Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: sergio_pintas
    Sim, percebi.
    Obrigado

Frapiment,
    O único senão que estou a observar com esta solução, é que o escritório vai ficar sem luz natural.
  2.  # 62

Tem algum problema em colocar uma janela na fachada norte? Se sim consigo arranjar-lhe pelo menos duas soluções alternativas mas em minha opiniao nesta fase deve concentrar-se em encontrar uma solução funcional e deixar o seu arquitecto resolver as questões de pormenores com soluções criativas que tornam o seu projecto verdadeiramente único.

Já decidiu o que vai fazer na cave e a lavandaria?
  3.  # 63

Colocado por: frapimentTem algum problema em colocar uma janela na fachada norte? Se sim consigo arranjar-lhe pelo menos duas soluções alternativas mas em minha opiniao nesta fase deve concentrar-se em encontrar uma solução funcional e deixar o seu arquitecto resolver as questões de pormenores com soluções criativas que tornam o seu projecto verdadeiramente único.

Segundo o arquiteto não posso abrir janelas a norte. Para isso teria de afastar a casa mais 2 m e mesmo assim não estou certo se poderia abrir.

Colocado por: frapimentJá decidiu o que vai fazer na cave e a lavandaria?

A cave vai servir apenas para garagem e arrumações.
    Em relação a lavandaria, depois do seu comentário, estou a ponderar em reduzir a área. A minha mulher prefere ter a lavandaria em cima.
  4.  # 64

Se estiver a menos de 3m do vizinho efectivamente não pode em casos particulares chega a ser ate 5 ou 6m dependendo da CM.

Soluções podem ser entre outras tijolo translúcido, um pátio divisório entre vestíbulo e escritório com abertura zenital, integração do vestíbulo no corredor actual com o recuo da IS, etc, etc, etc... deixe o seu Arquitecto pensar em soluções são eles os verdadeiros "artistas" e coloque aqui para podermos opinar.

Nesta fase vale a pena perder tempo e não tenha medo de pedir para analisar alternativas pois o que em projecto custa pouco ou nada a alterar em obra custa sempre os olhos da cara.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  5.  # 65

A luz que vem de nascente não é suficiente?

em planta não vejo abertura nenhuma no corredor, estou a ver a primeira

O quarto é para eliminar. Optamos por ficar apenas com 3 quartos.

boa ideia
    Colocado por: sergio_pintasUma porta e janela que me vai ocupar aquela parede toda? É isso?
    Vai-me ficar cara a brincadeira. Vou pensar nisso.... parece-me boa ideia.

sim, isso, não fica caro, tudo depende do material e das ferragens, até pode ser tijolo de vidro e fica super barato.

Quando fala em morfologia, refere-se ao nível dos acabamentos certo?

É que esse aspecto ainda não foi discutido. Estava a pensar em colocar pedra, ou forrar em pedra, a parede do piso -1, e o resto ficava conforme está. Mas ainda não pensamos muito nisso.

falo da forma geral da casa, com o casamento com o terreno, com um toque um outro melhoraria bastante, e sim os materiais também ajudam, peça para estudar isso.

O que faria?

teria feito a casa menos impactante, o piso de cave/parede menos impactante, tem muita força essa parede, teria tentando disfarçar o declive do terreno e não o assumir tanto.
  6.  # 66

Colocado por: Fernando Gabrielfalo da forma geral da casa, com o casamento com o terreno, com um toque um outro melhoraria bastante, e sim os materiais também ajudam, peça para estudar isso.

Já pedi. Entretanto se poder dar-me algumas sugestões agradecia.

Colocado por: Fernando Gabrielteria feito a casa menos impactante, o piso de cave/parede menos impactante, tem muita força essa parede, teria tentando disfarçar o declive do terreno e não o assumir tanto.

