Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá novamente. Obrigada pelos v/comentários.
    Tentarei responder ao RELOPES e ao FD:
    a orientação da casa é nascente (frente da casa -escritório) /poente (traseiras, as janelas das salas é pq aí dá sol a tarde toda - qd houver claro :)
    A cave será pelo lado norte, pt quem vê a foto - do lado direito do hall (nesta não se vê os 5 metros deste lado , que será o pátio/rampa que dará para a cave) isto de ter de deixar 5m de cada lado da construção, acho um exagero mas...
    FD:
    No piso 0, sim são janelas em toda a parede da sala (embora vou falar com o engenheiro pq acho que no meio das salas poderia optar-se por parede e depois uma janela grande de cada lado - penso será mais económico, se calhar isolante...vamos ver.
    A meia parede que separa os ambientes não será até ao tecto e vi uma ideia que gostei mt (na impossibilidade da lareira)- essa parede era de pedra estilo rústica e no meio encastrou-se uma àrea rectangular envidraçada para os 2 lados e lá dentro apenas colocaram pedras...achei giro :)
    Cozinha - sim leva uma grande janela rectangular pois fica a nascente.
    a parede que parece sair do W.C. é de pedra e serve para quebrar o "estilo caixote quadrado" que não gosto de ver nalgumas casas agora modernas - enfim questão estética!
    O Hall das escadas leva uma enorme janela do piso 0 ao piso 1 - está lá representada entre a parede da cozinha e da casa de banho (junto às escadas);
    logo que tenha a imagem de fora disponível coloco aqui.

    continuamos com 1 dúvida:::no piso 1 - criar mais um quarto retirando m2 dos que existem - dado que nos parecem mt grandes, ou não? a dúvida instala-se....

    cumprimentos
  2.  # 2

    Enorme é o WC :)

    Penso que tirando um pouco de uns e de outros consegue fazer a divisão extra.

    Pelo que percebi o Norte será todo o lado direito da casa, logo a parede da lareira, certo? Então a cozinha estará virada a Sul.

    Se assim é, parece-me bem do ponto de vista da orientação e aproveitamento do Sol (Sul). No piso 1, ficam zonas sem ser "habitadas" para Norte e no piso 0 a sala que deverá apanhar sol durante toda a tarde.
  3.  # 3

    Gostei especialmente do espaço cozinha/sala jantar/sala estar e o envidraçado a toda a largura dos quartos e da varanda corrida, uma dúvida, não existe luz natural na zona de passagem/com. vertical ao nível do piso 2? na cozinha falta local não está identificado o local onde ficará frigorifico/arca de certeza que não será no final da bancada junto da porta da lavandaria, visto ficar ali "solto" o ideal seria andar com a porta da lavandaria 60 cm e a porta de correr tb de for a criar um "nicho" para ele entre as duas portas.
    Um pormenor a ter em conta é o DEC-LEI nº163/2006 (acessibilidades), este diz ... "....em cada habitação deve existir pelo menos uma IS com lavatório, sanita, bidé e banheira ou em opção a esta uma base de duche desde que garanta espaço para instalação de banheira, subentendendo-se que com a banheira instalada terá que ser possível inscrever nela (na IS) um círculo com diâmetro de 1,5m..., mas agora surgiu uma nova "moda" que é obrigar-se as moradias de 2 pisos a "suportarem" no piso 1 um quarto e a dita IS "pré-preparada" para pessoas de mobilidade reduzida..., isto já se passa com a Câmara da Amadora, tudo o que seja moradia de T3 ou superior "toca" a rectificar e a colocar um quarto e a dita IS no Piso Térreo (digo isto porque já rectifiquei algumas, lol). Mas vendo bem a sua não tem grande problema, é retirar um pouco de área ao escritório para a IS de forma a equipá-la para o dec-lei 163/2006 e transformar e mudar o nome de escritório para quarto..., mas até é bem possível que esta "moda" demore a chegar à sua zona.
  4.  # 4

    Não gostei da expressão moda mas...ok!!!

