Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: carleaEstá a querer dizer que a bancada deve artavessar pela janela???

Sim. Presumo que essa janela terá vidro fosco, mas se fosse vidro translúcido, quem estiver no exterior veria a parte de trás da bancada.

Teria que ser uma bancada, tipo esta mas apenas com o lavatório do lado esquerdo. Quem estiver dentro da casa de banho vê a janela por baixo e por cima da bancada.
      47698_hs201001036-bad png.png
  2.  # 22

Sim será vidro fosco...
    Não me parece má a sua ideia...
    Dessa forma teria mais bancada disponível...
  3.  # 23

formalmente não aprecio, tem muitos extras na minha opinião.
    em termos de planta está bem, tirando a situação da cozinha, ai há uma falta na minha opinião, o cruzamento que se cria entre cozinha/hall/sala, para ir da cozinha à sala basicamente atravesso o hall de entrada.
    a cozinha devia estar ligada de outra forma e evitar o conflito com o hall de entrada.
    de resto está bem.
    cumprimentos
    Fernando Gabriel
  4.  # 24

concordo com o fernando Gabriel...
    e acrescento que não é cumprido o percurso acessível exterior ( desde a entrada do lote até uma entrada no piso habitável da habitação)

PS: Cada vez se vê mais incumprimentos ao DL das acessibilidades nos projectos aqui postados...
    Concordam com este comentário: carlea
  5.  # 25

Colocado por: Pedro BarradasPS: Cada vez se vê mais incumprimentos ao DL das acessibilidades nos projecto aqui postados...

Exactamente. Na maior parte das situações, preocupa-se apenas com a casa de banho e o quarto, esquecendo-se do resto.
    • Gex
    • 28 março 2012

# 26

Colocado por: Pedro Barradasconcordo com o fernando Gabriel...
    e acrescento que não é cumprido o percurso acessível exterior ( desde a entrada do lote até uma entrada no piso habitável da habitação)

PS: Cada vez se vê mais incumprimentos ao DL das acessibilidades nos projecto aqui postados...

Mas se as câmaras aprovam...
  6.  # 27

Colocado por: Gex

Mas se as câmaras aprovam...

As câmaras só são obrigadas a verificar o cumprimento dos planos de ordenamento do território, o resto é da responsabilidade do técnico. Podem verificar tudo, se quiserem, mas não são obrigadas a fazê-lo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 28

Colocado por: Pedro Barradasconcordo com o fernando Gabriel...

PS: Cada vez se vê mais incumprimentos ao DL das acessibilidades nos projectos aqui postados...
    Concordam com este comentário:carlea

Esse foi um dos pontos que falamos com o arquitecto, porque fazíamos questão de que não existisse nenhuma barreira arquitectónica no acesso à casa... No entanto, devido à inclinação do piso acabou por nos convencer que isso não era assim tão importante...
  8.  # 29

.. Se fosse em Loulé... mesmo com as cotas altimétricas todas bem feitas e escarrapachadas.. requerem que a demonstração do percurso acessível entre entrada lote/ entrada habitação,também seja efectuada por corte transversal que ilustre todo o percurso acessivel.

PS: O "pessoal " habitua-se" a certas câmaras, depois nunca mais sai nada bem feito(a cumprir a legislação em vigor) de raiz, relaxa... e um dia esbarra com o projecto numa câmara mais exigente. pimba ;(
    Concordam com este comentário: AugstHill, P+V
    • P+V
    • 28 março 2012 editado

# 30

Colocado por: carleaNo entanto, devido à inclinação do piso acabou por nos convencer que isso não era assim tão importante...
    Era de partir uma perna ao arquitecto e obrigá-lo a fazer as visitas à obra em cadeira de rodas, a ver se mudava de ideia acerca da "importância" de ter o percurso acessível desde a rua até à casa...
    Mais, a/o Carlea tem filhos pequenos ou pensa ter? Então pense melhor, porque já viu o que vai ser arrastar o carrinho do bebé (mais as compras) pelas escadas acima/abaixo.
  9.  # 31

carlea

consegue por aqui a configuração integral do seu terreno??
    não me parece uma má planta, tem algum cuidado no desenho mas as opções da implantação e localização das divisões suscitam-me alguma duvida.
  10.  # 32

Colocado por: P+VEra de partir uma perna ao arquitecto e obrigá-lo a fazer as visitas à obra em cadeira de rodas, a ver se mudava de ideia acerca da "importância" de ter o percurso acessível desde a rua até à casa...
    Mais, a/o Carlea tem filhos pequenos ou pensa ter? Então pense melhor, porque já viu o que vai ser arrastar o carrinho do bebé (mais as compras) pelas escadas acima/abaixo.