Do lado da estrada, vou seguir a opinião do marco1. Vou colocar as escadas junto a casa seguindo o declive natural do terreno (a acompanhar as escadas). Não sei se me fiz entender.
  7.  # 67

Qualquer coisa deste género...
      dbc63829-0b8e-4fa8-8cac-4798b5713296.jpg
  8.  # 68

...
      49f1f218-a439-4acc-8f29-960e19478a3b.jpg
  9.  # 69

...
      9c4672d1-f6e9-4c1a-9463-9fa3c12d0f88.jpg
  10.  # 70

Em relação ao piso -1 estava a pensar fazer como nesta foto.
      1316093874-foto-2-1000x666.jpg
  11.  # 71

Para o lado frontal da casa, qualquer coisa como mostra este vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=XQlCGO-j2sE
  12.  # 72

A minha ideia é colocar aquele tipo de pedra ou xisto, no piso -1 e na parede frontal da casa.
  13.  # 73

No meio disto tudo, ainda não sei onde colocar o Grill (Churrasqueira). Gsotávamos de a ter perto da cozinha, mas no local onde esta se encontra vai ser difícil. É daquelas coisas que fazemos mesmo questão em ter e da qual sentimos falta atualmente.
  14.  # 74

Outra coisa que estou a pensar alterar, é colocar uma parede na varanda de forma a dividir a zona social da zona dos quartos. O que acham?
  15.  # 75

eu não punha, pois só vai estragar a "limpeza" da solução.
    mais tarde se vir que perde muita privacidade, pode sempre resolver isso com uma planta ou painel em vidro ou madeira, por ai.
    quanto ao grill eu cá esquecia, ou melhor punha a lavandaria na cave e no espaço dela fazia algo meio descoberto com ligação á cozinha e punha lá a churrasqueira assim como uma mesinha para uns petiscos.
    acho tambem que devia por a hipotese de ter uma janela com vidro fosco em frente á escada no corredor do r/c, seria um elemento visual a marcar todo aquele comprimento de corredor e iluminava naturalmente a escada e assim poupava em luz.
    Concordam com este comentário: frapiment
  16.  # 76

Colocado por: sergio_pintasA minha ideia é colocar aquele tipo de pedra ou xisto, no piso -1 e na parede frontal da casa.

a imagem que mostra em ultimo, está mais equilibrada se reparar, a altura do primeiro piso(habitação) é maior que o r/c - parede em Pedra
    esse é um bom truque mas mesmo assim é preciso sabe-lo fazer bem, como é o caso da utilização de esta vez da diferente altura e da varanda a sobrepor a parede.
    escadas podem ajudar desde que sejam discretas como estas ultimas e não como as anteriores.

ou seja o bom exemplo é o que apresenta em ultima imagem as outras não são assim tão bom exemplo.
  17.  # 77

Mais um exemplo daquilo que pretendo.
      266664_203847469665667_182079341842480_627136_971078_o.jpg
  18.  # 78

Colocado por: Fernando Gabriel
    a imagem que mostra em ultimo, está mais equilibrada se reparar, a altura do primeiro piso(habitação) é maior que o r/c - parede em Pedra
    esse é um bom truque mas mesmo assim é preciso sabe-lo fazer bem, como é o caso da utilização de esta vez da diferente altura e da varanda a sobrepor a parede.

Varanda a sobrepôr a parede, já temos.
    Vamos ver como fica no desenho.

Colocado por: Fernando Gabrielescadas podem ajudar desde que sejam discretas como estas ultimas e não como as anteriores.

mas se ficarem como a última imagem, voltamos ao mesmo. Vamos ter novamente as escadas junto ao murro de vedação,o que faz com que o murro da cave tenha de se prolongar até lá.
  19.  # 79

sergio

ou acaba o muro "vindo da cave" antes do volume do rc ficando este saliente em relação á cave, ou faz o contrário, prolonga um pouco o muro (volume) vindo da cave, para alem do corpo do rc, mas nunca leve isso até ao limite frontal do lote.
    enfim há muita forma de caçar o coelho, deve pedir ao seu arquitecto que mexa nisso com dedo.
    Concordam com este comentário: RC | ARQ
  20.  # 80

Colocado por: ze79sergio-pintas em que zona sera a construção?
    gosto da ideia (estilo).

Zona centro / Interior.

0.0339 seg. NEW