Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

olá!

garagem na cave ou não? gostaria de ouvir opiniões sobre esta escolha e como escolher e os custos , no meu caso o terrenos vai ter de subir maís ou menos 1 metro, a rampa terá cerca de 6 metros e a entrada seria de lado (norte) da casa. esteticamente não gostei muito de ver este lado pq acho que fica muito alto, embora o arq. ache que com os muros ficaria disfarçado...também tenho receio das infiltrações, e quanto a custos ficará mais caro fazer garagem no exterior ou na cave?

opiniões agradecem-se!
    •  
      FD
    • 21 janeiro 2008

# 42

Acho que essa decisão depende mais do relevo do terreno e da área disponível do que de qualquer outra coisa.

As infiltrações não devem ser motivo de preocupações desde que o trabalho seja bem feito. Um familiar meu tem uma casa com a cave completamente enterrada de um dos lados e, desde que a água tenha um curso certo não há problemas.

Eu preferia como cave por motivos práticos: mais área disponível no terreno, e uma garagem com acesso directo à casa.

Quanto aos custos, penso que ficará mais barato fazer na cave, até pela questão do IMI a pagar todos os anos.
  2.  # 43

Obrigada pelos comentário...preocupa-me o valor do IMI , se a garagem for na cave é mais barato? ou a cave não conta para o cálculo do IMI?

o meu arq. já fez dois projectos com e sem garagem na cave, voltar agora atrás (pq entretanto disse-lhe que não queria a cave, esteticamente acho mais feio, mas concordo que mais prático!), penso que estes profissionais estarão habituados aos avanços e recuos de clientes indecisos não? :)
  3.  # 44

Claro que sim e e mesmo para os clientes muito indecisos (o que não me parece o caso... por enquanto), há sempre um preço.

Agora pergunto, estas dúvidas que colocou aqui, já as colocou ao seu arquitecto? É que esta conversa devia estar a ser tida com ele, faz parte do trabalho dele esclarecer-lhe todas e quaisquer dúvidas relacionadas com o projecto.
    •  
      FD
    • 23 janeiro 2008 editado

# 45

O IMI é calculado com base na área do imóvel e na área de implantação.

Existem dois tipos de áreas consideradas: habitação (área privativa) e acessória (área dependente). As garagens são consideradas na última categoria.

Se formos ao site de avaliações das finanças (http://www.e-financas.gov.pt/SIGIMI/default.jsp), e fizermos o seguinte exercício, calcular o valor patrimonial a pagar por duas casas diferentes, com a garagem "fora" e "dentro" da casa:

Caso A - 1 casa com 100m2 de área privativa (habitação) com 100m2 de área acessória (cave para estacionamento) e implantação de 100m2 no terreno com 300m2

Caso B - 1 casa com 100m2 de área privativa (habitação) com 100m2 de área acessória (garagem exterior) e implantação de 200m2 no terreno com 300m2 (ou seja, os 100m2 para habitação e os 100m2 para a garagem)

Basta introduzir os dados e ver o resultado.

--

Caso A - Resumo
    Tipo de Prédio: Prédio Urbano, Propriedade total com ou sem divisões
    Afectação: Habitação
    Coeficiente de afectação: 1
    Coeficiente de localização: 1,4
    Valor de construção: 615,00
    Idade do prédio: 0
    Coeficiente de vetustez: 1
    Coeficiente de qualidade e conforto: 1,00
    Área bruta privativa: 100 m2
    Área bruta dependente: 100 m2
    Área total do terreno: 300 m2
    Área de implantação: 100 m2
    Área Ajustada: 127.0 m2

Valor patrimonial Tributário
    Valor patrimonial Tributário do prédio: 113.660,00 Euros

--

Caso B - Resumo
    Tipo de Prédio: Prédio Urbano, Propriedade total com ou sem divisões
    Afectação: Habitação
    Coeficiente de afectação: 1
    Coeficiente de localização: 1,4
    Valor de construção: 615,00
    Idade do prédio: 0
    Coeficiente de vetustez: 1
    Coeficiente de qualidade e conforto: 1,00
    Área bruta privativa: 100 m2
    Área bruta dependente: 100 m2
    Área total do terreno: 300 m2
    Área de implantação: 200 m2
    Área Ajustada: 127.0 m2

Valor patrimonial Tributário
    Valor patrimonial Tributário do prédio: 111.510,00 Euros

--

Ou seja, ao contrário do que eu disse (peço desculpa...), paga-se menos de IMI se se ocupar mais área do terreno, será isto? Pensei que fosse ao contrário...
    No entanto, pelo que estive a ver da fórmula de cálculo, depende muito da relação entre a área de implantação e a área do terreno pelo que cada caso deverá ser diferente.

