Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Como alguns dos frequentadores deste fórum, estou a pensar construir casa em curto espaço de tempo (o projecto já está na Camâra).

    Tenho as plantas e alçados e gostaria de os partilhar mas, como isto é um mundo muito estranho, gostaria de ouvir as vossas opiniões.

    Acham seguro?
    Estarei a correr algum risco?

    E os outros que estão a construir? Estão dispostos a partilhar?
  2.  # 2

    Risco? Porque? Porque podem copiar? Se não tiverem o técnico para assinar não serve de nada e se forem técnicos não vão copiar com certeza!

    Arrisque! Pode ser que possamos ver alguns defeitos e dar umas dicas! :) Só estamos mesmo bem é a comentar.....

    Fiquei curiosa...

    Saúde
    Anita
    •  
      FD
    • 19 novembro 2007

     # 3

    Eu acho que não corre risco nenhum. Mas pelo sim pelo não, não diga onde é que é... ;)

    Aliás, se procurar um pouco, o que não falta para aí são plantas e alçados...

    Eu não posso partilhar porque ainda não tenho... :(
  3.  # 4

    Ok,

    Ficam as plantas, idealizadas por mim e já no papel pelo Arquitecto:
    piso0
    piso1

    E alçado Sul, a entrada:
    alçado sul
  4.  # 5

    Fico à espera de opiniões e estou aberto a questões.
    •  
      FD
    • 20 novembro 2007

     # 6

    Porta de correr entre a sala e a cozinha, certo? Grande cozinha! 30m2! :D

    A lareira da sala não ficaria melhor no canto oposto partilhando a chaminé com o fogão? É que aquela chaminé ali a entrar pela varanda do primeiro piso, não gosto muito.
    E assim, agora uma questão pessoal se calhar não gosta como vou dizer, abatia-se essa parede que divide o hall de entrada da sala e ficava em open space.

    Tem solário, certo? Pelo menos vejo as escadas...

    Não faz falta roupeiro na suite?
    Onde é que vai ficar o carro?

    Aquela área "morta" entre a entrada e o quarto do piso 0 poderia, com uma cobertura simples, ficar um terraço térreo ou um local para guardar o carro, não?

    Gosto muito! Parabéns! Está bem dividida, proporcional e aprecio especialmente os terraços.

    Só coloco mesmo reservas à chaminé da lareira, mesmo que não queira fazer open space hall+sala.
  5.  # 7

    Quanto ao carro, falta a representação da cave. É a entrada em ("V") do "espaço" morto entre a entrada e o quarto do piso 0. Por outro lado temos terreno para o deixar na rua albergado por uma estrutura qualquer.

    A lareira, chegámos a pensar como diz, mas acabámos por optar por esta forma até porque não tínhamos/temos o local do fogão bem definido.

    Solário? Na minha zona chamamos açoteia :) A escada é só para ir lá em cima quando é preciso, não será de uso corrente.

    Quanto ao open-space, são gostos. Queremos dividir um pouco a área comum da habitável. Já a porta de 3,2m entre a sala e cozinha é para os dias de Natal e festas. :)

    A cozinha também não será bem assim, mas ai ainda temos duvidas. A ideia é criar um espaço para 3 pessoas poderem comer refeições curtas mesmo na cozinha e ter a mesa maior para quando estão mais pessoas.
    •  
      FD
    • 20 novembro 2007

     # 8

    É, a do solário para mim também é nova.
    Mas como já vi escrito em n sítios e já me impingiram essa verbalmente, também a vou usar, sempre dá outro aspecto... :D

    Mas também se pode dizer cobertura. :)

    Estava agora aqui a ver um pouco melhor e mais algum foco de iluminação nas escadas não ficava mal... Uma janela igual à do piso 0, uma pequena clarabóia ou então uma janela na parede virada para nascente.

    Se a sala fosse um pouco maior a lareira até podia ficar bem era no meio, neste estilo:

    lareira
  6.  # 9

    Existe uma clarabóia na escada, só aparece na planta da "cobertura".

    A lareira ainda estamos a ver assim como a cave, depende dos orçamentos.
  7.  # 10

    Parabêns pelo projecto! Com gosto!

    Antes de ler o comentário do FD ia mesmo referir a lareira! Só uma conduta de estracção fica mais barato!
    Já a ideia da lareira no centro da sala é genial mas... então e agora não há conduta??? Fiquei baralhada FD!!

