Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Vamos começar os tectos da nossa casa.
    A dúvida está em colocar alheta nos cantos com as paredes ou deixar em quina viva em angulo recto.
    Agradeço opiniões.
    Eu pessoalmente gosto mais da quina viva pois ficaria tudo em angulo recto tal como as dobras das janelas/portas (não temos apainelados), no entanto o Sr. do pladur diz-me que a alheta tem a vantagem de absorver as movimentações da estrutura - sem a alheta os tectos podem rachar. Será mesmo assim?
    Nota importante: Na minha obra as paredes não são de pladur - são tradicionais com acabamento em gesso.

    agradeço opiniões dos entendidos aqui no forum.
    •  
      alv
    • 30 março 2012

     # 2

    Vivam!
    Acabei de escrever duas páginas sobre isto, mas não sei o que aconteceu carreguei na tecla errada e lá foi o trabalho.
    Já não estou com paciência, perdoem, para tornar a escrever, mas resumidamente:
    Pode levar ou não alhetas desde que o instalador saiba da poda; Já por aqui escrevi em vários lados que há dois tipos fundamentais de alheta, as pré-fabricadas que não recomendo que não custam mais dinheiro e as que são feitas à mão e que são pagas à parte, mas repito procurem por aqui que já há rios de tinta sobre as alhetas.
    O que não tenho escrito e que quero salientar é que as fissurações podem existir em placas de gesso laminado apesar da imagem que as pessoas tem de que se trata de um material muito estável, e que na realidade o é quando comparados com os materiais correntes.
    Ainda assim é um material lamelar que tem um coeficiente de dilatação de 15x10(-6)m/m.ºC, o que para um tecto de 10ml e com uma variação térmica corrente numa sala exposta e não habitada de por exemplo 30ºC, coisa perfeitamente normal, faz uma dilatação de 4.5mm! Ora, há que saber controlar isso e a sorte é que normalmente os tectos têm absorsores de dilatações naturais, sejam elementos verticais, sejam palas, sejam as paredes que flectem, seja a própria flexa natural do tecto devida ao peso próprio.
    Como recomendação institucional não deve haver superfícies de tectos contínuos com mais de 10ml sem que existam esses elementos ou juntas de dilatação.
    Em casas "ditas" normais, não aplico, normalmente, mas se se trata de uma casa de um arquitecto isso já faz parte da sua assinatura e não há casa dessas que não leve a alheta.
    Portanto, em conclusão, migabc, faça a gosto porque se for um instalador competente saberá como contornar e prevenir o problema.
    "Fassam" parte.
  2.  # 3

    Eu prefiro a alheta .
  3.  # 4

    Caso opte por não colocar alheta (deixar apenas a esquina em L) o aplicador falou-me numa fita de papel que é colado em forma de L a apanhar a esquina onde o tecto encontra a parede, que depois do barramento ficava imperceptível.
    Será esta a forma correcta?

    Já agora as alhetas que o aplicador costuma aplicar são as pré-fabricadas em alumínio - o espaço que fica entre a parede e o tecto é cerca de 1.5cm - fica a aparecer um tecto flutuante.

    Colocado por: alv
    há dois tipos fundamentais de alheta, as pré-fabricadas que não recomendo


    Porque razão não recomenda as alhetas pré-fabricadas?


    Colocado por: alv
    se se trata de uma casa de um arquitecto isso já faz parte da sua assinatura e não há casa dessas que não leve a alheta.


    Disse que os arquitectos preferem com alheta. Sinceramente pensei que fosse ao contrário. ;-)


    A verdade é que em termos estéticos continuamos indecisos entre a alheta ou sem alheta.
    Gostávamos de ter opiniões daqui do fórum.
    Vantagens/desvantagens ou até mesmo opiniões/gostos pessoais.

