Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Ainda bem que existe pessoas como o Costa3333 e outros membros que se disponibilizam para esclarecer as duvidas que vão surgindo, desde já o meu muito obrigado.

    Mais uma questão, eu terei que passar sempre factura, portanto pensava poder ir para o regime simplificado, mas como verifiquei acima descrito apenas poderei passar factura se estiver no regime organizado ?

    Cumprimentos





    Cumprimentos
    •  
      GF
    • 3 abril 2012

     # 2

    Pode passar factura sempre que quiser, como individual ou como empresa.
    A factura (ao contrário do que se pense), não é coisa exclusiva das empresas, embora seja muito mais frequente um individual passar recibos verdes do que emitir facturas.
  2.  # 3

    2º Ano e seguintes - Passa recibos com IVA , faz retenções na fonte ( 20% do valor do recibo é retido pela empresa que lhe paga, para IRS), faz descontos para a segurança social ( cerca de cento e tal euros mês), não paga contabilidade, passa os recibos electronicamente no site da internet.

    Como consigo só pagar cento e tal euros \ mês ???




    Calculadora de Contribuição para Trabalhadores Independentes

    Tipo de Actividade Trabalhadores Independentes
    Taxa 29,60%

    Valores anuais (conforme declaração do IRS)
    Prestações de Serviços* 30.000,00
    Vendas* 0,00

    Rendimento Relevante 21.000,00
    Escalão 5
    Base de Contribuição 1.257,66
    Contribuição 372,27

    Cumprimentos
    •  
      GF
    • 3 abril 2012

     # 4

    Sim isso acabou, embora sejam progressivas (só podem ir subindo um escalão de cada vez)...
    Em termos de Seg-Social hoje em dia já compensa fazer através da empresa, recebendo o ordenado mínimo, compensa quase sempre.
  3.  # 5

    As tabelas de retenção de IRS para ENI são iguais às que existem para os de trabalhadores por conta de outrem ?
  4.  # 6

    boa noite...

    os valores a reter agora ao certo já não sei.. quando mencionei os 20% é porque é o que normalmente aqui os prestadores fazem nos recibos...

    Como isto está sempre a mudar... sei que do total que voçe ganhar num ano... desses 100% o estado atribui 35% para despesas e o restante como lucro dos serviços ( isto se ainda não mudou... pois está sempre a mudar)

    agora para ganho mensais pequeno compensa normalmente ficar como ENI....

    quando os valores são altos... é uma questão de fazer contas.. mas isso com uma ida a um contabilista fica tudo esclarecido.

    cumps
  5.  # 7

    Colocado por: flyer1985Como consigo só pagar cento e tal euros \ mês ???


    os descontos para a SS dos trabalhadores independentes agora penso que alterou a lei... e so paga de acordo com o que ganhou... no tópico acima falou em 650.00€ mês... e dai eu falar em cento e poucos euros....

    agora se for os 35000€ ai já deve ser mais...

    tem tambem a questão de como é que eles vão pagar essas despesas com deslocação etc etc...

    o melhor e mesmo consultar um contabilista e ter todos os dados disponíveis....

    cumps
    •  
      GF
    • 4 abril 2012

     # 8

    A retenção obrigatória em sede de IRS penso que anda nos 21.5%, ainda este ano vi recibos com esses montantes.
  6.  # 9

    Boas,

    Não que perceba alguma coisa disto, mas segundo o que vou sabendo:


    Trabalhadores independente independentemente do regime:
    - Isento de IVA e Retenção na fonte até 10.000€/ano
    - Mal passes (facturação) os 10.000€/ano tens obrigatoriamente de incluir IVA e fazer retenção na fonte, e para sempre. Isto é, se num ano passas os 10.000€ passas a ter de cobrar IVA e fazer RR (a partir do mês em que ultrapassaste) independentemente de nos anos posteriores teres ou não uma facturação superior aos 10.000€.
    - A retenção na fonte é de 21.5%. Se passares uma factura/recibo de 1000€ só recebes (vamos por o IVA de fora) 795€, 215€ ficam "retidos" na empresa que os têm de entregar ao estado.
    - Atenção que se passares os 10.000€ e não fizeres RR as empresas a que passas facturas/recibos podem ter problemas e podem ser obrigadas a pagar juros sobre a RR que não fizeram/pagaram.

