Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Uma coisa é seguir as leis outra é saber interpretá-las. Diga-nos uma coisa o seu técnico é arquitecto não é?
    : ))))
  2.  # 2

    sim
  3.  # 3

    zedasilva

    Não não é igual. Porque pelos visto para o seu técnico isso implica ir estudar a legislação coisa que ele não está interessado em fazer.
    DL 163/2006 de 8 de Agosto


    Li no DL 163/2006 de 8 de Agosto que citou que também se aplica aos edifícios
    habitacionais

    Artigo 2.º
    Âmbito de aplicação
    3 - As normas técnicas sobre acessibilidades aplicam-se ainda aos edifícios
    habitacionais.
  4.  # 4

    Parabens pela iniciativa da construcao da casa. Eu tambem ja tive as mesmas duvidas que voçe em guardar o dinheiro no banco mas para o banco é igual ter la o dinheio a ordem se fosse a prazo é que pode ajudar. Eu decidi iniciar a construcao e so peço dinheiro quando a casa estiver a 30%/40% assim o valor pretendido à banca é menor que o valor da habitacao sendo mais facil aprovacao do credito.

    Boa sorte.
    abc
  5.  # 5

    Tá explicado! :))) Tou a brincar!
    As portas de correr numa habitação só são necessários por questões estéticas não há nenhuma lei que diga o contrário. O que tem que garantir na casa de banho é um espaço de manobra está de harmonia com o 2.9.19 do DL que indiquei
    • Bruno
    • 30 março 2012 editado

     # 6

    Tá explicado! :))) Tou a brincar!
    As portas de correr numa habitação só são necessários por questões estéticas não há nenhuma lei que diga o contrário. O que tem que garantir na casa de banho é um espaço de manobra está de harmonia com o 2.9.19 do DL que indiquei



    Lool Nunca pensei que esta questão iria levantar tanta “polémica”.
    Como disse vou “confrontar” e Segunda ou Terça vou deixar aqui o ressoltado.



    Abraços Bruno
  6.  # 7

    E já agora se tiver um estudo do projeto ponha aqui tb, adoramos dizer mal de tudo
    :)))
    Concordam com este comentário: volcom_DC
  7.  # 8

    A correcta interpretação do DL 163/06, quanto à plataforma de raíz/pré-instalação, e de acordo com os últimos pareceras que li, é a seguinte:
    É suposto a IS acessível ficar no piso de entrada.
    Se ficar noutro piso, tem de ser instalado um meio mecânico de transporte, de raíz. Não serve a pré-instalação, ou espaço para vir a instalar ou afins.

    Também acontece que o DL 163/06 é das peças legislativas pior paridas que já apareceu. É confuso, está mal organizado, tem erros, enfim, exemplifica bem o adágio "de boas intenções..."

    Por isso, cada câmara (e cada indivíduo da câmara) interpreta à sua maneira, algumas aceitam com possibilidade de instalação, outras exigem a instalação de raíz.
    Concordam com este comentário: Gabinete OP
  8.  # 9

    A informação que me deram é que a porta do WC acessivel tem que abrir para fora ou em alternativa ser de correr.
  9.  # 10

    Colocado por: rnja4RealA informação que me deram é que a porta do WC acessivel tem que abrir para fora ou em alternativa ser de correr.

    Não é verdade!
    Pode ser de abrir para o interior desde que seja possivel increver no interior do WC um circulo de 1,50m de diametro sem interferir com as eças sanitárias e o raio de abertura da porta.
    Concordam com este comentário: marco1, ncarvalho74
  10.  # 11

    dei-me comigo a pensar no seguinte,
    para uma pessoa numa cadeira de rodas qual a porta mais fácil de abrir, por ordem:
    1-abrir para fora
    2-correr
    3-abrir para dentro
    é a minha opinião, e penso que a obrigatoriedade de ter uma WC acessível é a pensar nestes casos, portanto faz todo o sentido que não sejam permitidas portas de abrir para dentro
  11.  # 12

    Depende de outras limitações que essa pessoa possa ter, como por limitação ao nivel da força nos membros superiores.
    Mas em principio as de correr são sempre mais faceis de abrir.
  12.  # 13

    Colocado por: Bruno3ªquestão:Eu se conseguir meter a obra de pedreiro pronta sem pedir apoio ao banco, e posterior for fazer o empréstimo já irei pedir o € para obras e não para construção correcto? Os juros da banca serão mais reduzidos ou pode não fazer diferença nenhuma?
    A minha opinião é, primeiro ter o crédito garantido por parte do banco antes de se aventurar mesmo que tenha algum de parte!
    E porquê? Porque, hoje, a concedência de crédito é uma incógnita e não temos garantias que o mesmo seja dado....
    Em regra, depois de aprovado e concedido, temos 3 anos para construção e só pagamos juros do que for libertado.
    Assim, e depois de garantido o crédito, podia usar ou não e quando me apetecesse...

    E será sempre para construção ....
    Concordam com este comentário: Rui A. B., Ana Brás
  13.  # 14

    Colocado por: volcom_DCEu decidi iniciar a construcao e so peço dinheiro quando a casa estiver a 30%/40% assim o valor pretendido à banca é menor que o valor da habitacao sendo mais facil aprovacao do credito.