    Já agora, sanca vamos colocar na sala de estar na zona da TV (independentemente de levar alheta ou não) – se bem que tenho alguma dificuldade em imaginar uma sala com sanca e alheta. Alguém tem fotos? Se calhar neste aspecto fica melhor sem alheta.
  4.  # 5

    alguém me pode dizer o que são as alhetas??
  5.  # 6

    Numa exposição simplista:

    A alheta é tipicamente um perfil Z que é aplicado à parede e ao tecto falso fazendo duas funções:

    -Estético: o tecto falso fica afastado (no post acima fala-se em 15mm) da parede dando a ilusão de um tecto falso "flutuante";
    -Técnico: absorção das variações que possam existir do tecto, gesso cartonado, paredes...
  6.  # 7

    então basicamente, é melhor ou não usar? segundo o ALV, "Em casas "ditas" normais, não aplico, normalmente"
    •  
      alv
    • 30 março 2012

     # 8

    Vivam!
    Dito de outra forma, não há necessidade para além de estética nas situações correntes.
    Eu não gosto e não uso. Só a pedido ou por exigência do projecto.
    Vou tentar postar umas fotos na segunda.
    "Fassam" parte.
  7.  # 9

    dando a ilusão de um tecto falso "flutuante";
    nannn para mim é tudo menos essa ilusão, gostos não se discutem

    Sou fã de alheta mas nos sítios certos e não em casas particulares
    •  
      alv
    • 2 abril 2012 editado

     # 10

    Vivam!
    Em tudo o que escrevi, esqueci de realçar um pormenor, provavelmente implícito, mas que faz a diferença e que deve ser realçado.
    Como referi, não sou particularmente fã das alhetas e normalmente não as aplico, senão a pedido ou por imposição de projecto, mas há uma situação em que deve obrigatoriamente ser aplicada como é o caso de remates de tectos contra materiais diferentes e que não podem receber as pastas de juntas, como é o caso de paredes em que já existem os mosaicos de revestimento, ou pedras ou painéis em madeira e ai a melhor forma é mesmo uma alheta de remate, e aí também entre as pré fabricadas e as fabricadas no local à mão prefiro sempre as ultimas pelas garantias que posso oferecer em oposição às primeiras.
    Com tempo vou tentar apanhar aqui umas fotos.
    "Fassam" parte.
    •  
      alv
    • 2 abril 2012

     # 11

    Vivam!
    O prometido é devido, cá vai.
    Uma situação em que é recomendável uma alheta: Uma parede em porcelanato e com o remate vai ser difícil, uma caixa para embutir a alheta.
      Mesaco Fdc Alhetas (5).JPG
    •  
      alv
    • 2 abril 2012

     # 12

    ...a alheta em fase de montagem.
    Uma das pré fabricadas, a menos má.
      Mesaco Fdc Alhetas (2).JPG
    •  
      alv
    • 2 abril 2012

     # 13

    ...quase pronta...
      Mesaco Fdc Alhetas (1).JPG
    •  
      alv
    • 2 abril 2012

     # 14

    ...antes de lixar e pintar...
      Mesaco Fdc Alhetas (3).JPG
    •  
      alv
    • 2 abril 2012

     # 15

    ...pintada ou quase, não sei...
      Mesaco Fdc Alhetas (6).JPG
    •  
      alv
    • 2 abril 2012

     # 16

    ...das que eu gosto, as que são feitas no local com banda armada de papel e que têm todas as garantias. Em fase de pintura, mas dá para perceber as diferenças
      Mesaco Fdc Alhetas (9).JPG
    •  
      alv
    • 2 abril 2012

     # 17

    ...prontas, ou quase
      Mesaco Fdc Alhetas (7).JPG
    •  
      alv
    • 2 abril 2012

     # 18

    ...com sanca de cortinado e em sanca de cortinado, o que não é habitual...
      Mesaco Fdc Alhetas.JPG
    •  
      alv
    • 2 abril 2012

     # 19

    ...por fim, façam bom proveito e fassam parte: O efeito:
      Mesaco Fdc Alhetas (8).JPG
  8.  # 20

    Alv, as sancas para cortinados, como fica para depois colocar o varão do cortinado? Fica algum reforço da estrutura?
 
0.0205 seg. NEW