Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Desde de já felicito o fórum, muito bom e muito útil.
    Apesar de ser o meu primeiro pedido ajuda por aqui, já fiquei esclarecida em muitas situações, Só que não encontro nenhum tema relacionado com as minhas dúvidas de momento.
    Por isso aqui vai, o meu pedido de ajuda: Estive a ver uma moradia em fase de acabamento para adquirir, só que depois de visitar a casa e tentar saber como estão as coisas na câmara, fiquei com imensas dúvidas e reticências, a casa começou a ser construída em 1999 com um projecto, depois pelo que percebi parou, por motivos económicos, em 2009 houve um pedido de alteração da planta, no entanto não foi entregue toda a documentação necessária á câmara, neste momento a câmara caducou o processo referente ao imóvel.
    Vou marcar uma consulta ao processo com um técnico da câmara, mas como todos estes assuntos são -me completamente estranhos, venho aqui pedir se me podem alertar para situações que me podem causar problemas futuramente, caso adquira o imóvel.
    Agradeço imenso por toda a ajuda que me possam fornecer.
    Muito obrigada pelo tempo dispensado.

Dionisia
  2.  # 2

Colocado por: DIONISIAVou marcar uma consulta ao processo com um técnico da câmara

Não vale a pena ir para essa reunião, sem ir acompanhada com um técnico.

Colocado por: DIONISIAtodos estes assuntos são -me completamente estranhos,

Lá está....siga o meu conselho.
  3.  # 3

Obrigado , mas sim desta vês vou com um tecnico de obra, pois já fui consultar o processo sozinha e fiquei ainda mais confusa, mas mesmo assim há sempre coisas que não nos ocorre de momento e que quem está de fora sabe os cuidados que deve-se de ter, para evitar futuras surpresas, e por isso é que decidi escrever este tópico
    •  
      imbs
    • 1 abril 2012

# 4

Qual o concelho onde se encontra a moradia?
  4.  # 5

O imovel encontra-se no concelho de Vila Franca , Porque?? Será que me pode ajudar..
    •  
      imbs
    • 1 abril 2012

# 6

Por curiosidade apenas.

Pode ser que apareça por aqui mais alguém!
    •  
      FD
    • 2 abril 2012

# 7

Já pediu uma certidão do registo predial? Já consultou o PDM para saber como é que o terreno está classificado? Já falou com os vizinhos para saber algumas coisas que o vendedor de certeza não quer dizer?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DIONISIA
  5.  # 8

Já tenho em minha posse uma caderneta predial rústica, e uma certidão permanente, e está tudo correcto, já tenho marcação com um tecnico da câmara para analisar o processo, apesar de ir acompanhada por um técnico de obra(julgo que é assim que se chama), pedia sugestões do que poderei analisar/perguntar na câmara sobre o imóvel, pois por vezes não nos ocorre coisas que posteriormente poderão nos trazer problemas.
    Quanto aos vizinhos, não existe, o imóvel está longe da povoação, e os "vizinhos" com terrenos ao lado não os conheço.
    Já agora a uns dias atrás li aqui um artigo sobre uma compra de um terreno, em que o vendedor não deu preferência de compra aos vizinhos, funciona só com terrenos, ou também com terrenos com imóveis?
    Obrigado
    Dionisia
    •  
      FD
    • 2 abril 2012

# 9

Colocado por: DIONISIAJá agora a uns dias atrás li aqui um artigo sobre uma compra de um terreno, em que o vendedor não deu preferência de compra aos vizinhos, funciona só com terrenos, ou também com terrenos com imóveis?

Funciona só com terrenos de cultivo.
    Se a casa que vai comprar só tem um artigo, isto é, é um único imóvel, não tem que se preocupar com isso.

Essencialmente, apenas tem que se preocupar com a possibilidade de reabrir o processo de construção.
    Se tal não for possível, normalmente, é como se fosse uma casa nova com tudo o que daí advém.
  6.  # 10

Sim a imovél e terreno está num só artigo.
    O que será melhor reabrir o processo ou iniciar tudo de novo? Ao reabrir o processo, não poderei "herdar" multas do antigo proprietário?
    •  
      FD
    • 2 abril 2012

# 11

Já aí tem uma pergunta para colocar na câmara... :)
  7.  # 12

Sim, já está na minha lista, de perguntas, mas quando abri esta discussão foi porque achei k poderia haver outro tipo de perguntas para salva guardar-me.
  8.  # 13

Acho que não há nada de especial a perguntar, no fundo há duas hipóteses:

1 - A câmara permite a reabertura do processo e a execução da obra onforme o projecto original.
    2 - A câmara obriga a novosprojectos (ou alterações aos projectos) de forma a respeitar a legislação que entretanto entrou em vigor. Neste caso as acessibilidades podem (ou não) vir a ser um problema.
  9.  # 14

Desculpe, mas o quer dizer com as acessibilidades?
  10.  # 15

Uma lei que entrou em vigor que obriga a certas disposições para permitir o acesso a pessoas de mobilidade reduzida - em cadeira de rodas, por exemplo.
  11.  # 16

Decreto lei nº 163/2006 de 8 de agosto.
  12.  # 17

Hum, pois se a camara não permitir a reabertura do processo, terei sujeitas a todas as novas obrigações em vigor neste momento.
    Quanto as alteração do decreto lei nº 163/2006 até acho bastante util. Temos de pensar que não acontece só aos outros.

0.0178 seg. NEW