Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Suponhamos um balneário (M+F) com um total de 14 (7+7) cabines de duche.

O balneário está numa pousada de juventude com 80 camas.

No Inverno espera-se uma ocupação a 50% (40 camas), e no Verão a 100%.

O aquecimento será feito por cilindros (termoacumuladores eléctricos) - porque não há outra hipótese.

Tenho dúvidas relativamente aos dados para o dimensionamento dos termoacumuladores, e qual a melhor forma de o fazer.

. 50 litros/banho (de 5minutos)?

. usa-se válvula termostática para misturar água quente com água fria (assume-se 50-50 ?) à saída do termoacumulador?

. o consumo/hora seria (por exemplo) de 14 x 6 duches/hora x 50 litros/duche = 4.200 litros /hora, dos quais 50% é água quente ?

A minha pergunta é: Qual a dimensão dos cilindros para aquecer a água dos duches (para que não haja falta de água quente nos duches)?

Encontrei este documento que «ensina» a calcular o volume do termoacumulador.
    http://www.caleffi.pt/pt_PT/caleffi/Details/Magazines/pdf/idraulica_19_pt.pdf
    Este método estará correcto ?
    Não se deveria considerar o consumo COM válvula termostática?
  2.  # 2

Colocado por: TROLHA...que torneiras e duches vai usar?..(tipo)

Os mais baratos possível. :-)
    E não «olhe» para mim! Eu não sou o dono de obra...
  3.  # 3

Colocado por: Luis K. W.O aquecimento será feito por cilindros (termoacumuladores eléctricos) - porque não há outra hipótese.

Tenho dúvidas relativamente aos dados para o dimensionamento dos termoacumuladores, e qual a melhor forma de o fazer.

. 50 litros/banho (de 5minutos)?

. usa-se válvula termostática para misturar água quente com água fria (assume-se 50-50 ?) à saída do termoacumulador?

Luis, na minha opinião acho que poderia considerar os 50 lts por banho, até que pelos vistos é mais para jovens e a tendencia é permanecerem mais tempo no banho o que é comum.

Por outro lado não vejo vantagem na válvula termostatica sendo um deperdicio de dinheiro uma vez que já reparei que está condicionado a gastos, a válvula termostatica usa-se quando o sistema permite por vezes atingir altas temperaturas misturando-se com água fria para atingir uma temperatura de forma que não haja eventuais queimaduras, ora acontece que com os termocumuladores consegue regular a temperatura que pretende ou seja se regular para 50o quando atingir esta temperatura o termostato desliga automaticamente nunca atigindo temperaturas superiores, portanto não vejo vantagem em válvulas termostaticas, poderia eventualmente utilizar misturadoras termostaticas individuais mas neste caso lá está o factor custo!

Porque não utilizar misturadoras temporizadas pré definidas de tempo util para um banho rápido minimiza custos e sabe que à partida o utilizador não faz sala no banho porque até se torna incomodo estar completamente a carregar no botão.

Para estes duches creio que um termocumulador de 750 lts daria para os banhos em simultaneidade é importante na distribuição do sistema de águas criar o factor de equilibrio hidraulico usando sempre dimensões de tubagem no minimo correspondente a 3/4 para que o primeiro duche tenha bastante caudal e o o mais distante não tenha.

Se utilizar termocumuladores individuais então opte no minimo por 150 lts cada dará seguramente para 3 banhos seguidos satisfazendo as necessidades na eventualidade de todos quererem tomar banho ao mesmo tempo.

Cumprimentos

0.0100 seg. NEW