    Já leu a discussão que está no forum posta pelo agere non loqui com o titulo será o projecto prefeito?

    Saúde
    Anita

    PS: Espero que eu nunca venha a precisar de entrar na moda! LOL
    •  
      FD
    • 29 novembro 2007

     # 5

    Pois... essa expressão não é a mais correcta pois não? :)

    Mas, nessa disposição como é que se cria mais um quarto? Acho difícil...

    Sugiro o seguinte: emagreçam os quartos, engordem a área comum e, junto às escadas coloquem uns armários a meia altura para evitar o gradeamento... acho que fica porreiro. ;)
  5.  # 6

    Olá a todos novamente!
    Se bem se lembro mais atrás coloquei a planta da minha casa, para partilha e opiniões. Pois é continuo com uma grande dúvida na zona cozinha/sala de jantar. Acho a minha cozinha um pouco pequena, apesar de conseguir aumentar mais um 1m2 tirando à lavandaria, fica estreita e eu gostaria de ter uma cozinha mais ampla, pelo que coloco a hipótese de agregar a parte da sala de jantar à cozinha ou seja separar apenas com um balcão a parte de cozinha da sala de jantar. por outro lado acho que se conseguisse colocar uma ilha no meio mas só para apoio a pequenas refeições tb seria o ideal....estou a ficar baralhada..isto de idealizar não é fácil :) gostaria de ouvir opiniões sobre quem já teve as mm dúvidas e as conseguiu ultrapassar :)é que aquele estilo cozinha /copa tb já é tão "batido", gostaria de algo amplo mas mais original e sem nunca deixar de ser funcional....estão a ver como estou???
    agora ainda por cima ouvi falar aí nas casas modelares cujo os preços são mais atractivos...socorro...
    p.s. por fim...já devolvi pelo menos 3 vezes o projecto ao engenheiro....isso tb vos acontece? já tenho receio que qq dia o Sr me mande bugiar :) :)
    obrigada
    •  
      FD
    • 2 janeiro 2008

     # 7

    Pois, aí não vejo grandes soluções. Mas 13,95m2 não é assim tão pequena... Se for só para fazer o comer chega perfeitamente.

    Para refeições também chega, a minha cozinha deve ter mais ou menos esse tamanho e como lá todos os dias. :D

    Aumentar as paredes exteriores está fora de hipótese?
  6.  # 8

    Boas ao fórum!

    Era só para partilhar uma ideia que tive à 2 anos para uma amiga minha e pais. As exigências eram:
    - 3 quartos
    - Escritório
    - De maneira a custar o menos possivel (a média de construção em Leiria ronda os 500€/m2)

    Fiz isto no programa Microsoft Visio, confesso que não percebo nada de desenhar nestes programas, ainda prefiro a minha mão :)
    Espero que as fotos apareçam.
    Abraço

    Free Image Hosting at www.ImageShack.us
    Free Image Hosting at www.ImageShack.us

    Free Image Hosting at www.ImageShack.us
    Free Image Hosting at www.ImageShack.us

    Free Image Hosting at www.ImageShack.us
  7.  # 9

    XOQUI... a planta mostrada está mal resolvida, pelo não considero um bom exemplo para apresentar aqui, a pessoas com as "ideias confusas". Entre outras coisas, apresenta áreas de circulação a mais... aumentando o custo de construção... sem necessidade
    • FLR
    • 4 janeiro 2008

     # 10

    Claro que a planta está mal resolvida, e os alçados também, etc. e tal.