    Na minha opinião, se há terreno para quê as varandas? Eu apostava mais na arrumação, pareceu-me faltar um pouco!

    Um dos truques é ao viver o seu dia normalmente imaginar que está na casa nova! De manhã levanta-se onde tem a roupa para vestir? Vai tomar banho, quando sai, o roupeiro fica muito longe? Ao tomar o pequeno almoço costuma ver as noticias na tv? E de onde fica sentado a comer os cereais consegue ver a TV?....e por ai adiante!

    Devo confessar que normalmente a ajuda da empregada doméstica, quando existe, ou da pessoa que normalmente lava a roupa e faz as lides domésticas é essencial.

    Já pensou que todos nós lavamos roupa e passamos a roupa a ferro mas que nenhuma casa convencional tem um local para isso? A não ser os apartamentos já um pouco sofisticados que tem lavandaria que não passa de uma pequena divisão sem janelas e de todo agradavel para quem passa horas a passar a ferro!

    Viva a casa antes de a construir, será mais facil e ver o que lhe falta, ou não!

    Saúde
    Anita
  8.  # 11

    Gosto da projecto. Faltam contudo, espaços de arrumação/ zona trat. roupa.

    PS: a Porta exterior, na cozinha/ zona refeições deveria abrir ao contrário...
  9.  # 12

    Agradeço os comentários são sempre úteis e permitem mostrar a minha visão

    @Anita: Existe um espaço de lavandaria colada à zona de refeição. Quanto ás varandas são explicáveis pela aquela junção de palavras que trama muita gente inclusive a mim: PDM! É que a minha ruína tem 120m2 e só me deixam construir 60% disso no 1º piso.

    Quanto à arrumação, o grosso será feito na cave (que não coloquei).

    @ Pedro Barradas, tenho um arquitecto esquecido pois eu disse-lhe isso e não fez. Ele diz que não há problema se se alterar em obra! :)
  10.  # 13

    Bom dia,
    Parabens pelo projecto, espaços agradaveis, sinceramente o que me chamou mais atencao foi a falta de roupeiro na suite principal. Quanto as alteracoes, o problema e que depois tera que apresentar um novo projecto com alteracoes e por vezes os arquitectos cobram esse serviço. E tenha a preocupacao em pedir orcamento com alteracoes aos contrutores, para eles nao cobrarem mais por isso, ok ;)

    Agora falta pouco para se ver um sonho realizado

    Atentamente
  11.  # 14

    Colocado por: rita diasBom dia,
    Parabens pelo projecto, espaços agradaveis, sinceramente o que me chamou mais atencao foi a falta de roupeiro na suite principal.


    A suite tem truque. :) É que o roupeiro/closet vai ser adaptado da pequena varanda da suite. Como o vamos fazer é que ainda não decidimos pois não queremos entrar em ilegalidades.

    Quanto ao arquitecto estou + - descansado pois é de família.
  12.  # 15

    Pois a minha lareira vai ser mesmo assim FD bem no meio da sala, com duas frentes a separar a sala de jantar da sala de estar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: estrela_do_mar
  13.  # 16

    olá a todos...finalmente tenho um primeiro esboço da minha casa....depois de muitas incertezas quanto ao espaço cozinha e sua separação (ou não) com a sala de jantar lá nos decidimos. Resolvi partilhar com vocês este esboço, até porque sei que comentarão com o espirito de entreajuda que tenho encontrado neste site.
    A casa ainda terá cave, mas falta ainda o esboço, será estilo moderno q.b., para melhor perceberem a parte sala de jantar/estar será toda envidraçada virada para o jardim (fica para as traseiras da casa), o escritório na parte da frente da casa ou seja do lado oposto. o hall onde tem as escadas leva vidro na parede a sul para deixar entrar o sol (a nascente) .
    o primeiro piso (acho os quartos um pouco grandes, mas...acho que se pedir para diminuir a àrea vai mexer com o rés do chão - e esse não queria diminuir) - agradeço bons conselhos :) . bem neste piso a suite e um dos quartos ficam para as traseiras virados para o mar (espero que ainda dê para ver o mar ao longe , 2km +/-).
    agora o meu "desgosto" é mesmo a semi-parede que está a separar as salas - que foi a primeira coisa q idealizei - colocar lá uma lareira encastrada, daquelas que dariam para os dois lados...mas agora com algumas alterações no 1ª piso o eng. disse-me que não podia ser, pois a chaminé ia bater bem no meio do meu quarto. assim optou-se por colocar a lareira naquela parede que seria para a TV ...estamos a pensar mm assim encastrá-la na pp parede, mas estou um pouco indecisa...pois acho que complica a distribuição: tv /lareira/pequeno móvel.
    se tivere boas ideias para este meu pseudo-problema serão bem acolhidas:
  14.  # 17