Já agora pedia à mar-silva que fizesse o cálculo para vermos qual seria o resultado num caso real.
  4.  # 46

ola, estou com ideia de iniciar construção em area de 250 m2 (plano) tenho receio de iniciar a costrução pelo custo (dizem sempre que construiar é mais caro que comprar pronta) isso é verdade?
    Se construir necessito de financiamento. O que acha de financiar construção?
    É possivel financiar a construçao depois de iniciada?
    qual é o valor medio por m2?
    Sobrado aproveita + espaço do terreno porem custa mais caro em quanto?
    com R$ 30.000,00 consigo um inicio?
    • AMPB
    • 30 março 2008

# 47

Boas.
    Tenho achado este fórum muito interessante.
    Não tenho experiência nenhuma nestas coisas, mas tenho sonhos!!!
    E gostava muito que me ajudassem a decidir se vale a pena continuar a sonhar...
    Gostava que de me dissessem, em valores aproximados, quanto fica construir uma casa. Idealizo uma casa com cerca de 300 m2, R/C, 1ª andar + sotão. e com garagem com cerca de 52 m2. Tenho lido algumas coisas e falam sempre em preço por m2 de construção. mas isso inclui o que? e m2 de cosntrução é por cada piso?
    preciso de algumas dicas.
    Obrigada
  5.  # 48

Boa tarde

Em resposta às dúvidas da mar-silva, gostaria de dizer:

No que toca à construção de uma garagem em cave ou não, dos custos de uma ou outra opção, julgo, pela minha experiência, que poderá andar "ela por ela". Senão vejamos, uma garagem ao nível do piso térreo PODERÁ implicar maior área de cobertura e maior custo em sapatas, enquanto que em cave esta questão, EM PRINCÍPIO, não se colocará. No entanto, a construção em cave obriga a isolamentos e impermeabilizações que, no outro caso, não se porão...
    Julgo que terá sempre a ver com a área disponível do terreno, estética e funcionalidade. Assim, aconselhado ou não, será sempre escolha do cliente.

Tentando dar umas dicas à AMPB apenas esclareço que o preço por m2 quadrado se contabiliza por área total da construção. Um exemplo básico: uma moradia de 2 pisos, cada piso com 100m2 de área, terá a moradia 200 m2 de área total de construção. Esta área de 200 m2 é aquela sobre a qual incidirá o custo por m2.
    Relativamente ao custo total é deveras difícil de dizer uma vez que tal é influenciado pelas mais diversas razões que vão do tipo de estrutura e cobertura, acabamentos, número de divisões, de instalações sanitárias, os próprios isolamentos se mais ou menos eficientes, se é pretensão tornar a casa sustentável, aparelhos técnicos como seja o aquecimento, aspiração central, som ambiente e outras domóticas.
    Será sempre conveniente que saiba qual o máximo que tem disponível e informar o projectista desse número de forma a que se possa trabalhar dentro do limite.

No que toca ao pequeno sonho em papel do Xoqui aqui apresentado a 3 Jan 2008:

De facto a ideia não está bem resolvida. Peca por conter espaços de circulação em corredores estreitos e sem graça, uma cozinha desabrigada sem zona de tratamento de roupa nem despensa próximas, duas suites cujas instalações sanitárias se abrem sobre a zona de dormir e cujos roupeiros se mostram curtos, uma sala de estar sem indicação de entrada e cujas escadas representadas não no elucidam do seu término, também varandas corridas, como muito se faz por aí, de nada servem, pois são estreitas e sem ulitidade de maior uma vez que não dá para colocar sequer uma mesa...

