Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: jokersmileÉ verdade...os orçamentos em Lisboia devem ser maiores...daí que não acredito muito nos 150 mil euros...Não sei os seus acabamentos...se tem tectos falsos...recuperador, ar condicionado, alarme, aspiração central...etc...De qualquer das formas...A minha terá 269 metros mais 40 em anexos..e meu orçamento é á volta de 200 mil...com tudo...mas não estamos a falar de Lisboa onde a mao de obra é mais cara...

Não estou a pensar pôr muitos extras. Sou capaz de dispensar o alarme, o ar condicionado, a aspiração central, o som ambiente, o chão de 50 euros m2, as louças suspensas etc. etc. Até estou seriamente a pensar em não colocar aquecimento para já. Deixo a instalação feita e coloco um recupedador de calor na sala.
    No nosso país acho que não há grande necessidade de termos aquecimento em casa desde que as casa sejam bem construídas. Neste momento vivo num apartamento com aquecimento a gás e raramente o ligo por duas razões: 1º- É caro. 2º- Não sinto necessidade. Tenho apenas um recuperador de calor que aquece a sala, cozinha e corredor. Quando vou para o quarto vou para baixo dos cobertores.
  2.  # 42

Colocado por: sergio_pintas
    Não estou a pensar pôr muitos extras. Sou capaz de dispensar o alarme, o ar condicionado, a aspiração central, o som ambiente, o chão de 50 euros m2, as louças suspensas etc. etc. Até estou seriamente a pensar em não colocar aquecimento para já. Deixo a instalação feita e coloco um recupedador de calor na sala.
    No nosso país acho que não há grande necessidade de termos aquecimento em casa desde que as casa sejam bem construídas. Neste momento vivo num apartamento com aquecimento a gás e raramente o ligo por duas razões: 1º- É caro. 2º- Não sinto necessidade. Tenho apenas um recuperador de calor que aquece a sala, cozinha e corredor. Quando vou para o quarto vou para baixo dos cobertores.

De facto...com as transformações climáticas...isto está cada vez mais quente...No entanto...se fosse a si...procorava deixar pré-instalações...de ar-condicionado...e a aspiração central não é assim fora do normal e sempre valoriza a casa...Penso que deveria ter orçamentos com a maioria das coisas...e depois quando receber as propostas...negoceia...tipo...200 mil? e se for sem isto e sem isto???Mas, é evidente que voçê tem de ter uma ideia do preço de tudo...Eu pedi orçamentos para todo o material...mas, apenas para ter uma ideia porque...não quero ser enganado...Vai ser chave na mão...mas houve que negociar!Não se esqueça que é importante ter proecto de execução e caderno de encargos...é um pouco mais caro mas compensa!!!
    Boa Páscoa!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  3.  # 43

boas...
    viver num apartamento não é a mesma coisa que viver numa moradia .
    1° num aptam. há menos perdas de aquecimento normalmente só tem 2as faces ,vivenda tem perdas pelos 4 lados da casa mais por cave mais telhado(cobertura),
    se não aquecer esta fia .
    upss...;)
  4.  # 44

Colocado por: ze79boas...
    viver num apartamento não é a mesma coisa que viver numa moradia .
    1° num aptam. há menos perdas de aquecimento normalmente só tem 2as faces ,vivenda tem perdas pelos 4 lados da casa mais por cave mais telhado(cobertura),
    se não aquecer esta fia .
    upss...;)

Ui... A casa dos meus pais era gelada, mas também foi construída nos anos 80, mas concordo consigo quando diz que uma casa perde menos calor do que um apartamento apesar de não perceber nada disto. Tem a sua lógica.
  5.  # 45

Colocado por: jokersmilePenso que deveria ter orçamentos com a maioria das coisas...e depois quando receber as propostas...negoceia...tipo...200 mil? e se for sem isto e sem isto???

Vou ter isso em consideração.
    Obrigado pela dica.
  6.  # 46

Colocado por: jokersmileNão se esqueça que é importante ter proecto de execução e caderno de encargos...é um pouco mais caro mas compensa!!!

Vou ter.
    Concordam com este comentário: jokersmile
  7.  # 47

sergio

quando tiver disponibilidade vou dizendo alguma coisa
    para já aconselhava a meter aquela escada exterior junto á casa ( ao alçado) e não como está junto ao muro frontal,
    repare que pode resolver-lhe algumas questões tais como ter um acesso mais fluente com a parte do terreno do outro lado, assim como não carregar tanto uma possivel parede de cave ai nessa zona por baixo da suite e ainda uma vez que a suite não "abre" para a frente podia não ter esse muro todo e nessa parte da frente o relevo podia ser o natural, poupava em muro de suporte e até soltava mais o volume estabelecendo tambem um melhor contacto visual com a entrada no terreno em cima.
    boa pascoa
    Concordam com este comentário: sergio_pintas
  8.  # 48

Colocado por: marco1para já aconselhava a meter aquela escada exterior junto á casa ( ao alçado) e não como está junto ao muro frontal,
    repare que pode resolver-lhe algumas questões tais como ter um acesso mais fluente com a parte do terreno do outro lado, assim como não carregar tanto uma possivel parede de cave ai nessa zona por baixo da suite e ainda uma vez que a suite não "abre" para a frente podia não ter esse muro todo e nessa parte da frente o relevo podia ser o natural, poupava em muro de suporte e até soltava mais o volume estabelecendo tambem um melhor contacto visual com a entrada no terreno em cima.
    boa pascoa

De facto não faz muito sentido aquela escada estar ali. Esta anotado

Em relação em retirar o murro, e ficar uma rampa com o declive natural, o que me faz mais confusão é o facto de depois ficar uma fachada enorme da casa a vista (Serão dois pisos) sem janelas, portas ou outra coisa qualquer.