Gosto do seu humor... Afinal não sou a unica a dar importância a esse facto...
    Na altura eu propus que em vez de escada fosse o passeio todo em rampa...
    mas ele falou que para isso teria que ter uma inclinação inferior a 10% (não sei usar os termos correctos, mas parece-me que foi essa a ideia, pelo menos a com que eu fiquei). dado o desnivel entre o chão e a entrada ultrapassaria esses %...
    algém me pode dar alguma sugestão de como posso fazer para que o acesso não tenha barreiras?
  11.  # 33

Eu sugeria eliminar o 1º troço de escadas (o que está mais proximo da rua), ficando o passeio ligeiramente inclinado...
    No 2º troço de escadas (o que está proximo da entrada) sugeria manter as escadas, mas aproveitar uma parte da largura destas e fazer uma rampa mesmo ao lado....

Prós:
    - ficam eliminadas as barreiras de acesso

Contras:
    - inclinação muito acentuada
    - não fica tão bonito
  12.  # 34

Parece bem?
    Aceito outras sugestões...
  13.  # 35

Colocado por: carlea
    Desculpe a minha ignorância... mas não estou de todo ligada à área de construção... Sistemas de construção???

Sim se vai ser construida em parede dupla com tijolo, se vai ser em bloco e revestida a capoto, se vai ser em ICF, etc.
  14.  # 36

carlea leu o meu post??

isso de fazer uma rampa a cumprir até me parece possivel nesse caso pois tem área de terreno para isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlea
  15.  # 37

Colocado por: marco1carlea leu o meu post??

isso de fazer uma rampa a cumprir até me parece possivel nesse caso pois tem área de terreno para isso.

Sim li...
    já coloco
    • carlea
    • 28 março 2012 editado

# 38

Aqui fica a configuração integral do terreno...
    Nao tem muito boa qualidade... espero que ajude...
    Chamo a atenção para o facto de a planta não ser a versão mais recente.

O inconveniente é que existe um desnivel entre o terreno da habitação e a via publica de mais de 1m.
    Apesar de estar previsto um desaterro na frente da casa isso é que faz com que a inclinação da rampa tenha que ser grande, no meu entender...
    A casa vai ficar "assente" na parte que não tem desaterro... a não ser para a garagem...
  16.  # 39

Qual lhe parece a melhor opção?
    - parede dupla com tijolo
    - bloco e revestida a capoto
    - ICF
  17.  # 40

pois, vendo o seu terreno, perguntamo-nos porque foi assim e não assado.
    para mim ( na minha opinião) não acho muito bem a sala muito a nascente e no miolo, a cozinha é que poderia ser mais no cotovelo do L aproximando-a dos quartos
    a churrasqueira parece muito desligada de tudo, a wc social não dá mesmo jeito ali, repare que quem estiver no escritório ou cozinha a volta que tem de dar.
    essa casa devia estar mais chegada ( o possivel ) para o lado norte para criar mais espaço exterior a sul.
    parece-me que tem ai um projecto um pouco preguiçoso e a ser ajeitado aos solavancos.
    tambem não vejo grande interesse nos armários da suite em L, tinha mais que espaço para fazer uma zona propria.
    a wc comum podia muito bem não ser interior, numa casa com esta dimensão acho que era perfeitamente exequivel.
    quanto ao sistema construtivo iss tem que ser analizado pelo seu arquitecto e engenheiros, pois qualquer sistema se for bem executado é bom e tem tambem a ver com recursos disponiveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlea

0.0217 seg. NEW