Peço desculpa por me mostrar tão depreciativa, mas aquando da elaboração de um projecto de arquitectura muitos são os factores que nos fazem colocar uma janela ali ou acolá, uma parede além, uma porta de 2, 3 ou 4 folhas, de abrir, correr ou fole, uma escada em U, I ou L, sendo que o seu conjunto terá sempre de funcionar em harmonia, consonância e de acordo com os hábitos e desejos dos clientes. Para tal existem os "macaquinhos" que lá do seu galho riscam e rabiscam de forma a que o "bolo" saia perfeito.
    Chamo também a atenção que, os pormenores interiores são de suma importância e têm de ser sempre trabalhados desde o tosco.

Não me estendendo mais e não querendo de forma alguma ferir susceptibilidades, me despeço.

Até breve!
  6.  # 49

Olá

mar-silva

Existem algumas coisas que EU alteraria nesse desenho...

Cozinha - acho que fica pequena. Optaria por tirar meio metro à sala movendo a parede. A zona de lavandaria mandava para a garagem, ficasse ela na cave ou ao lado... (Dê uma vista de olhos nas recomendações e "best-pratices" de organização de cozinha, na página do IKEA)
    Quarto-Suite - Trocava o roupeiro com o WC. Assim, ficam os dois WCs juntos, partinhando infra-estrutura para esgotos e águas na parede que leva ao piso 0. (Diminuí a quantidade de tubos, talvez o preço seja insignificante, mas até a humidade de um WC era partilhada com a do outro...) acho o roupeiro mais agradável de "ter" no quarto, que porta para a casa de banho...
    Quartos - Acho que têm uma boa área, no meu caso, são todos maiores... mas isso são gostos. Eu acho que um quarto é algo mais que um sitio com cama para dormir. Gosto de espaço, para uma cadeira, talvez para os miudos (um dia) terem uma secretária para estudar, playstation, etc... Não alterava :)
    WC Piso1 - Acho que está muito grande... A não ser que vá meter um jacuzzi de 4 pessoas :)

Agora! Essa janela da sala, toda em vidro, sem pilar a meio, vai implicar que o engenheiro dê voltas para suportar a placa do piso de cima e as paredes... Fazer, faz-se, mas é capaz de lhe encarecer a estrutura... Além de que o preço das Janelas!!! :)

Essa parede a meio da sala, só se for por opção... Porque não trocar essa meia-parede, por um canteiro :) Futuramente pode querer alterar isso e lá vai a parede abaixo!!

Coisas da Casa
  7.  # 50

GOSTARIA DE VER PLANTAS DE CASAS MENORES COMO: 1 QUARTO E 1 SUITE, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO E VARANDA AO REDOR.OBRIGADO
  8.  # 51

Olá
    E alguém tem exemplos de casas com terreno estreito (6.5 metros) e que não podem ter janelas lateralmente??
    Eu tenho algumas ideias - estou a pensar em fazer um jardim imterior para aproveitar mais a luz mas gostaria de ver mais projectos do género.

Ana Figueiredo
    •  
      FD
    • 9 abril 2008

# 52

Mas se o terreno é estreito, como é vai fazer um jardim interior? Deve ser pequeno não?
  9.  # 53

Olá FD
    Eu tenho uma ideia mas ainda não a partilhei com o arquitecto mas gostaria de tirar mais ideias porque assim quando falasse com ele já lhe diria melhor o que queria.
    A minha ideia era aproveitar o comprimento do terreno - tem 39 metros
    Na entrada faria a sala, a seguir uma casa de banho e o jardim interior que teria ligação à sala. O jardim interior iria ficar estreito mas comprido.
    Entre a casa-de-banho e o jardim teria um corredor que daria ligação à parte de trás da casa onde estaria o escritório e a cozinha.
    O jardim interior iria permitir apanhar luz indirecta nas casa de banho e mais luz nos outros compartimentos.
    Não sei se me fiz entender

