Colocado por: jokersmileÉ verdade...os orçamentos em Lisboia devem ser maiores...daí que não acredito muito nos 150 mil euros...Não sei os seus acabamentos...se tem tectos falsos...recuperador, ar condicionado, alarme, aspiração central...etc...De qualquer das formas...A minha terá 269 metros mais 40 em anexos..e meu orçamento é á volta de 200 mil...com tudo...mas não estamos a falar de Lisboa onde a mao de obra é mais cara...
Colocado por: sergio_pintas
Não estou a pensar pôr muitos extras. Sou capaz de dispensar o alarme, o ar condicionado, a aspiração central, o som ambiente, o chão de 50 euros m2, as louças suspensas etc. etc. Até estou seriamente a pensar em não colocar aquecimento para já. Deixo a instalação feita e coloco um recupedador de calor na sala.
No nosso país acho que não há grande necessidade de termos aquecimento em casa desde que as casa sejam bem construídas. Neste momento vivo num apartamento com aquecimento a gás e raramente o ligo por duas razões: 1º- É caro. 2º- Não sinto necessidade. Tenho apenas um recuperador de calor que aquece a sala, cozinha e corredor. Quando vou para o quarto vou para baixo dos cobertores.
Colocado por: ze79boas...
viver num apartamento não é a mesma coisa que viver numa moradia .
1° num aptam. há menos perdas de aquecimento normalmente só tem 2as faces ,vivenda tem perdas pelos 4 lados da casa mais por cave mais telhado(cobertura),
se não aquecer esta fia .
upss...;)
Colocado por: jokersmilePenso que deveria ter orçamentos com a maioria das coisas...e depois quando receber as propostas...negoceia...tipo...200 mil? e se for sem isto e sem isto???
Colocado por: jokersmileNão se esqueça que é importante ter proecto de execução e caderno de encargos...é um pouco mais caro mas compensa!!!
Colocado por: marco1para já aconselhava a meter aquela escada exterior junto á casa ( ao alçado) e não como está junto ao muro frontal,
repare que pode resolver-lhe algumas questões tais como ter um acesso mais fluente com a parte do terreno do outro lado, assim como não carregar tanto uma possivel parede de cave ai nessa zona por baixo da suite e ainda uma vez que a suite não "abre" para a frente podia não ter esse muro todo e nessa parte da frente o relevo podia ser o natural, poupava em muro de suporte e até soltava mais o volume estabelecendo tambem um melhor contacto visual com a entrada no terreno em cima.
boa pascoa
Colocado por: sergio_pintaspormenor das paredes
Colocado por: sergio_pintaspormenor das paredes
Colocado por: frapimentNo seu projecto colocava a entrada em frente ao IS, zona privada a direita, escada a partir do hall. Com essa alteração conseguia-se igualmente uma melhor distribuição das salas e escritório.
Colocado por: RC | ARQmas olhe que um puxãozito de orelhas ao seu arquitecto não fazia mal... esse pormenor "chapa 5" tem coisas que não estão bem, desde a fixação da guarda em vidro, ao isolamento da varanda, até à nomenclatura dos materiais. Não é muito relevante nesta fase, provavelmente, mas pode sempre pôr o seu arquitecto mais "fino" nos detalhes que para a próxima não facilita tanto ao dar-lhe um sarrabisco qualquer para a mão.
De resto até gosto do princípio do projecto, e já teve muitas (boas) sugestões para o melhorar que não vou repetir...
Colocado por: Pedro Barradas
Pormenor mal desenhado, cheio de erros e omissões...
.
Colocado por: RC | ARQFicam votos de boa sorte!
Colocado por: Pedro BarradasDe resto os comentários exarados pelos colegas são os adequados ao projecto apresentado, nomeadamente quanto ao acesso principal da casa que parece-me estar em inconformidade com as acessibilidades, sem necessidade.
Colocado por: frapimentAs áreas devem ficar praticamente iguais mas a casa deve ficar cerca de 2m a menos em comprimento mas com mais espaco da janela da sala ao limite do lote.
Colocado por: frapimentSérgio,
Sim puxa a entrada mais para a frente de forma a ficar centrada com a casa, coloca a mesa da sala de jantar na horizontal e a sala de estar onde e agora a entrada. O escritório coloca no espaco que se vai criar recuando a entrada.
Espero que de para perceber a ideia.Estas pessoas agradeceram este comentário:sergio_pintas