Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas Tardes.
    Desta vez venho com uma questão que ainda não percebi muito bem por o que li aqui no fórum. E será também duvidas de muita gente.

Em relação ao tempo que o banco dá para construção da casa.
    Já percebi que depende de banco para banco e do contrato feito.

*Mas o que gostaria de saber mesmo é o que acontece se não tivermos a casa pronta por falta de tempo.

*Gostaria que me esclarecessem também em relação a entrega de tranches para a realização da obra.
    Preocupa-me o tempo curto para finalizar a obra.

Li aqui num outro tópico que abri e veio a conversa que num casa que foi ditado a última tranche só vai ser entregue após entrega da licença é assim mesmo ou também depende de banco para banco.

Agradeço as vossas respostas para ficar melhor esclarecido e para ajudar outros que estão na minha situação de início de obra.
    Abraços Bruno
  2.  # 2

boas Bruno
    já li a outra discussão e pedir o empréstimo para construção é indiferente antes de iniciar ou depois de obra feita já que o valor do financiamento garantia é calculado sobre a avaliação da casa pronta.
    quanto ao tempo 2 anos é tempo demais para andar a construir, já que vai ter despesas mensais fixas como coordenação, fiscalização, água e luz que juntos dão uma boa prestação.
    a sua principal dificuldade e deve-se prevenir monetariamente para o facto é no meio da obra em que vai ter várias artes para pagar ou sinalizar ao mesmo tempo e sem apoio do banco já que a libertação é feita após vistoria de eng. e com obra pronta.
    a libertação das tranches depende de banco para banco mas será aquele que o eng. disser que se encontra em obra pronta, este processo demora depois de pedir vistoria cerca de 7 dias úteis.
    se não acabar nos dois anos deve prorrogar o prazo por mais um (na CGD esse ponto vem no contrato) depois deste prazo o credito é construção passa automaticamente para empréstimo hipotecário ficando o empréstimo fechado nos valores levantados até ao momento.
    um abraço
  3.  # 3

a sua principal dificuldade e deve-se prevenir monetariamente para o facto é no meio da obra em que vai ter várias artes para pagar ou sinalizar ao mesmo tempo e sem apoio do banco já que a libertação é feita após vistoria de eng. e com obra pronta.

Então mas imaginemos que eu não tinha € para iniciar a obra. Deve ter muitos casos assim, o banco se não der a primeira tranche, como vamos assegurar o início de obra? Não tem logica.

Expl. Eu meto a casa pronta de pedreiro, mas para continuar preciso de fazer empréstimo ao banco, o banco não dava “logo” a primeira tranche.
  4.  # 4

Não é assim como diz. O banco liberta logo a 1ª tranche após a aprovação do crédito. Foi o que aconteceu comigo e tem lógica que seja assim.
    Ana
  5.  # 5

Colocado por: Ana BrásNão é assim como diz. O banco liberta logo a 1ª tranche após a aprovação do crédito. Foi o que aconteceu comigo e tem lógica que seja assim.
    Ana

Assim é outra coisa…
    Já agora Ana no início da obra precisava de 35 ou 40 mil € para pedreiro que foi o orçamento que tive, o banco da esse valor para dar início de pedreiro? (valores para dar exemplos).
  6.  # 6

A minha 1ª tranche foi de 15% se não estou em erro.

Agora há outra questão, você não vai deve pagar a totalidade do orçamento de estrutura na fase inicial da obra.
  7.  # 7

Colocado por: BrunoJá agora Ana no início da obra precisava de 35 ou 40 mil € para pedreiro que foi o orçamento que tive, o banco da esse valor para dar início de pedreiro?

Vai pagar adiantado?
  8.  # 8

A forma de disponibilização de tranches depende de bando para bando.
    Em alguns bancos tem que ter obra feita para libertação da primeira tranche.

Então mas imaginemos que eu não tinha € para iniciar a obra. Deve ter muitos casos assim

Sim, há muitos casos assim.

o banco se não der a primeira tranche, como vamos assegurar o início de obra?