    Mas o que é aqui sintomático é o facto de haver tanto esforço por parte das pessoas em fazer algo que está fora da sua alçada profissional. Alguém me há-de ainda explicar o porquê de tanto empenho em projectar a própria casa- há por aí posts com referências a projectos feitos pelos próprios, que o arquitecto se encarregaria de dar um jeito, e agora temos até desenhos mais ou menos acabados de um suposto projecto. Mas mais: já há discussões sobre a vontade de CONSTRUIR a própria casa. Como se estivéssemos ainda na época em que cada um erguia a sua cabana com as próprias mãos, como se hoje, a construção não fosse um ramo mecanizado, tecnologicamente avançado (em certas áreas), e sujeito a graves responsabilidades civis, garantias, certificações, ensaios, etc.

    É espantoso ver como as pessoas entram pela Arquitectura e Construção dentro, e esperam criar trabalhos profissionais, sem serem profissionais. Não é tão comum, com certeza, ver pessoas a operarem-se a si próprias, em vez de irem ao hospital, nem a defenderem-se a si próprias em tribunal, em vez de chamarem um advogado. Porque é que existe tanto empenho em fazer Arquitectura? Deve ser, de facto, apaixonante...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AdrianoP, Pedro Barradas
  8.  # 11

    "Quem quer vai, quem não quer manda."
  9.  # 12

    Obrigada..FD...
    jÁ agora comentou que a s/ cozinha tem mais ou menos 14m2...e tem uma zona de refeições ? é que a minha ideia seria criar cozinha/copa, mas com zona de refeições rápidas, como a minha cozinha é sobre o rectangular, pensei talvez criar uma ilha - como mesa - tipo para os peq. almoços.
  10.  # 13

    Boas ao fórum!

    FLR

    Claro que está tudo mal resolvido, mas a ideia não é fazer trabalho profissional, é apenas mostrar uma ideia e como é difícil mostrá-la através da escrita, resolvi mostrá-la através do desenho. Mas mesmo não sendo ao programa de profissionais dá para entender mais ou menos não?
    Penso que as pessoas não querem CONSTRUIR a sua própria casa, mas simplesmente idealizá-la, desenhá-la mal ou bem, apenas para terem uma ideia se gostam do sítio onde pretendem viver o resto da vida delas.
    Claro “Não é tão comum, com certeza, ver pessoas a operarem-se a si próprias, em vez de irem ao hospital, nem a defenderem-se a si próprias em tribunal, em vez de chamarem um advogado.” E porquê? Porque ou não é possível ou a lei não permite, como é o caso de em tribunal ser obrigatório ter um advogado mesmo o réu ou arguido ser advogado. Porque se não fosse muita gente agradecia.
    Mas por essa ordem de ideias, porquê fazer os nossos filhos? E não pedirmos a outro homem para os fazer com a nossa mulher? Ou até adoptar um? Porque da muito prazer criar um que fomos nós a fazer. Não?
    Por isso as tentam transcrever para o papel as ideias de casa mesmo sendo o pior desenho do mundo, porque só querem viver numa casa onde se sintam bem. E que melhor para se sentirem bem do que uma coisa que elas idealizaram ao seu gosto?
    Acho que isto não põe em causa o profissionalismo e credibilidade dos arquitectos, desenhadores, técnicos, etc. Apenas lhe retira é a total liberdade de criar e ás vezes até agradecem, porque até existem pessoas “complicadas” e talvez lhes fizesse falta uns conhecimentos de psicologia para entenderem e conhecerem melhor cada cliente e fazerem de cada projecto, um projecto distinto e ao gosto de cada um.
    Bem mesmo estando mal desenhado, aqui deixo mais uma ideia.
    Obrigado e perdoem-me se estiver errado.
    Abraço

    Free Image Hosting at www.ImageShack.us
    Free Image Hosting at www.ImageShack.us
    Free Image Hosting at www.ImageShack.us
    Free Image Hosting at www.ImageShack.us
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gambit
    •  
      FD
    • 8 janeiro 2008

     # 14

    Colocado por: mar-silvaObrigada..FD...
    jÁ agora comentou que a s/ cozinha tem mais ou menos 14m2...e tem uma zona de refeições ? é que a minha ideia seria criar cozinha/copa, mas com zona de refeições rápidas, como a minha cozinha é sobre o rectangular, pensei talvez criar uma ilha - como mesa - tipo para os peq. almoços.