    Contabilidade organizada ou não:
    - Se não tiveres contabilidade organizada não podes apresentar despesas, estas são consideradas como 30% da facturação anual independentemente das despesas reais.
    - Em contabilidade organizada são contabilizadas as despesas reais.
    - Se tiveres contabilidade organizada tens de juntar os papelinhos todos e ir de três em três meses ao contabilista.

    Segurança Social:
    - Vais ser enquadrado num escalão da SS, dependente do rendimento (lucro tributável em sede de IRS) do ano anterior (penso que no primeiro ano podes escolher o escalão em que pretendes ficar).
    - Pagas todos os meses o mesmo valor independentemente da facturação desse mês.
    - Se tiveres contabilidade organizada ficas pelo menos no 2º escalão.
    - Pelo que sei é a parte mais confusa. A SS diz-se e desdiz-se muito facilmente.
    - No primeiro ano, e se for a primeira vez que abres actividade, estás isento de pagar SS.

    IA=419,22
    Cálculo da prestação:
    1 - Base de incidência (escalões)
    1.º 419,22 EUR 1 x IAS
    2.º 628,83 EUR 1,5 x IAS
    3.º 838,44 EUR 2 x IAS
    4.º 1048,05 EUR 2,5 x IAS
    5.º 1257,66 EUR 3 x IAS
    6.º 1676,88 EUR 4 x IAS
    7.º 2096,10 EUR 5 x IAS
    8.º 2515,32 EUR 6 x IAS
    9.º 3353,76 EUR 8 x IAS
    10.º 4192,20 EUR 10 x IAS
    11.º 5030,64 EUR 12 x IAS

    2 - determinação do escalão:
    Escalão imediatamente abaixo do rendimento (nota: rendimento e não facturação) do ano anterior/12.
    Vamos supor 12.000€/ano: 1.000€ fica no escalão 3.

    3 - Prestação
    838,44*29,6% = 248,18€/mês


    IVA
    - Se tiveres contabilidade organizada podes ir "buscar" o IVA de coisas que compres que tenham a ver com a tua actividade (ou não ...). Se por exemplo comprares um PC o estado devolve-te o IVA que pagaste (acerto de contas trimestrais entre o IVA que tens de pagar e de receber).
    - Se não tiveres contabilidade organizada ... sinceramente não sei.

    Pagamento por conta
    - Se é especial ou não, não sei, mas se tiveres contabilidade organizada tens de três vezes por ano fazer um pagamento por conta. Aqui não tenho bem a certeza mas penso que é: 1% da facturação do ano anterior.

    ...

    - Considera a retenção na fonte e os pagamentos por conta como o IRS que os trabalhadores dependentes pagam todos os meses. na entrega do IRS do ano seguinte é feito o cálculo de quanto pagaste e de quanto deverias ter pago.

    - Só justifica não ter contabilidade organizada quando tens uma facturação muito grande e poucas despesas. No teu caso em particular parece-me que se justifica plenamente ter contabilidade organizada. Ainda por cima vais apresentar facturas pelas despesas que tens à empresa, se não optares por cantabilidade organizada no fim do ano só serão consideradas 30% dessas despesas, quer dizer que pagarás IRS sobre 70% das despesas.

    - Para ter contabilidade organizada tens de ter um TOC (contabilista).

    - Se fores passar um factura/mês (pelo que eu percebi), arranjas facilmente um TOC por menos de 50/mês.

    Pela minha experiência pessoal acho que compensa imenso ter contabilidade organizada. Por exemplo eu comprei um carro (comercial a gasóleo obrigatoriamente) e só o que poupei no IVA dá para pagar o contabilista por mais de 10 anos. Só mesmo se a facturação for muito grande e não se conseguir arranjar despesas é que não compensa.