    @ mar-silva: Não tem o esboço "visual"? É que ficaria mais fácil com a percepção das áreas de cada divisão.

    Da minha parte, uma coisa que tivemos em conta foi a orientação e dimensão dos envidraçados.

    É que é um dos principais causadores das condições térmicas das casas mas para a climatização sugiro um fórum que é um pouco confuso mas com paciência encontra-se bastante informação:
    http://forum.aglobal.com/

    A climatização costuma ser o maior problema das casas e é ele que vai fazer mexer as nossas bolsas para a conta da electricidade ou outro pois precisamos de aquecimento ou "arrefecimento".
  15.  # 18

    Olá a todos!
    Finalmente o 1 esboço da minha futura casa.
    No espírito de entreajuda que aqui encontro, decidi colocar este esboço para q possam fazer comentários construtivos, dicas etc…

    Casa estilo moderno q.b.
    Trata-se de r/chão e 1º piso (falta ainda a cave).
    No R/chão – já não tenho grandes dúvidas nem gr alterações a fazer – um único “desgosto” a meia parede que separa as salas, já não poderá levar lareira encastrada que daria para os 2 lados, porque com algumas alterações feitas no piso de cima, o local da chaminé ficava bem no meio do meu quarto L ; caso tenham site, ideias de lareiras giras tipo encastradas na parede, divulguem…ainda tenho de estudar melhor a disposição dos sofás e TV (que queria plasma na parede tlv ao lado da lareira);

    (É verdade a parte traseira da casa, seão as salas todas envidraçadas para o jardim exterior. Na parte da frente da casa fica o escritório para melhor visualizarem)
    1ª piso – grande dúvida…devido às grandes àreas dos quartos, criar mais um pequeno – tipo uma saleta ao lado da suite pq tem varanda virada ao mar. ou então manter os 3 quartos grandes como está. Tb queria não gastar mais €€€, portanto conciliar isto tudo ?!

    Garagem na cave - o terreno é abaixo tipo 1m da rua – espero que não fique uma rampa mt inclinada; a opção inicial era a garagem do lado norte…”
    Estou aberta a sugestões/ideias…mas que não representem mais custos :)

    Obrigada
    planta rés-do-chão e 1º andar
    Image Hosted by ImageShack.us

    Image Hosted by ImageShack.us
  16.  # 19

    As áreas e disposição parecem-me muito boas ai, ai se tivesse essa área. :)

    tenho umas duvidazinhas:
    - A orientação da implantação no terreno.
    - Se faz cave por onde é a entrada para a casa.
    •  
      FD
    • 22 novembro 2007

     # 20

    Obrigado por partilhar! :)

    No piso 0, aquela janela na sala é de correr? E tem uma porta? Não percebi muito bem...
    Eu, pessoalmente, preferia sem a meia parede na sala, ou então optaria por uma solução mais "aberta", como uma biblioteca "transparente".
    Na cozinha, aquilo é uma janela em frente ao lava-loiças?
    Há algum propósito para aquela parede a sair da casa de banho para o exterior?

    Quanto ao primeiro piso:
    Gostei do roupeiro na área comum, das varandas e das janelas a toda a largura dos quartos. :)
    Guardo algumas reservas quanto à falta de luz natural na área comum, junto às escadas.

    Não percebo muito bem é a representação gráfica de alguns elementos que me parecem ser janelas, mas que são diferentes das que tenho certeza que são janelas...

    De resto acho que está tudo bom, mas fazia falta uma imagem do exterior. :)

    Quanto à lareira não vejo nenhuma solução... :|
    No piso 0, na "varanda" fazia um deck em madeira a sair um pouco mais da área da casa...
 
0.0245 seg. NEW