Ana Figueiredo
  10.  # 54

Boa Noite, só agora reparei nuns reparos (do usuário Anita e do Administrador FD) ao que escrevi em Novembro e passo a citar...
    "Gostei especialmente do espaço cozinha/sala jantar/sala estar e o envidraçado a toda a largura dos quartos e da varanda corrida, uma dúvida, não existe luz natural na zona de passagem/com. vertical ao nível do piso 2? na cozinha não está identificado o local onde ficará frigorífico/arca de certeza que não será no final da bancada junto da porta da lavandaria, visto ficar ali "solto" o ideal seria andar com a porta da lavandaria 60 cm e a porta de correr tb de for a criar um "nicho" para ele entre as duas portas.
    Um pormenor a ter em conta é o DEC-LEI nº163/2006 (acessibilidades), este diz ... "....em cada habitação deve existir pelo menos uma IS com lavatório, sanita, bidé e banheira ou em opção a esta uma base de duche desde que garanta espaço para instalação de banheira, subentendendo-se que com a banheira instalada terá que ser possível inscrever nela (na IS) um círculo com diâmetro de 1,5m..., mas agora surgiu uma nova "moda" que é obrigar-se as moradias de 2 pisos a "suportarem" no piso 1 um quarto e a dita IS "pré-preparada" para pessoas de mobilidade reduzida..., isto já se passa com a Câmara da Amadora, tudo o que seja moradia de T3 ou superior "toca" a rectificar e a colocar um quarto e a dita IS no Piso Térreo (digo isto porque já rectifiquei algumas, lol). Mas vendo bem a sua não tem grande problema, é retirar um pouco de área ao escritório para a IS de forma a equipá-la para o dec-lei 163/2006 e transformar e mudar o nome de escritório para quarto..., mas até é bem possível que esta "moda" demore a chegar à sua zona."

Acho que os usuários Anita e FD ou não leram devidamente o que escrevi ou então não entenderam o que estava subentendido:
    "...moda que é obrigar-se as moradias de 2 pisos a "suportarem" no piso 1 um quarto e a dita IS "pré-preparada" para pessoas de mobilidade reduzida..."
    eu nunca referi em lado algum que as moradias não devem estar equipadas para os deficientes, mas sim que não têm necessidade de estar equipadas com um quarto e uma I.S. no piso térreo, e o "e" não é opcional é obrigatório, quarto e I.S..
    e se lerem BEM eu referi "moda"... moda de quem??? de algumas CM nomeadamente a da Amadora em obrigar a ter a IS e QUARTO no piso térreo, volto a frisar que "moda" não tem nada a ver com deficiência. Aprendam a ler (Anita e FD) e depois sim a criticar.
    Cumprimentos,
    CD
    •  
      FD
    • 11 abril 2008 editado

# 55

Colocado por: carlosmcd
    Acho que os usuários Anita e FD ou não leram devidamente o que escrevi ou então não entenderam o que estava subentendido:
    (...)
    Aprendam a ler (Anita e FD) e depois sim a criticar.

Não há razão nenhuma para se sentir ofendido. Agora pense um pouco, houve uma falha de comunicação, qual terá sido o problema?
    Duas pessoas entenderam mal o que escreveu por causa da forma como o escreveu ou por causa da forma como o leram?

Às vezes podemos pensar algo e não escrever exactamente aquilo que pensamos, principalmente quando já temos algum conhecimento de fundo, omitindo a parte que nos é familiar só a nós. Que é o que me parece que aconteceu aqui: escreveu algo como profissional da área, que alguém não profissional - sem conhecimentos de fundo - entendeu de outra forma.

Não há razão nenhuma para se sentir melindrado - foi um mal entendido. ;)
  11.  # 56

Boa Tarde, gostei da sua resposta, tem toda a razão, irei ter mais cuidado também na forma como expresso as minhas ideias de maneira que não surjam situações destas.
    Cumprimentos,
    Carlos Dias
  12.  # 57

http://www.soprojetos.com.br/

Deixo este site para quem procura ideias de plantas :)
  13.  # 58

Colocado por: ani_luciOlá
    E alguém tem exemplos de casas com terreno estreito (6.5 metros) e que não podem ter janelas lateralmente??
    Eu tenho algumas ideias - estou a pensar em fazer um jardim imterior para aproveitar mais a luz mas gostaria de ver mais projectos do género.

Ana Figueiredo

esse tipo de solução é das mais interessantes de se conseguir, girando a ideia em espaços/jardins interiores, e pelo contrario que parece, bastante facil em idealizar e de conseguir uma casa muito interessante,
    aconselho a ver arquitectura japonesa moderna.
    cumprimentos
    Fernando Gabriel Arquitecto - [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ani_luci
    •  
      FD
    • 21 abril 2008

# 59

A propósito de casas pequenas e arquitectura japonesa... vejam a Penguin House em Tóquio com uma estonteante ocupação de terreno de 30m2(!):

14.  # 60

um bom exemplo da eficiencia da arquitectura Japonesa

0.0259 seg. NEW