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
    Concordam com este comentário: GF
  7.  # 10

    Colocado por: oxelfeR (RIP)- Mal passes (facturação) os 10.000€/ano tens obrigatoriamente de incluir IVA e fazer retenção na fonte, e para sempre. Isto é, se num ano passas os 10.000€ passas a ter de cobrar IVA e fazer RR (a partir do mês em que ultrapassaste) independentemente de nos anos posteriores teres ou não uma facturação superior aos 10.000€.


    Tenho algumas dúvidas neste ponto... a retenção penso que sim... mas o IVA penso que só no inicio do próximo ano é que começa a cobrar...

    cumps
    •  
      GF
    • 4 abril 2012

     # 11

    Costa, penso que o oxelfer tem razão...
    Mas há por aí um contabilista no forum que percebe imenso do assunto, talvez ele espreite aqui e vos dê um conselho, pagando claro.
  8.  # 12

    Boas,

    Colocado por: gf2011Costa, penso que o oxelfer tem razão...


    Eu também penso que tenho razão;)


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
    •  
      GF
    • 4 abril 2012

     # 13

    Colocado por: oxelfeR (RIP)também penso que tenho

    Então devia agradecer a si mesmo... lol
  9.  # 14

    Viva.

    Esta história dos ENI deixa-me pensativo...

    Eu faço alguns trabalhos de projectos, estou colectado nas Finanças, e passo recibos (verdes) dos trabalhos efectuados.
    Estou no regime simplificado, portanto não cobro IVA, nem faço retenção na fonte, nem pagamentos por conta.

    Como vêm, o volume de negócios é baixo...

    Mas surge-me uma dúvida:
    considerando que tenciono trocar de carro, sempre ouvi dizer que havia desconto para ENIs...
    Será que eu sou ENI, e posso usufruir desses descontos?

    Como se processa isso, e em que é que muda a minha situação de trabalhador?

    grato desde já pela ajuda.
  10.  # 15

    Boas,

    Colocado por: treladocaoconsiderando que tenciono trocar de carro, sempre ouvi dizer que havia desconto para ENIs...


    Descontos?
    Se tiveres contabilidade organizada podes deduzir IVA (isto é, pagas, mas depois o estado devolve-to), se o carro for comercial passageiros e a gasóleo.

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  11.  # 16

    trabalhador independente é diferente do que um empresário em nome individual. Penso eu.
    •  
      GF
    • 4 abril 2012

     # 17

    Algumas marcas faziam descontos comerciais para ENI, em viaturas comerciais, eu proprio usufrui disso há uns anos quando comprei um carro novo no stand, mas eram técnicas de vendas deles, descontos promocionais, porque nunca me pediram qualquer tipo de comprovativo nesse sentido... a verdade é que fiquei sempre a achar que qualquer pessoa que comprasse aquele ou aqueles carros teria sempre alguma margem de negociação/desconto, independentemente de ser ENI ou não.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  12.  # 18

    Obrigado pelas prontas respostas.

    De facto,tb acho que o ser ENI na compra de um carro é mais uma postura comercial que outra coisa... vamos ver.
  13.  # 19

    Colocado por: marco1trabalhador independente é diferente do que um empresário em nome individual. Penso eu.
    Discordam deste comentário:Parreira


    É a mesma coisa.
  14.  # 20

    Colocado por: oxelfeR (RIP)Boas,



    Descontos?
    Se tiveres contabilidade organizada podes deduzir IVA (isto é, pagas, mas depois o estado devolve-to), se o carro for comercial passageiros e a gasóleo.

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
    Discordam deste comentário:Parreira


    Ter ou não, contabilidade organizada, não tem qq relevancia a nivel de IVA. Dito de outra forma, pode ate nem ter contabilidade organizada, e deduzir o IVA, quer por passar os 10 mil euros, quer por optar por o fazer, desde que abre a actividade.
 
0.0241 seg. NEW