, por outro lado também compreendo que os bancos procuram acima de tudo salvaguardar os seus interesses.

A contrato é certinho que vão pedir.
    Eu também não gostei nada da ideia de ficar com alguém "dependente" de mim, mas a vida é assim mesmo. Quem aceita ser fiador também sabe os riscos que corre e só aceita se quiser. Felizmente tive quem "assinasse por baixo" de mim o que nos dias que correm é cada vez mais raro. Espero que tenha igual sorte.
    •  
      GF
    • 28 julho 2012

# 8

Colocado por: mar_ju

Quando fui ao BPI, perguntei ao sub-gerente se podia retirar essa opção. Ele disse: "vou ser sincero, não sei o que é isso que está a falar. Isso está onde?"... LOLOL Conclusão: depois de EU o esclarecer o que era isso do benefício de excussão prévia diz ele "isso já vem aí escrito, não me parece que dê para tirar"... Boa!

Eles sabem lá o que é isso (nem têm de saber, não têm formação jurídica).
    Já fico contente quando lá vou depositar dinheiro e sabem contá-lo correctamente, apesar de até já terem máquinas para isso ;)
    Concordam com este comentário: mar_ju

0.0137 seg. NEW