Não inicia. Nos tempos que correm quem quiser construir casa terá que ter uma boa parte do capital necessário para a contruir.
  9.  # 9

A minha 1ª tranche foi de 15% se não estou em erro.

Então e no seu caso os 15% dava para pagar a estrutura? Porque uma das minhas dúvidas é se o valor que eles bom dando se dá para realizar a parte da obra em que estamos. (Exempl. Eu preciso dos tais 35 mil ou o que seja, mas o banco no início dá apenas 30mil eu logo no início não vou poder finalizar a estrutura.
    Torno a dizer que isto é tudo apenas exemplos, ainda não tenho informação nenhuma directa com banco nem com quem vai trabalhar na obra, orçamentos etc.
  10.  # 10

Colocado por: Picareta
    Vai pagar adiantado?

Pois certamente que não. E logo eu… Mas pode sempre pedir um adiantamento… digo eu…
  11.  # 11

Colocado por: BrunoPois certamente que não.

Então não precisa dos 35 mil para fazer a estrutura. Faz a estrutura e pede dinheiro ao banco para acabar de pagar a estrutura.
  12.  # 12

Conclusão é uma palhaçada isso do credito de obras, ou para obras... quem não tiver capital não pode fazer obras...
    no meu caso eu tentei pedir um empréstimo a 8 anos de um certo capital, para alem de os juros serem altos no credito pessoal, queriam-me impingir um credito habitação dando-me o dinheiro as postas, mesmo eu não querendo o credito para concluir a casa mas sim para começar com ela...para alem de estar a hipotecar um terreno de 8Hectares, e um projecto de esta avaliado em mais de 250mil €...
  13.  # 13

Colocado por: neluzqueriam-me impingir um credito habitação dando-me o dinheiro as postas

Faz todo o sentido, uma casa não se faz num mês.
  14.  # 14

claro que não faz sentido no meu caso...ate porque não pedi o valor total da construção mas sim o da estrutura.
  15.  # 15

Com a 1ª tranche paguei a estrutura e ainda me sobrou para continuar as obras porque eu tinha dinheiro meu para ir cobrindo as necessidades da obra, percebe??? Pedi o crédito mas fui gerindo o que eu tinha para ir cobrindo as necessidades da obra para quando o dinheiro das tranches se acabava. É assim que se deve fazer na minha opinião.
    Ana
    Concordam com este comentário: electrao
    • mog
    • 3 abril 2012

# 16

Colocado por: neluzConclusão é uma palhaçada isso do credito de obras, ou para obras... quem não tiver capital não pode fazer obras...

claro que pode! quando precisar que o banco liberte dinheiro, faz o pedido, e consoante a proporção de "obra feia" o dinheiro é libertado na mesma proporção (é assim que normalmente funciona no crédito habitação em regime de auto-construção).
    Concordam com este comentário: Picareta, Ana Brás
  16.  # 17

auto-construção, todos os bancos dizem que tem de ter dinheiro para adiantar sempre a obra...estarei errado?
  17.  # 18

Mog,

Consegue perceber porque tem que ficar tanto dinheiro retido até entrega de licença de utilização? No meu caso 5% do valor do crédito. Há alguma forma de o banco libertar algum antes da entrega da licença? compreendo que o banco retenha mas não tanto pois é nesta fase que preciso e não depois para da casa pronta.
    Obg
    Ana
  18.  # 19

Colocado por: neluzauto-construção, todos os bancos dizem que tem de ter dinheiro para adiantar sempre a obra...estarei errado?

Como já foi dito, se não dinheiro para iniciar a obra, não construa. Tal como quem quer comprar tem que ter algum capital.

Os bancos já não emprestam a totalidade dos custos para construção ou aquisição....e muito bem. (contra mim falo, que tenho imóveis para vender)
  19.  # 20

Colocado por: Picareta
    Como já foi dito, se não dinheiro para iniciar a obra, não construa. Tal como quem quer comprar tem que ter algum capital.

Os bancos já não emprestam a totalidade dos custos para construção ou aquisição....e muito bem. (contra mim falo, que tenho imóveis para vender)

Isso concordo, o que não concordo é que desviem o pessoal a fazer créditos que não querem...

0.0212 seg. NEW