    Má decisão. E se o banco depois não emprestar dinheiro ou os spread forem muito altos?

    Colocado por: Bruno
    3ªquestão:Eu se conseguir meter a obra de pedreiro pronta sem pedir apoio ao banco, e posterior for fazer o empréstimo já irei pedir o € para obras e não para construção correcto? Os juros da banca serão mais reduzidos ou pode não fazer diferença nenhuma?
    Se tem capitais próprios para executar 30% da casa, peça já ao banco os restantes 70%, e depois de aprovado é que deve iniciar a casa.
    Concordam com este comentário: Ana Brás
  14.  # 15

    Boa tarde,
    A minha situação é muito parecida. Comprei terreno com as minhas economias, sobrou algum. Pedi crédito com um valor inferior ao que precisava dado que ainda tinha algum de lado e devo dizer que não estou arrependida porque não fico "escrava" de uma mensalidade elevada. Nunca pediria dinheiro ao banco tendo dinheiro de lado para investir, acho má política. No meu caso, o banco só me deu 2 anos, Brclays. Só falta libertarem a última tranche que só será libertada após entrega da liçença. isto é que me custa a engolir porque agora é que precisava do dinheiro não é depois de estar pronta.
    Ana
  15.  # 16

    A correcta interpretação do DL 163/06, quanto à plataforma de raíz/pré-instalação, e de acordo com os últimos pareceras que li, é a seguinte:
    É suposto a IS acessível ficar no piso de entrada.
    Se ficar noutro piso, tem de ser instalado um meio mecânico de transporte, de raíz. Não serve a pré-instalação, ou espaço para vir a instalar ou afins.

    Também acontece que o DL 163/06 é das peças legislativas pior paridas que já apareceu. É confuso, está mal organizado, tem erros, enfim, exemplifica bem o adágio "de boas intenções..."

    Por isso, cada câmara (e cada indivíduo da câmara) interpreta à sua maneira, algumas aceitam com possibilidade de instalação, outras exigem a instalação de raíz.


    Lool… Não me foi dito nada disso lool.
    • AugstHill Depende mesmo da Câmara de cada zona, só pode. Nós todos duma maneira ou de outra devemos ter razão, mas lá esta tudo depende da câmara, só vejo essa explicação.
    Como é lógico não irei colocar elevador nenhum da garagem para o 1 piso. O mais pratico era mesmo meter a casa de banho da garagem com as medidas que eles querem.
  16.  # 17

    Colocado por: Ana BrásBoa tarde,
    A minha situação é muito parecida. Comprei terreno com as minhas economias, sobrou algum. Pedi crédito com um valor inferior ao que precisava dado que ainda tinha algum de lado e devo dizer que não estou arrependida porque não fico "escrava" de uma mensalidade elevada. Nunca pediria dinheiro ao banco tendo dinheiro de lado para investir, acho má política. No meu caso, o banco só me deu 2 anos, Brclays. Só falta libertarem a última tranche que só será libertada após entrega da liçença. isto é que me custa a engolir porque agora é que precisava do dinheiro não é depois de estar pronta.
    Ana


    Pois não tem lógica.
  17.  # 18

    jokersmile
    jÁ AGORA...para que valores é que está pensar fazer a casa???Pedir ao banco? Cumprimentos


    Os valores que irei pedir ao banco ainda não sei ao certo, nem lá perto estou. Visto que ainda estou a tratar do projecto não tive oportunidade de pedir orçamentos sem ter a base.
    Não precisa de dizer que fazer uma casa custa muito dinheiro etc… já sei disso e todos que entram nessa aventura também devem saber.
    Mas penso que tenho alguma vantagem ou posso mesmo dizer muita vantagem. Junto comigo tenho o meu sogro, ira ser uma mais valia. Anda a par disso tudo que trabalha nessa área por contra própria e ele ira trabalhar na obra.
  18.  # 19

    Colocado por: Picareta
    Má decisão. E se o banco depois não emprestar dinheiro ou os spread forem muito altos?

    Colocado por: Bruno
    3ªquestão:Eu se conseguir meter a obra de pedreiro pronta sem pedir apoio ao banco, e posterior for fazer o empréstimo já irei pedir o € para obras e não para construção correcto? Os juros da banca serão mais reduzidos ou pode não fazer diferença nenhuma?
    Se tem capitais próprios para executar 30% da casa, peça já ao banco os restantes 70%, e depois de aprovado é que deve iniciar a casa.
    Concordam com este comentário:Ana Brás


    “Picareta” não percebi por que??? Deve ter alguma razão lógica suponho. Se tenho 30 ou 40 por% do valor da obra peço o restante antes por que??? Acho que não tenho nada a perder. Inicio a obra com o meu €. Vou ao banco e ele não “dá” o restante que falta, a algum mal nisso???
    Ou o que quer dizer é que se o credito não é aprovado a obra para?
  19.  # 20

    Colocado por: BrunoVou ao banco e ele não “dá” o restante que falta, a algum mal nisso???
    Ou o que quer dizer é que se o credito não é aprovado a obra para?


    Acho que o Bruno é que sabe responder a isto. Consegue terminar a obra sem dinheiro emprestado pelo banco?
 
0.0222 seg. NEW