Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: danobrega

    Sim, não se trata de enquadrar o uso de AC como um problema mas sim a sua "não necessidade" como uma oportunidade.


    Na minha casa, e em todas as que frequento quando lá vou ( algumas antigas sente-se menos calor), acho altamente aconselhável!
  2.  # 22

    Colocado por: danobrega

    É para os lados de Serpa. :)


    É cá para os meus lados (Baixo alentejo) - se quiser uma proposta, estou disponível, até porque mesmo sendo um projecto simples, dado o facto de termos o desafio do condicionante principal ser uma casa sem necessidade de meios activos para colmatar as necessidades de arrefecimento, é sempre interessante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  3.  # 23

    Obrigado pela oferta Pedro. Como é normal quem "manda" na situação é a minha mãe, e ela lá tem as suas ideias. Entretanto também já arranjou uma arquitecta. Mas estou convicto que seria uma boa experiência trabalhar consigo.
  4.  # 24

    Vou dar a minha opinião para uma ajuda a arrefecer no verão e poupar no inverno :):)... se for disparatada os arquitectos, engenheiros e especialistas em térmica que se pronunciem.
    Não sei qual é a idade da sua mãe... porque isto requer algum trabalho semestral, mas como disse que a casa era pequena...

    O calor vai para cima certo?

    - Não faça placa/laje...(só na casa de banho?) faça um pé direito alto com telhado inclinado e um bom isolamento no telhado.
    - Faça um tecto falso com barrotes e tábuas... mas soltas (sem estarem pregadas) e coloque por cima lã de rocha.

    Assim é mais fácil aquecer a casa no inverno, chega ao verão tira as tábuas e a lã de rocha e fica só com os barrotes à vista mas com um pé direito inclinado bastante mais alto, o que na minha opinião arrefece bastante mais a casa. Quando chega o inverno volta a colocar as tábuas e a lã de rocha por cima dos barrotes.

    Não é lá muito científico... mas acho que ajuda, conjugando com outras soluções (pelo menos na sala que falei ajudava de certeza... mas cada casa é um caso)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
 
0.0106 seg. NEW