    Tem zona de refeições sim! Toda ela é uma zona de refeições! :D

    É num apartamento... ;)

    Veja no outro tópico que já lá coloquei mais qualquer coisa... :)
    •  
      FD
    • 8 janeiro 2008

     # 15

    Olá xoqui,

    Está enganado! Há aqui pessoas que querem mesmo construir a sua casa! Mesmo. Ou seja, fazer as fundações, levantar paredes, etc.

    Eu percebo... não há dinheiro, mas há sonhos. E o que é que se há-de fazer se não se perseguir esses sonhos? :)

    Isto é tema recorrente e há-de ser. :D

    O meu pai uma vez construiu uma casa num dia! E esta hein? Não estou a mentir e era mesmo uma casa.
    • FLR
    • 8 janeiro 2008

     # 16

    FD, parabens ao seu pai. Acho extraordinario construir uma casa com as proprias maos, e num dia, então, nem se fala! É de tal modo fantástico que merecia um estudo mais aprofundado sobre como se faz uma coisa dessas. A auto-construção (comum em países menos desenvolvidos) é um tema que já foi estudado, de forma interessante, por muitos arquitectos. Essa casa ainda existe? Tem fotografias?

    Agora, há que entender que os tempos mudaram. Isso hoje não é possível, o que pode deixar muita gente nostálgica, mas é um sintoma de evolução social e tecnológica... não há nada a fazer, e ainda bem que já estamos nesse patamar.
    •  
      FD
    • 8 janeiro 2008

     # 17

    Claro que estava a "brincar" apesar de ser verdade e não ter sido o meu pai sozinho.

    Num tempo em que não havia dinheiro para casas, com juros a 30%, o 25 de Abril ainda estava fresco, o meu pai, carpinteiro de origens humildes, precisava de uma casa.

    Juntou a família, comprou a madeira e de um dia para o outro construiram uma pequena casa de madeira num bairro clandestino.
    Claro que hoje não é motivo de orgulho mas naquele tempo era uma solução, e foi sinal disso mesmo, desses tempos.

    Pouco depois, por pressão da minha mãe, vendeu-a e comprou uma casa a sério.
    O bairro ainda existe, a casa não sei, mas ainda me lembro dela com algum carinho. :)
  11.  # 18

    Parabens ao Forum, esta muito bom.

    Uma questão ao FD, posso iniciar uma discussão sobre a venda da minha casa?
    Posso tambem participar nesta discussão sobre a minha nova casa, para inserir imagem basta clicar no icon "imagem"
    Obrigado,

    Andre
    •  
      FD
    • 8 janeiro 2008

     # 19

    Sim, esteja à vontade, e já agora, bem vindo! :)

    Tenha apenas o cuidado de a colocar na categoria de anúncios. :)

    Para inserir uma imagem, esta tem que estar alojada num servidor. Use o Imageshack ou Fotos Sapo por exemplo.

    Quando vir a imagem no seu browser click com o botão direito em cima da mesma e escolha Propriedades. Copie o endereço que está aí. No fórum, carregue no botão que diz imagem e cole o endereço que copiou antes. Surge uma nova caixa de diálogo, se quiser insira uma descrição para a imagem. No final a opção Html tem que estar activa. Já está. Se tiver dúvidas diga. :)
  12.  # 20

    Gostaria, que me ajudassem a conseguir uma planta de uma edícula, para campo, mas que fosse diferente das outras edículas, pois estou pensandoa construir com tijolinho á vista e conm estrutura de eucalípto. Por favor se for atendida me envia ao meu E-Mail, [email protected]. Atenciosamente

    Delcisa
 
0.0257 seg. NEW