Obrigado e uma boa páscoa também para si.
  9.  # 49

pormenor das paredes
  10.  # 50

No final desta semana vou reunir novamente com o arquitecto. Se poderem dar-me mais sugestõesde de forma a melhorar o projecto agradecia.
  11.  # 51

Gosto do seu projecto, o que faria de diferente prende-se com a minha filosofia de considerar os hall de entrada como espaços de distribuição e de preferencia centrais.

No seu projecto colocava a entrada em frente ao IS, zona privada a direita, escada a partir do hall. Com essa alteração conseguia-se igualmente uma melhor distribuição das salas e escritório.

Por fim parece-me que a lavandaria ocupa demasiado espaco e ate poderia estar na cave bastando colocar uma conduta de roupa suja a partir da IS para evitar subir e descer tantas vezes as escadas.

Retirando o quarto pequeno e recolocando o vestíbulo fica com menos espaco desperdiçado em corredores e uma destruição mais funcional.
  12.  # 52

Colocado por: sergio_pintaspormenor das paredes

sergio_pintas,
    Quando for altura do projecto de execução, diga que não quer pormenores desses mas daqueles que servem para ajudar a construir...
    :D
    Estou a meter-me consigo (obviamente)... mas olhe que um puxãozito de orelhas ao seu arquitecto não fazia mal... esse pormenor "chapa 5" tem coisas que não estão bem, desde a fixação da guarda em vidro, ao isolamento da varanda, até à nomenclatura dos materiais. Não é muito relevante nesta fase, provavelmente, mas pode sempre pôr o seu arquitecto mais "fino" nos detalhes que para a próxima não facilita tanto ao dar-lhe um sarrabisco qualquer para a mão.
    De resto até gosto do princípio do projecto, e já teve muitas (boas) sugestões para o melhorar que não vou repetir...
    Ficam votos de boa sorte!
  13.  # 53

Colocado por: sergio_pintaspormenor das paredes

Pormenor mal desenhado, cheio de erros e omissões...
    De resto os comentários exarados pelos colegas são os adequados ao projecto apresentado, nomeadamente quanto ao acesso principal da casa que parece-me estar em inconformidade com as acessibilidades, sem necessidade.
  14.  # 54

Colocado por: frapimentNo seu projecto colocava a entrada em frente ao IS, zona privada a direita, escada a partir do hall. Com essa alteração conseguia-se igualmente uma melhor distribuição das salas e escritório.

Mas isto implica puxar o hall mais para a frente e aumentar as áreas das salas e escritórios, ou não?
    Obrigado pelos seus comentários.
  15.  # 55

Colocado por: RC | ARQmas olhe que um puxãozito de orelhas ao seu arquitecto não fazia mal... esse pormenor "chapa 5" tem coisas que não estão bem, desde a fixação da guarda em vidro, ao isolamento da varanda, até à nomenclatura dos materiais. Não é muito relevante nesta fase, provavelmente, mas pode sempre pôr o seu arquitecto mais "fino" nos detalhes que para a próxima não facilita tanto ao dar-lhe um sarrabisco qualquer para a mão.
    De resto até gosto do princípio do projecto, e já teve muitas (boas) sugestões para o melhorar que não vou repetir...

Colocado por: Pedro Barradas

Pormenor mal desenhado, cheio de erros e omissões...
    .

Quando chegar a altura e tiver mais pormenores sobre esta fase, eu digo-lhe.
    Por enquanto não sei o que lhe dizer, pois não percebo nada disto.

Colocado por: RC | ARQFicam votos de boa sorte!

Obrigado.
  16.  # 56

Colocado por: Pedro BarradasDe resto os comentários exarados pelos colegas são os adequados ao projecto apresentado, nomeadamente quanto ao acesso principal da casa que parece-me estar em inconformidade com as acessibilidades, sem necessidade.

Quando se refere ao acesso principal, está a referir-se a porta de entrada que tem de ser mais larga, é isso?
  17.  # 57

Sérgio,

Sim puxa a entrada mais para a frente de forma a ficar centrada com a casa, coloca a mesa da sala de jantar na horizontal e a sala de estar onde e agora a entrada. O escritório coloca no espaco que se vai criar recuando a entrada.

Espero que de para perceber a ideia.
  18.  # 58

As áreas devem ficar praticamente iguais mas a casa deve ficar cerca de 2m a menos de cumprimento e mais espaco da janela da sala ao limite do lote.
  19.  # 59

Colocado por: frapimentAs áreas devem ficar praticamente iguais mas a casa deve ficar cerca de 2m a menos em comprimento mas com mais espaco da janela da sala ao limite do lote.
  20.  # 60

Colocado por: frapimentSérgio,

Sim puxa a entrada mais para a frente de forma a ficar centrada com a casa, coloca a mesa da sala de jantar na horizontal e a sala de estar onde e agora a entrada. O escritório coloca no espaco que se vai criar recuando a entrada.

Espero que de para perceber a ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sergio_pintas

Sim, percebi.
    Obrigado

0.0205 seg. NEW